5 acessórios para costura essenciais

acessorios-para-costura

Quem já costura há algum tempo sabe que é muito importante contar com a ajuda de acessórios para costura. Existem vários instrumentos que deixam o trabalho mais prático e agilizam o processo, o que é ótimo para poupar tempo e garantir novas peças. Mesmo que você costure apenas por hobby, os acessórios são essenciais para concluir a costura com perfeição, por isso, separamos 5 acessórios para costura que você precisa ter. Vem ver!

Acessórios para costura que não podem faltar no atelier

No atelier ou em qualquer caixa de costura, quem não gosta de contar com uma ajudinha, não é? Por isso, além da agulha, linha e tecido, que são obrigatórios na costura, não se esqueça de ter uma boa tesoura, abridor de casas, passador de linha, alfinete e dedal. Você vai ver como eles fazem toda a diferença para trabalhar, fazer artesanatos ou costurar por pura diversão.

Tesoura

Se você já cortou tecido pelo menos uma vez nessa vida, você notou que o corte da tesoura é fundamental para manter as condições do material, fora a parte da agilidade. Existem vários modelos de tesouras, inclusive alguns muito específicos para determinadas atividades. De qualquer forma, você não pode deixar de ter uma tesoura multiuso, que recebe esse nome por cortar qualquer tipo de tecido e não outros materiais. Use-a exclusivamente para tecido e ela manterá a eficiência por muito mais tempo.

acessorios-para-costura-tesouras

Abridor de casa

O abridor de casa é o acessório de costura utilizado para abrir espaços no tecido e para desfazer costuras, por isso ele também é chamado de desmanchador. Ele possui duas pontas: a mais afiada para entrar no tecido e outra mais curta com proteção, que evita danificar o tecido sem a intenção. A lâmina que abre casas e desfaz os pontos da costura, fica no vão entre uma ponta e outra.

acessorios-para-costura-abridor-de-casa

Passador de linha

Não é ótimo saber que a gente não precisa sofrer para passar a linha na agulha? Claro que é! O passador de linha ajuda nessa função tão embaraçosa algumas vezes, quando a agulha é muito fina, principalmente. Esse material de costura tem a haste para segurar e fio de metal maleável em formato de elipse. Basta passar a elipse pelo buraco da agulha e depois a linha na elipse. Na hora de puxar o passador, segure uma das pontas da linha e pronto!

acessorios-para-costura-passador-de-linha

Alfinete

Para quem gosta de costurar, seria interessante ter várias mãos, não é mesmo? Com certeza seríamos mais rápidas e teríamos menos erros na costura. Mas como isso não é possível, podemos contar com os alfinetes, que prendem uma parte do tecido para que você possa trabalhar em outra sem desfazer o primeiro arranjo. Basicamente, os alfinetes salvam o que você já produziu e são ótimos marcadores para cortes, dobras, etc.

acessorios-para-costura-alfinetes

Dedal

Com o surgimento da máquina de costura, os dedais passaram a ter outras finalidades. Existem até colecionadores desse acessório para costura, já que ainda existem peças da idade média, quando os dedais eram produzidos com marfim, bronze e materiais muito resistentes. Mas a função para costura é ajudar a agulha a passar pelo tecido e puxá-la com precisão, evitando calos e espetadas à toa. Ele é utilizado no dedo médio e não deve ser apertado, nem largo. Já existem opções de borracha no mercado, elas são mais flexíveis e confortáveis.

acessorios-para-costura-dedal

Que tal adquirir esses acessórios para costura? Costurar vai ficar ainda mais fácil e divertido.

Não esquece de passar no site Armarinhos Web!