Como costurar tecidos de algodão? Aprenda no manual!

como-costurar-tecidos-de-algodao Os tecidos de algodão são versáteis e populares. O material é uma fibra natural que cresce em torno das sementes da planta do algodão e acredita-se que suas fibras tenham sido utilizadas desde a antiguidade. Tais fibras podem vir em filamentos ou ser descontínuas e as melhores e mais longas são usadas em roupas de cama de alta qualidade. As roupas de algodão são ideais para climas quentes, pois mantêm o corpo ventilado. Sabendo da importância do algodão, fizemos um manual especial para você aprender como costurar tecidos de algodão. Confira!

Como costurar tecidos de algodão Lese

costurar-tecidos-de-algodao

Esse tecido é um algodão fino possui trama simples e bordado de maneira a formar pequenos furos. Ele é encontrado geralmente em tom branco e pastel. O corte desse tecido deve ser direcionado para colocar o bordado na borda da bainha. A costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague, além disso, a costura francesa também pode ser usada. Também é necessário utilizar linha de costura de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 12/14 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar é necessário ferro a vapor regulado para algodão. Esse tipo de tecido de algodão é muito usado para roupas de bebê, saias de verão e blusas.

Como costurar tecido Algodãozinho

Esse tecido é com trama simples que normalmente não é branco. É um tecido de algodão bem rígido disponível em pesos diferentes de muito finos até extremamente grossos, por isso, para saber como costurar tecidos de algodão lese é necessário atentar a alguns fatores: o corte não precisa ser direcionado e na costura é preciso realizar pontos simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 11/14 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar, é necessário utilizar ferro a vapor regulado para lã e esse tecido é muito utilizado para moldes como vestimentas teste e complementos de decoração.

Como costurar tecidos de algodão Cambraia

É um algodão leve com urdidura de fios coloridos e trama de fios brancos. A cambraia também pode ser encontrada em padrão xadrez ou listrado. O corte não precisa ser direcionado e a costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague, usando linha de poliéster de uso geral e agulha de tamanho 11 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar, é necessário usar ferro a vapor regulado para algodão. A cambraia é muito utilizada para confeccionar blusas, camisas masculinas e roupa infantil.

Como costurar tecido de algodão Chintz

Esse tecido de algodão pode ser encontrado com estampa floral ou lisa com acabamento lustroso. Tem trama fechada e, muitas vezes, é tratado para resistir à sujeira. Para cortar é necessário usar corte direcionado e a costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zige-zague, além disso, pode ser utilizada a costura batida. Para costurar é necessário usar linha de poliéster de uso geral e agulha de costura de tamanho 14 ou agulha para tecidos finos para costura à mão. Para passar, é necessário usar ferro a vapor regulado para algodão utilizando pano de passar para evitar o brilho. Esse tecido de algodão é muito utilizado para decoração.

Como costurar tecido de
algodão Veludo Cotelê

costurar-tecidos

Esse tipo de tecido de algodão é macio e felpudo com listras salientes entremeadas (nervuras). Para cortar é necessário usar corte direcionado com o pelo do veludo escovado para cima da bainha até o pescoço para dar intensidade de cor. A costura deve ser simples utilizando um calcador para quilting e arremate em ponto overloque ou zigue-zague utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 12/16 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para algodão usando almofadinha sob as costuras com um pano de passar. O veludo cotelê é muito utilizado para a confecção de calças e saias.

Como costurar tecido de Algodão Amassado

Parece uma versão do tecido anarruga com rugas acrescentadas por um processo de aquecimento. O tecido de algodão amassado requer uma lavagem cuidadosa, pois, muitas vezes precisa ser mantido torcido quando molhado para recuperar as rugas. O corte deve ser direcionado apenas se o tecido for estampado e a costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 12 ou agulha para tecidos finos para costura à mão.

Como costurar tecido de algodão Damasco

Saber como costurar tecidos de algodão Damasco é simples: algodão com padrão floral geralmente em uma única cor e pode ter brilho na superfície. O corte desse tecido deve ser direcionado e a costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague usando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 14 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para algodão, para evitar o brilho usar pano de passar. Esse tipo de tecido de algodão é muito utilizado para decoração, casacos e saias.

Como costurar tecido de algodão Denim

Denim é um tecido de algodão resistente em trama sarjada, com urdidura colorida e trama branca, geralmente convertido em jeans. Disponível em vários pesos e muitas vezes misturado com fios elásticos esse tecido é normalmente azul. Não é necessário fazer corte direcionado e a costura pode ser de ponto batido ou pesponto simples, utilizando linha de poliéster de uso geral com linha de pesponto para detalhes pespontados e agulha de máquina de tamanhos 14/16 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para algodão. Tecido muito utilizado para a confecção de calças e jaquetas.

Como costurar tecido de algodão Dril

Tecido resistente em trama lisa ou sarjada que desfia muito nas bordas cortadas. É muito utilizado para peças do vestuário masculino, jaquetas e calças. A costura deve ser batida ou simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague, utilizando linha de poliéster de uso geral com linha de pesponto para detalhes pespontados e agulha de máquina de tamanho 14 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para algodão.

Como costurar tecido de algodão Guingão

costurar-tecido-algodao

Tecido fresco de algodão em duas cores com estampa xadrez de diversos tamanhos. Possui trama simples e, normalmente, tem um xadrez regular e, por isso, o corte direcionado pode ser dispensado, mas, é recomendado, já que, o padrão requer alinhamento. A costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague utilizando linha de poliéster para uso geral e agulha de máquina de tamanhos 11/12 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar, usar ferro a vapor regulado para algodão. É um tecido de algodão muito utilizado para a confecção de roupa infantil, vestidos, camisas e peças de decoração.

Como costurar tecido de algodão Jérsei

Esse tecido possui fio de algodão fino para ser elástico, tornando-o muito confortável, sendo muito indicado para drapejar. É recomendado fazer corte direcionado e costura com ponto overloque com quatro fios ou costura simples em ponto de zigue-zague pequeno. A margem da barra precisa ser costurada com ponto zigue-zague utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 12/14. Pode ser necessária uma agulha arredondada para o ponto overloque e agulha para tecidos finos para costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para lã, pois, se for regulado para algodão, pode encolher o tecido. É um tecido de algodão muito utilizado na confecção de peças íntimas, roupas de cama e vestidos drapejados.

Como costurar tecido de algodão Madras

como-costurar-tecido-algodao

Madras é um tecido de algodão xadrez feito de algodão fino encontrado em cores claras com xadrez irregular. É um tecido barato e para cortar é necessário usar corte direcionado combinando o xadrez e a costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 12/14 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para algodão. Esse tecido de algodão é muito utilizado na confecção de camisas, saias e artigos de decoração.

Como costurar tecido de algodão Musselina

Algodão fino, liso de trama aberta. É indicado para ser utilizado como pano de passar, entretalas, cortinas e outros usos domésticos. Não é necessário fazer corte direcionado e a costura deve ser simples com arremate em ponto overloque com quatro fios ou costura simples com arremate em ponto zigue-zague ou overloque. Além disso, a costura francesa também pode ser utilizada. A linha de costura indicada é a de poliéster de uso geral e a agulha de máquina de tamanho 11 ou agulha para tecidos finos para costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para algodão.

Como costurar tecido de algodão Anarruga

costurar-tecido

O anarruga já foi dito anteriormente por ser um tecido parecido com o algodão amassado. Ele é tramado com aparência irregular devido às faixas enrugadas e é muito utilizado na confecção de roupas de verão, saias, camisas e roupa infantil. O corte deve ser direcionado devido ao efeito enrugado da superfície e costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 11/12 ou agulhas para tecidos finos para costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para algodão tendo cuidado para não desmanchar as rugas.

Como costurar tecido
de algodão para camisa

como-costurar-tecido-de-algodao

Algodão fino de trama fechada muito encontrado com estampa de listras. Para saber como costurar tecidos de algodão para camisas, deve-se usar corte direcionado se as listras da estampa forem irregulares e a costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague, além disso, a costura batida também pode ser usada. Deve ser utilizada linha de costura de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 12 ou agulha para tecidos finos para costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para algodão. Esse tecido de algodão, como o próprio nome diz, é utilizado para a confecção de camisas femininas e masculinas.

Como costurar tecido de algodão Atoalhado

costura-de-tecidosTecido de algodão com fios de em forma de laços na superfície. Toalhas de alta qualidade possuem laços nos dois lados. É um tecido muito absorvente e, por isso, utilizado para roupas de banho e praia. Para costurar tecido de algodão é necessário fazer corte direcionado ao cortar a peça. Para costurar, utilizar ponto overloque com quatro fios ou costura simples e arremate em ponto overloque ou zigue-zague, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 14 e agulha de ponta fina para costura à mão. Passar com ferro a vapor regulado para algodão.

Como costurar tecido de algodão Veludo

Tecido de algodão tramado com linhas usando um fio adicional que é cortado para produzir o lado felpudo. É difícil de manusear e, por isso, pode ser danificado ao descosturar. O corte deve ser direcionado com os fios penteados para cima, da bainha até o pescoço para dar intensidade de cor. A costura deve ser simples da  barra até o pescoço utilizando calcador para quilting e arremate em ponto overloque ou zigue-zague, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 14 ou agulha para tecidos finos para costura à mão. Passar somente se necessário usando uma tábua especial para veludo, pouco vapor, a ponta do ferro e pano de passar organza de seda. O veludo é muito utilizado para a confecção de jaquetas e casacos.

Propriedades do algodão

  • Absorve bem a umidade e afasta o calor do corpo;
  • É mais forte molhado que seco;
  • Não acumula eletricidade estática;
  • É fácil de tingir;
  • Tende a encolher, a menos que tenha sido tratado;
  • Deteriora-se com mofo e exposição prolongada à luz solar;
  • Amassa com facilidade;
  • Suja-se facilmente, mas é fácil de lavar.

Além de aprender a como costurar tecidos de algodão, conheça um método prático para você fazer moldes de roupas. Clique aqui e conheça mais sobre o produto! Armarinhos Web: Rua Deputado Chafic Curi, 130 – 80810-330 – Curitiba, Paraná, Brasil – Tel: (41) 3039-6618 – contato@armarinhosweb.com.br.

Fonte das imagens: Frem Plast, Gi Tecidos, Design Têxtil, Coluna Ponto de Vista, Aref Têxtil, Luis Prado, Lilia Gouveia, Mercado Livre e Alibaba.