5 dicas para tornar o seu ateliê digital e ter + clientes

atelie-digital
Acha que ter um ateliê digital é muito difícil? Que nada! Aqui no blog separamos dicas para você encarar de vez o mundo online e conquistar clientes!

Não dá para negar que a internet revolucionou a forma como nós nos comunicamos. Pessoas e empresas dividem o mesmo espaço, e a rede facilita a relação e aproxima ambas as partes – algo nunca antes visto. Podemos reclamar, elogiar, comprar, comentar, avaliar – tudo isso com meia dúzia de cliques e tecladas.  Por isso, é muito importante que o seu ateliê esteja conectado para não ficar para trás e perder para a concorrência.

Como fazer isso? Calma, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento neste admirável mundo virtual é possível criar uma versão online do seu ateliê de costura e modelagem, sabia? E aqui nós separamos dicas bem legais que você pode aplicar sem gastar muito e agora mesmo. Confira!

Seu ateliê digital por meio de redes sociais

Esta dica para tornar o seu ateliê digital é uma das mais simples, isto porque basta ter um e-mail e se cadastrar nestes sites de relacionamento. Muitas marcas já possuem os seus perfis nestas redes e isso, além de representar a identidade oficial da empresa, é um canal direto com o consumidor, que pode tirar dúvidas, comentar e avaliar de um modo muito prático. As redes mais comuns e que fazem o maior sucesso atualmente são Facebook e Instagram.

atelie-digital

Se você já tem um perfil de empresa nestas redes, ótimo. Meio caminho está andado. Mas vale lembrar que não basta somente criar um usuário nestes sites, tá? É preciso atualizá-las periodicamente, com imagens, informações e criar interações com seus clientes e seguidores, respondendo todas as dúvidas.

Faça o seu site e portfólio digital

A vida já não é mais como antes. Muita gente não tem mais tempo de procurar por costureiras ou mesmo ir até o ateliê para sentar e conversar sobre a peça que deseja fazer ou consertar. O ‘boca a boca’ ainda continua muito presente, mas ter um site e um portfólio online ajuda e muito na divulgação de seu trabalho. Existem sites como o Wix.com que funcionam de forma bem intuitiva e que te ajudam a criar um site para o seu ateliê em poucos minutos.

atelie-digital-como-criar

Na dúvida, ou se você deseja criar algo mais profissional, consulte profissionais especializados em criação de sites, já que eles vão fazer um serviço de acordo com o que precisa, de um simples portfólio a um site com venda de produtos e serviços.

Invista em anúncios online

Esta dica para tornar o ateliê digital é para quem tem um pouquinho mais de intimidade com a web, isto porque fazer um anúncio requer um pouco mais de conhecimento das ferramentas digitais e dinheiro – já que você vai precisar investir para aparecer, o que nada mais é que uma publicidade online. Hoje, as próprias redes sociais citadas lá no primeiro tópico possuem um sistema de anúncios, mas empresas especializadas podem te ajudar nisso também.

atelie-digital-dicas

Que tal ter um blog ou um canal no YouTube?

Se você gosta de escrever, compartilhar experiências sobre o seu trabalho e até tem uma intimidade com as câmeras, que tal criar um blog e um canal do YouTube? Hoje em dia, tem muita gente fazendo isso por prazer e ainda ganhando dinheiro pra isso. Ferramentas como WordPress e Blogger funcionam de modo gratuito e você pode ‘blogar’ o quanto quiser. No YouTube, hospedar os vídeos também é de graça, mas é preciso ter uma boa câmera e experiência com edição de vídeos para colocar o material no ar.

como-criar-atelie-digital

Tenha o e-mail de seus clientes e mantenha contato

O e-mail é uma forma de contato que está se tornando muito comum. Mais comum até que o próprio telefone. Portanto, faça uma lista de e-mails e organize-os de uma forma eficiente para enviar notificações, novidades e tudo o que for de interesse para suas clientes. Isso é o que chamamos de e-mail marketing.

dicas-atelie-digital

Viu só? Com poucos recursos e apenas com acesso à internet você pode transformar o seu ateliê em uma versão digital para toda a sua clientela. Se você já está no mundo online, conte sua experiência e passe algumas dicas pra gente. Compartilhar conhecimento é sempre muito transformador!

Imagens: Shutterstock, wearesocial.com, blueprintfilm.co.uk, Canaltech, www.ateliervierkant.com.