Como ampliar molde de roupa com o Corte de Ouro?

molde-de-roupa

Conheça o nosso guia definitivo para ampliar molde de roupa e se surpreenda com o método de modelagem alemão que só utiliza duas medidas para o desenho.

Só quem modela e costura sabe o quanto este ofício é incrível. Com tantas técnicas e segredinhos que passam de geração em geração, o processo de criação de uma peça de roupa é quase uma obra de arte nas mãos de uma boa costureira ou modelista. Mas conta uma coisa pra gente: não seria ótimo se existisse algo que otimizasse nosso tempo de trabalho e fizesse a gente ter tempo de sobra pra família? Pois ao aprender a ampliar molde de roupa com o Corte de Ouro você se tornará expert em modelagem e vai desenhar muito mais rápido. Duvida?

Por que devo ampliar molde de roupa com o Corte de Ouro?

Para quem ainda não conhece, vale explicar. O Corte de Ouro é um sistema se modelagem que tem mais de 70 anos de tradição e o método, baseado na proporção áurea e formulações matemáticas, surgiu na Alemanha e chegou há algum tempo aqui na Armarinhos Web com total exclusividade. Só com esta técnica você consegue ampliar molde de roupa com apenas duas medidas.

comprar-corte-de-ouro

Isto mesmo! Ampliar molde de roupa nunca foi tão simples e com esta técnica você vai economizar muito mais tempo na hora de fazer uma peça de roupa.

Como ampliar molde de roupa usando o Corte de Ouro?

Para te ajudar, fizemos um guia completo e definitivo de como funciona o Corte de Ouro. Um passo a passo que contempla desde o momento que você recebe o produto na sua casa até a hora que você utiliza o molde de roupa pronto para costurar. Olha só:

  • Para usar a técnica Corte de Ouro que só usa duas medidas para ampliar molde de roupa, é preciso ter em mãos o kit que contém os moldes especiais – que somam 280 – e os acessórios para desenho, além da fita métrica vitalícia e exclusiva e as réguas em acrílico. Com todos os materiais em mãos, mais o papel para ampliar o molde de roupa, está na hora de começar. Abra o livro base e escolha o modelo que quer desenhar.
ampliar-molde-roupa

O livro base tem formato de fichário, o que possibilita tirar e colocar cada molde com facilidade

  • Cada página tem exatamente o mesmo padrão: na frente é possível visualizar o modelo de roupa e no verso da página você encontra o molde de roupa correspondente para ampliação.
ampliando-molde-de-roupa

Cada molde é numerado, então, é bem difícil de se perder. Caso tenha alguma dificuldade de entender algum símbolo contido no desenho, nas primeiras páginas do livro base há uma tabela com os símbolos e os seus respectivos significados.

  • Agora, com a fita métrica em mãos, tire as medidas do busto e quadril da pessoa a qual será destinada a peça. Anote estas medidas no seu caderninho para não esquecer.

ampliar-molde-de-roupa-tutorial

  • Depois que você escolher o molde de roupa, dobre a folha de um modo que só o desenho do seu modelo fique mais visível e cole sobre o papel que você separou para desenhar. Este macete é essencial, pois, caso você não dobre a folha, ela pode te atrapalhar na hora da marcação dos pontos. Use a fita adesiva contida no kit Corte de Ouro para colar o seu molde de roupa no papel.

ampliar-molde-de-roupas

  • A fita métrica Corte de Ouro é exclusiva, porque ela é diferente das fitas convencionais. O material tem uma escala que é essencial para a ampliação de qualquer molde – nesta escala você vai encaixar o alfinete exatamente na numeração que corresponde a sua medida do busto.

moldes-roupas

  • Observe que o seu molde escolhido, como todos os moldes do Corte de Ouro possuem uma cruz (ou X) que pode estar dentro ou fora do desenho para ampliação. E é no centro desta cruz que você vai espetar o alfinete junto com a fita métrica. A fita estará presa, mas ao mesmo tempo te dará toda a mobilidade para começar a marcação dos pontos.

ampliar-molde-de-roupa

  • Perceba que cada numeração do molde para ampliação tem um risquinho embaixo. Este risquinho vai determinar o ângulo da fita métrica. Veja o exemplo da foto:
ampliar-molde-de-roupa-corte-de-ouro

O molde menor está pedindo, neste caso, que o ponto seja marcado na numeração 20 da fita métrica. Algumas vezes, no caso de vestidos por exemplo, o molde menor será demarcado também por um pontilhado. Este pontilhado significa que você deve trocar a medida da escala métrica presa no alfinete pela medida do quadril.

  • Depois de contornar e ampliar o molde de roupa, está na hora de ligar os pontos. Preste atenção no molde menor para não ligar nenhum ponto da forma errada.

ampliar-moldes-de-roupas

  • Depois disso, recorte o seu molde de roupa ampliado e não se esqueça de anotar os símbolos para nãos e perder na hora de costurar.

ampliar-moldes-de-roupas-corte-de-ouro

LEIA TAMBÉM:

15 truques de costura para usar e favoritar ♥
5 motivos para comprar o Corte de Ouro agora

Seu molde de roupa está se transformando!

Viu só? Ampliar o molde de roupa Corte de Ouro foi mais fácil que você imaginava, né? Agora, vamos explicar rapidamente o processo de costura, que nada mais é que o método que você utiliza diariamente aí no seu ateliê:

  • Prenda o seu molde de roupa no tecido utilizando alfinetes. Depois disso, utilize uma régua e um giz de tecido para delimitar a área de corte. É muito importante deixar uma área de pelo menos 1 cm entre a área de molde e a linha de corte.

moldes-de-roupa

  • Corte o tecido exatamente no pontilhado que você fez anteriormente e costure, realizando os acabamentos que achar necessário.

moldes-de-roupas

  • Pronto! Com muita dedicação e carinho você pode ter muitas peças de roupa sob medida e totalmente personalizadas. Inclusive, pode ganhar um dinheirinho com esta ideia.

como-ampliar-molde-de-roupa

Agora, conta ora gente o que você achou deste método de ampliação de moldes de roupas. Vamos adorar saber e tirar todas as suas dúvidas!

Imagens: Reprodução La Coupe D’or.