Agulhas de costura: tipos e dicas para usar

agulhas-de-costura

Não precisamos comentar detalhadamente o que são as agulhas para costura, não é verdade? Elas são fundamentais para confeccionar qualquer peça, aliás, a costura começa e finaliza com a ajuda das agulhas. Devido a importância desse material, é necessário ter alguns conhecimentos para usar bem e melhorar o trabalho. Vem conferir os tipos de agulhas de costura e algumas dicas!

Sobre agulhas para costurar

Vários modelos de agulhas de costura foram inventados para garantir bom desempenho das máquinas de costura. Cada máquina utiliza um tipo de agulha específico e cada costura exige agulha diferente para dar conta de fazer os acabamentos e efeitos necessários para cada peça. Porém, as funções das agulhas para costurar permanecem as mesmas, até quando a costura é manual.

agulhas-de-costura-mais-usadas

O que as agulhas de costura fazem

  • Abrem caminho para as linhas
  • Fixam os materiais uns aos outros
  • Nas máquinas, elas levam a linha superior até a laçadeira para criar pontos com a linha da bobina.

Tipos de agulhas de costura para máquina

Existem basicamente dois modelos de agulhas para costurar com máquina. Elas são classificadas em agulha de ponta redonda e ponta lança. A agulha de ponta redonda é a mais utilizada e as agulhas de ponta lança são afiadas para transpassar materiais espessos. Dentro dos dois padrões, muitos modelos são desenvolvidos para se adequar às maquinas de costura, mas os modelos mais utilizados são mais ou menos 15, entre ponta redonda e lança.

Agulhas mais usadas de ponta redonda: ponta redonda normal (R); ponta aguda (SPI); ponta fina (SES); ponta média (SUK); ponta grossa (SKF); ponta especial (SKL).

agulhas-de-costura-mais-usadas-ponta-redonda

Agulhas mais usadas de ponta lança: arredondada (P, LR, S, LL), triangular (D, DI, DH, SD1) e quadrada/reta (VR, PCL, PCR).

agulhas-de-costura-mais-usadas-ponta-lanca

Além desses dois modelos, as agulhas de costura também são diferenciadas por tamanho, e isso inclui a finura, e sistema, que corresponde ao estilo da máquina de costura. Os sistemas de agulhas podem apresentar variados tipos de haste, olho, cava e etc.

Características das agulhas de costura

Todas as agulhas possuem haste e olho. A haste é o corpo das agulhas de costura, que quando usadas manualmente, são a sustentação ou onde são seguradas. O olho é por onde a linha passa e, assim, é levada de um lado para outro do tecido. As agulhas de máquina de costura possuem outras características como o cabo, onde a agulha fica presa à máquina; e a cava, que auxilia na passagem da linha superior para a bobina e a formação de pontos.

Dicas gerais de agulhas para costurar

  • Troque a agulha regularmente
  • Para trocar a agulha, deixa-a o mais alto que puder, então retire, coloque a nova com furo para o lado direito e aperte o parafuso depois que ela estiver totalmente encaixada
  • Não utilize agulhas tortas! Isso pode estragar o tecido
  • Corte a linha para passá-la pelo olho, evite molhar
  • Comece novas peças com agulha nova

Para obter outras dicas sobre costura, não deixe de acompanhar o blog. E para adquirir materiais profissionais acesse a nossa loja virtual.

Fonte imagens: sewsitall, coatsindustrial.