Como costurar tecidos de seda? Aprenda aqui!

como-costurar-tecidos-de-seda

A seda é considerada a rainha dos tecidos por ser forte e luxuosa. Ela foi desenvolvida pelos chineses e é feita a partir das fibras do casulo do bicho-da-seda. A seda pode ser tanto muito fina como também, muito densa e espessa. É muito importante manusear esse tecido com cuidado, pois ele pode ser facilmente danificado. Assim, na postagem de hoje, a  Armarinhos Web vai ensinar como costurar tecidos de seda.  Confira!

Como costurar tecidos de seda Chiffon

O chiffon é uma seda transparente muito forte e fina com trama simples. É fácil de dobrar e de franzir, porém, é difícil de manusear. Para costurar tecido de seda chiffon, será necessário colocar papel de seda sob o tecido e prender com alfinetes extrafinos. Assim, você poderá cortar todas as camadas. A costura do tecido de seda chiffon deve ser francesa, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 9/11 que são indicados para tecidos finos e costura à mão. Para passar o chiffon é necessário utilizar ferro seco que esteja regulado para lã. Esse tecido de seda é muito utilizado em peças para ocasiões especiais e blusas soltas.

Como costurar tecido de
seda Crepe da China

Esse tecido tem peso médio com superfície irregular devido ao uso de fio de seda torcido. É fácil de drapejar e costuma ser utilizado em roupas de corte em viés. Para costurar tecidos de seda com esta característica, se você for cortar em viés, é necessário fazer o corte em camada única, senão, o corte direcionado. A costura do crepe da China deve ser a de tecidos difíceis ou a francesa, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina tamanho 11, que é indicada para tecidos finos e para acolchoar em costura à mão. Para passar deve utilizar um ferro seco regulado a lã. Esse tipo de tecido de seda é muito utilizado para fazer blusas, vestidos e peças de ocasiões especiais.

Como costurar tecido de seda Cetim Duchese

omo-costurar-tecidos-seda

O cetim duchese é um tecido pesado e caro usado apenas para peças utilizadas em ocasiões especiais. O corte deve ser direcionado e a costura deste tecido de seda é simples com bordas picotadas, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 12/14, que são indicadas para tecidos finos e costura à mão. Para passar, deve ser utilizado ferro a vapor regulado para algodão. Para passar as costuras, deve ser utilizado uma almofadinha com um pano de passar.

Como costurar tecido de seda Xantungue

O xantungue é semelhante ao xantungue tecido à mão, mas com um fio mais liso para reduzir a quantidade de saliências na trama. O corte deve ser direcionado para evitar sombreamento. A costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina tamanho 12, que é utilizada para tecidos finos e costura à mão. Para passar é necessário usar ferro a vapor regulado para lã com pano de passar para evitar que manche. O xantungue é muito utilizado para fazer vestidos, saias, casacos e complementos de decoração.

Como costurar tecido de seda
Xantungue tecido à mão

Essa é a seda mais apreciada por possuir fio de trama diferenciada com muitas saliências e estar disponível em centenas de cores. É fácil de manusear, mas desfia muito. Para cortar, é necessário fazer corte direcionado, pois o tecido tem sombreamento. Para costurar tecido de seda Xantungue é necessário fazer costura simples, com arremate em ponto overloque ou zigue-zague, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina tamanho 12. Para passar, usar ferro a vapor regulado para lã com pano de passar porque o tecido pode manchar com água. Ele é muito utilizado em vestidos, roupas para ocasiões especiais, jaquetas e complementos de decoração.

Como costurar tecido de seda Georgette

Esse tecido é muito macio e tem uma ligeira transparência. Não amassa facilmente. Para saber como costurar tecidos de seda com esta característica, é necessário colocar o papel de seda sob o tecido e prender com alfinetes extrafinos. O corte deve feito passando por todas as camadas. Para costurar, deve ser utilizado a costura francesa, linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 11, que é utilizada para tecidos finos e costura à mão. Para passar, é necessário usar ferro seco regulado para lã, já que o tecido pode ser danificado por vapor. O georgette é muito utilizado para roupas de ocasiões especiais e camisas soltas.

Como costurar tecido de seda Habutai

Esse tecido tem origem japonesa. É uma seda fina e macia que pode ter trama lisa ou sarjada. Para fazer o corte não precisa ser direcionado. Para costurar tecido de seda Habutai, é necessário fazer costura francesa, usar linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 9/11. Para passar, é necessário usar ferro a vapor regulado para lã. O Habutai é muito utilizado para pintura em seda, forros, camisas e blusas.

Como costurar tecido de seda Matka

O matka é um tecido de seda para ternos com fio de aspecto irregular e pode ser confundido com linho. O corte desse tecido deve ser direcionado, pois a seda pode ter sombreamento. A costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou ponto zigue-zague ou acabamento em debrum, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de tamanhos 12/14. Para passar, é necessário usar ferro a vapor regulado para lã com um pano e uma almofadinha para evitar que a costura fique visível. É muito utilizado em vestidos, casacos e calças.

Como costurar tecido de seda Organza

É um tecido fino com aparência encorpada e amassa facilmente. O corte não precisa ser direcionado. Para costurar tecido de seda Organza, é necessário fazer costura francesa ou uma costura para tecidos difíceis, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 11. Para passar, é necessário usar ferro a vapor regulado para lã, mas não é necessário pano de passar. A organza é utilizada para fazer blusas transparentes, boleros, entretelas e forros.

Como costurar tecido de seda Cetim

tecidos-de-seda-costurar

Esse tipo de seda pode ser tanto muito leve quanto muito pesada. O corte precisa ser direcionado em uma única camada porque o tecido é escorregadio. Mas como costurar tecidos de seda cetim? Simples, é necessário fazer costura francesa e, em tecidos mais grossos, é indicado fazer costura de tecidos difíceis, utilizando linha de poliéster de uso geral (não é recomendado usar fio de seda, pois se torna muito fraco) e agulha de máquina de tamanhos 11/12. Para passar, use ferro a vapor regulado para lã com pano de passar para evitar que o tecido manche. Ele é muito utilizado em blusas, vestidos e peças de ocasiões especiais.

Como costurar mistura de seda e lã

É um tecido feito com a mistura de fibras de lã e seda ou de fios de lã e seda. Pode ser fino ou grosso como um tecido para casacos. É necessário fazer corte direcionado. Para fazer a costura, é necessário fazer costura simples, com arremate em ponto overloque ou zigue-zague, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 11/14, dependendo do tecido usar agulha de ponta fina de costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para lã, pois as costuras precisam de vapor para assentar. Esse tecido é muito utilizado na confecção de ternos, saias, casacos e calças.

Como costurar tecido de seda Tafetá

costurar-tecidos-de-seda

É um tecido macio de trama simples com aparência encorpada e produz um farfalhar quando usado. Muitas vezes necessita de um tratamento especial por não ser fácil de manter conservado. Para cortar, é necessário fazer corte direcionado com alfinetes extrafinos para não marcar o tecido. A costura deve ser simples, da barra para cima, mantendo o tecido esticado sob a máquina, pois ele pode enrugar. Arremate com ponto overloque ou tesoura de picotar utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 11. Para passar, é necessário usar ferro frio com almofadinha de passar sob as costuras. O tafetá é muito utilizado para confeccionar peças para ocasiões especiais.

Propriedades da seda

Saber como costurar tecidos de seda é um passo importante para a confecção de peças de qualidade. Mas, por si só, possuem diversas propriedades que o tornam tão luxuosos e delicados:

  • Aquece no inverno e refresca no verão;
  • Absorve a umidade e seca rapidamente;
  • É fácil de tingir, exibindo cores vivas e profundas;
  • Pode acumular eletricidade estática e o tecido pode grudar;
  • Desbota em caso de exposição prolongada à luz solar forte;
  • Tendência ao encolhimento;
  • É menos resistente quando molhada;
  • É melhor lavar a seco;
  • Pode manchar com água.

Depois de conhecer todas essas propriedades e características ,dá pra entender porque aprender como costurar tecidos de seda é tão importante para não estragar a peça. Além disso, para você fazer moldes de roupas com mais praticidade clique aqui e entre em contato conosco! Armarinhos Web: Rua Deputado Chafic Curi, 130 – 80810-330 – Curitiba, Paraná, Brasil – Tel: (41) 3039-6618 – contato@armarinhosweb.com.br.

Fonte: Livro Costura Passo a Passo

  • rosangela

    Cortei uma saia evase de cetim com toque de seda no fio reto, quando fui costurar a saia tava toda torta, uma lateral muito mais comprida que a outra. Nao sei o que fiz de errado. Tambem queria saber o que significa corte direcionado. Obrigada pela ajuda.

  • http://marcio12 mara

    como passar viés em tecido toque de ceda, mesmo usando o aparelho só para viés tá complicado

    • Armarinhos Web

      Olá Mara,

      Acesse o site da Singer.com.br e conheça as dicas e máquinas da marca.

      Abraços