Como fazer casa de botão? Nós te ensinamos!

fazer-casa-de-botaoSaber fazer a casa é essencial para que o botão seja realmente funcional. Contudo, botões muito grandes devem ser de pressão, pois uma casa grande demais pode causar estiramento da peça. Se você deseja aprender como fazer casa de botão, confira nosso tutorial!

Como fazer casa de botão? Entenda
os tipos mais feitos:

casa-de-botao

  • Casa de botão básica: onde a forma mais comum para as extremidades é a quadrada;
  • Casa de botão com ponta arredondada: que normalmente tem uma extremidade quadrada e outra arredondada e é usada em jaquetas leves;
  • Casa de botão em forma de fechadura: que é conhecida também como casa de botão de alfaiate e é utilizada em casacos;
  • Casa de botão debruada: com extremidade quadrada e totalmente lisa.

Como costurar as casas de botão

As máquinas de costura modernas podem costurar diversos tipos de casas de botão, adequados para qualquer peça de roupa. Em muitas máquinas o botão se encaixa em um calcador especial e um sensor na máquina determina o tamanho correto da casa de botão. A largura e o comprimento do ponto da casa de botão podem ser alterados para se adequar ao tecido. Depois de costurar a casa de botão, sempre a apare com um cinzel para garantir que o corte fique impecável.

Para saber como fazer casa de botão manualmente, é necessário costurar na margem de costura. Ela pode ser encontrada abaixo de áreas frontais decorativas no centro, que apresentam detalhes na costura. É uma casa de botão bem discreta. Esse tipo de costura precisa ser reforçada em um lado com uma fita adesiva para tecidos. Em seguida, é necessário alinhavar a abertura fechada e passar a costura aberta para o alinhavo ficar aparente. Para finalizar, basta remover os pontos de alinhavo para formar a casa de botão.

Etapas para fazer casa de botão

como-fazer-casa-de-botao

A máquina costura uma casa de botão em três etapas. Os pontos podem ter uma pequena variação de largura e comprimento para se adequar ao tecido ou item, mas precisam ser firmes e bem próximos. Para fazer a casa de botão, primeiramente é necessário costurar à máquina o primeiro lado da casa de botão fazendo uma fileira de alinhavos em uma extremidade. Para finalizar a costura da casa de botão, basta costurar o outro lado à máquina e alinhavar a outra extremidade.

Como posicionar as casas de botão?

como-costurar-botao

Independentemente do tipo de casas de botão que são feitas, o tamanho do botão deve ser estabelecido para calcular a posição dele no tecido. Primeiramente, é necessário colocar o botão em uma régua de costura e use o controle deslizante para medir o diâmetro do botão. Em seguida, no lado direito do tecido, onde a peça será usada, deve ser feita uma fileira de pontos alinhavados ao longo da linha central da frente, marcando uma largura igual ao diâmetro do botão para fazer a segunda fileira. Feito isso, é necessário fazer a segunda fileira de alinhavos para fora do diâmetro do botão. Para finalizar, basta posicionar os botões entre as fileiras de alinhavo e costurar as linhas em ângulo reto onde as casas de botão serão colocadas.

Casa de botão: vertical ou horizontal?

Como regra geral, as casas de botão são verticais nas peças de roupa somente quando há uma abertura ou faixa na qual a casa se encaixa. Todas as outras casas de botão devem ser horizontais. Qualquer tensão sobre a casa do botão vai puxá-lo para a extremidade e evitar que ele se desprenda.

como-costurar-casa-de-botao Mas como fazer casa de botão horizontal? E vertical? Casas de botão horizontais são colocadas com a extremidade sobre a linha central alinhavada. Já as casas de botão verticais são colocadas de forma centralizada na linha central alinhavada.

Fonte e imagens: Livro Costura Passo a Passo (Publifolha)