Por dentro da tendência: a aplicação de patches

tendencia-patches

Já ouviu falar em patches? Tendência está voltando com tudo e é uma boa alternativa para customizar roupas e dar um up ao seu look. Confira inspirações!


patches
Se você acompanha o nosso blog sabe que nós amamos ficar por dentro das principais tendências de moda. E não sei se você percebeu, mas tem muitos trends dos anos 1990 e 2000 que estão voltando com tudo: é o caso das pochetes, das gargantilhas e dos patches. Provavelmente, você já se deparou com estas tendências por aí – seja em uma vitrine ou mesmo pessoas próximas usando. Então, pensando nisso, porque não dar espaço para estes queridinhos que volta e meia voltam a dar o ar da graça nas passarelas e nas ruas? Com vocês, os patches!

O que são e como surgiram os patches?

Patche nada mais é que pedaço de tecido colante que pode apresentar os mais variados formatos. Seu principal objetivo é enfeitar peças de roupas e acessórios e dar um toque todo customizado ao seu look. O emblema, seja colado ou costurado, caiu no gosto de homens e mulheres e não tem quem não goste de aplicar um patche ou outro para deixar o look customizado.

patches-camisas

patches-sapatos

Mas nem sempre os patches foram sinônimo de personalidade e tendência fashion. Originalmente, eles surgiram na década de 1930 como uma forma de identificação entre militares e foi só na década de 1960 que eles tiveram o seu auge, sendo uma característica de determinadas tribos britânicas, sobretudo àquelas que tinham a rebeldia como lema, como os mods e os punks. Ao longo dos anos, os patches alcançaram novas tribos e a possibilidade de customização permitia criar diferentes looks de acordo com o estilo e ideologia.

Leia também:
10 tendências da moda 2017 pra ficar de olho e copiar

Aos poucos, os patches voltaram às passarelas internacionais e, desde então, todo mundo quer customizar roupas e acessórios com a tendência. Marcas como Dior e Dolce&Gabanna já apostam no trend e até mesmo marcas brasileiras como Isabela Capeto e PatBo fizeram do patche o protagonista.

patches-isabela-capeto

Patche na passarela: Desfile de Isabela Capeto, em 2016, No Rio Moda Rio.

Como aplicar patches?

Como qualquer tendência de moda, os patches, depois dos anos 90, ficaram um pouco mais adormecidos, mas este ano voltaram com tudo e mais fáceis de achar e aplicar do que nunca. Os pequenos tecidos são encontrados em armarinhos e lojas especializadas em acessórios de costura e a aplicação pode ser feita por você mesma. Aqui, separamos um vídeo bem bacana que te ensina a aplicar patches. O passo a passo é das meninas do Nosso Canal. Confira!

Os patches são democráticos e mega versáteis, afinal, ao passo que os fãs de heavy metal podem customizar suas jaquetas com patches de suas bandas favoritas, meninas que amam customização podem fazer o mesmo com patches coloridos (tem até de unicórnio!). O que não faltam são modelos para customização pra todo mundo sair por aí cheio de personalidade.

patches-no-jeans

Onde aplicar patChEs?

Ao longo do post, você já consegue ter uma boa ideia de como pode utilizar os patches. Da mochila ao casaquinho social, qualquer peça de roupa ou acessório pode receber a tendência. Basta você usar o bom senso e criar boas harmonizações, para não sobrecarregar e deixar a peça over. Por vezes, apenas um patche é suficiente para deixar o look bem legal.

patchs-tendencia

Sem falar que até sapatos podem receber este tipo de customização. Sabe aquele tênis velho ou aquela botinha sem vida que você não aguenta mais? É possível dar um up neles apenas com o uso de alguns patches. A ideia deixa o seu sapatinho quase novo.

aplicacao-de-patches

Agora conta aqui pra gente o que você acha da tendência patche. Já aplicou em alguma peça ou tem vontade de customizar alguma roupinha? Conte aqui nos comentários a sua experiência com patches e deixe sua dica de aplicação pra ninguém errar!

Com informações de GWS Mag, Ego, Info Moda, Rio Moda Rio.