5 dicas para atrair clientes e fazer do ateliê um sucesso

como-atrair-clientes-dica

Em tempos de crise, saber como atrair clientes para o ateliê é fundamental. Aqui separamos alguns segredinhos que você pode aplicar desde já. Confira tudo!

A crise deixou o mercado muito mais competitivo e sai na frente quem oferece algum tipo de diferencial e consegue fidelizar a clientela. Mas você pode se perguntar: qual é o segredo do sucesso dessa tal fidelização e por que ela é tão importante para a saúde do negócio? Ora, é o cliente que faz sua empresa crescer e quando ele sai satisfeito, recomenda o serviço para outras pessoas, além de voltar muito mais vezes.

Sabendo disso, a gente elencou neste post dicas bem legais para você fazer do seu ateliê o melhor da região. Quem ganha é o cliente, que encontra um serviço único e, você, como dono do negócio, consegue se estabelecer e criar uma fonte de renda numa época em que a crise não dá trégua.

Para atrair clientes, preze pela qualidade

atrair-clientes

Como em qualquer negócio, é preciso prezar pela qualidade sempre para atrair clientes. No ateliê, opte por boas matérias-primas, conheça seus fornecedores e realize boas parcerias, além, claro, de contar com boas ferramentas, como uma máquina de costura funcional e um método de modelagem prático (o Corte de Ouro é uma ótima opção). Mas vale lembrar que a qualidade não se resume a apenas produtos e serviços de excelência, ela está intrinsecamente ligada a outros fatores como, por exemplo, o atendimento. Mas isso é assunto para o próximo tópico.

Ótimo atendimento sempre

como-atrair-clientes

Nem é preciso dizer que o bom atendimento atrai a clientela, né? E o legal aqui é que você não necessariamente precisa de dinheiro ou separar uma parte do orçamento para isso. Paciência e um belo sorriso no rosto não tem preço e é algo que depende somente de você e de sua equipe. Não desconte o seu estresse no cliente e muito menos o responsabilize por algo que não deu certo. Transparência e boas doses de comunicação com quem acredita em seu trabalho sempre dá certo.

Leia também:
4 provas reais de que o método Corte de Ouro funciona
Como inovar na costura e modelagem? Conheça os truques!

Ofereça promos criativas

Em tempos de crise, uma ótima forma de atrair clientes para o ateliê é oferecer vantagens, afinal, quem não gosta de um bom desconto, levar dois por um ou mesmo sair do local com um brinde? Use a criatividade e crie uma lista do que cabe em seu negócio e não deixe de ousar, botando na ponta do lápis o seu limite de gastos, claro. Ah, e nada de criar promoções falsas, né? Isso é subestimar o poder de análise do consumidor, que sabe muito bem o que é ou não é vantagem na hora da compra ou contratação de um serviço.

como-atrair-clientes-dicas

E-mail MKT e redes sociais

A gente entende que muitas pessoas que trabalham com costura e modelagem ainda não entraram de cabeça no mundo da internet e das redes sociais. Pois se você faz parte deste grupo, está na hora de mudar, pois isso pode representar muito mais clientes dentro do seu ateliê. Isto porque estamos falando de um jeito novo de se comunicar com a clientela e isso faz toda a diferença.

como-atrair-cliente

Se você não faz ideia de como começar, não se intimide e peça ajuda. Comece aos poucos e crie canais em plataformas já conhecidas do público, como Facebook, WhatsApp e Instagram. Desta forma, você conquista seguidores, fideliza clientes e se aproxima ainda mais deles.

Encontre um diferencial

É, a gente sabe que encontrar identidade em meio a tanta gente que faz a mesma coisa é difícil, mas isto não é impossível. Faça um exercício: pesquise a concorrência e liste uma série de serviços e atitudes necessárias para se destacar em meio a eles. Com certeza vai ter uma coisinha ou outra que você vai se sair melhor e, de quebra, vai atrair mais clientes.

Tenha um espaço agradável

Seu ateliê é o seu espaço de trabalho e já dissemos muitas vezes aqui que é muito importante mantê-lo organizado. Mas que tal reservar um espacinho para que seus clientes possam se sentir mais confortáveis para experimentar as roupas, tirar medidas, conversar e tomar um café enquanto decidem os detalhes finais da peça? Isso faz a diferença e atrai muitos clientes, justamente porque isso representa muita preocupação com o bem-estar deles.

como-atrair-clientes-no-atelie

Agora, conta aqui pra gente qual é o segredo para atrair clientes no ateliê. Não se esqueça de compartilhar este post nas redes sociais e curtir a página da Armarinhos Web no Facebook.

Imagens: Indiewire, Pinterest, HGTV.com, Purpurina Flor, Eleitor Online.