Barra de Calça, Descubra os Diferentes Tipos

barra de calçaQuando vamos escolher uma calça dificilmente paramos para pensar e até mesmo escolher o tipo da barra de calça que queremos. Algumas vezes nem sabemos a real diferença entre um tipo e outro.

Geralmente as fabricas adequam a barra da calça que mais combine com o modelo em questão mas se a calça acabar precisando de algum ajuste de comprimento, o que é muito comum de acontecer, é importante saber um pouco mais sobre os diferentes tipos de barra de calça.

Quais São os Tipos de Barra de Calça?

A barra de calça mais conhecida e também uma das mais usadas é a original, e ao contrário do que muitas pessoas pensam ela tem esse nome por ter o mesmo acabamento do restante da peça. A parte da barra é apenas encaixada na calça, além disso, é uma das mais pedidas quando é preciso fazer um ajuste justamente por conservar o acabamento original da calça.

Já a barra de calça com viés é um tipo de salvação para quando a calça foi cortada errada e ficou um pouco mais curta que o desejado. Esse tipo de barra é feita com um dobra de decido para dentro da peça onde se acrescenta um viés geralmente de algodão ou de seda.

barra-calcaA barra de calça tipo italiana é geralmente encontrada em calças sociais. Para poder fazer uma barra italiana é preciso de pelo menos 10 cm de sobra de tecido pois é uma barra larga, dobrada e costurada para o lado de fora da calça.

Outra barra bem diferente é a Galoneira que leva esse nome justamente por causa do nome da máquina onde é feita. É um tipo de barra de calça ideal para tecidos flexíveis, pois a costura especial da máquina permite que o tecido estique livremente sem arrebentar os fios.

E agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de barra de calça, que tal aproveitar para também fazer suas próprias calças e outras peças sem a necessidade de um curso de corte e costura. Com o sistema Corte de Ouro você utiliza apenas as medidas de busto e quadril para fazer peças com o caimento perfeito.

apostila-de-costura