Como inovar na costura e modelagem? Conheça os truques!

costura-e-modelagem-destaque

Com a crise, muita gente deixou de comprar roupas para customizá-las e o mercado de costura e modelagem está cada vez mais disputado. Então, saiba se destacar!

Temos falado muito aqui no blog que o segmento de costura está cada vez mais disputado, afinal de contas, com a crise, muita gente deixou de comprar roupas para consertar e customizar aquilo que já tem. Por isso, no post de hoje, a gente resolveu revelar alguns segredinhos para você se destacar neste mercado competitivo e oferecer o melhor dentro de sua região. Assim, suas chances de se destacar em meio a tantos que oferecem o mesmo tipo de serviço fica muito maior. Então, vamos lá?

Especialize-se na costura e modelagem

Mesmo que você tenha aprendido todos os truques com a sua vovó, é bem importante buscar por conhecimento em outros canais. Participe de cursos, feiras, workshops e fique por dentro do mercado. Veja o que os concorrentes estão fazendo, analise e perceba o que você pode fazer diferentes e melhor do que eles. Isso, claro, exige um pouquinho de investimento, mas hoje já existem oportunidades de aprendizado em costura e modelagem gratuitas e a própria internet pode te ajudar a aprender sem sair de casa: basta ter um computador e acesso à rede.

costura-e-modelagem

Leia também:
7 canais no YouTube pra quem ama costurar

Preze pelo bom atendimento

O bom atendimento faz com que você se destaque – não só no segmento de costura e modelagem, mas em qualquer segmento. Parece uma coisa bem simples, mas muitas empresas apresentam dificuldade nisso e perdem o cliente justamente por não fazer dele uma peça importantíssima dentro do negócio. Então, preocupe-se e se destaque pelo bom atendimento: tenha disciplina, ofereça diferentes opções de contato e tenha paciência para encarar os mais diferentes tipos de clientela – a gente sabe que existem situações complicadas, mas você precisa ter jogo de cintura para não comprometer todo os seu trabalho e reputação.

costura-e-modelagem-dica

Conheça boas técnicas

Truques são ótimos e todas as costureiras têm os seus segredinhos. Como falamos anteriormente, você não pode depender só deles para se destacar, mas eles dão uma baita ajudinha quando o assunto é inovação. Sabe quando o seu cliente diz: “Nossa, ficou perfeito e sob medida” ou mesmo “Isso sim é um trabalho personalizado”. Tudo isso se deve à modelagem. Não menosprezando o processo de costura, mas o molde de roupa é a base de todo o processo e é ele que vai definir o resultado final de sua peça. Um molde ruim, resulta em uma roupa ruim – mesmo utilizando o melhor tecido do mundo.

Por isso, a gente não cansa de dizer. O método Corte de Ouro ainda continua sendo a opção mais prática para fazer moldes de roupas totalmente sob medida e utilizando apenas as numerações do busto e quadril para a ampliação. Sem necessidade de curso, até mesmo quem não tem muita intimidade com a modelagem, consegue fazer. Dá só uma olhada em como o produto funciona:

É ou não é o melhor segredinho para o seu ateliê, hein? Para comprar, basta clicar aqui.

Busque pela modernidade/atualização

O segredo pra inovar é não parar no tempo. Usar técnicas da vovó é incrível, mas optar por métodos que sempre te deixam na zona de conforto, pode ser um perigo para o seu próprio crescimento. Portanto, seja moderna em todos os sentidos e invista no seu talento e nas suas ferramentas de costura e modelagem. Hoje existem máquinas de costura digitais, tecidos inteligentes e aviamentos tecnológicos são apenas alguns exemplos de inovações para o ateliê.

costura-e-modelagem-dicas

Agilidade e organização

Quando a costura passa do hobby ao negócio, é preciso entender as necessidades do mercado e superar as expectativas da clientela. Lembre-se de que associado ao seu prazer de costurar e fazer moldes de roupas, está uma pessoa sedenta pela melhor criação, que espera uma roupa perfeita em um período programado. Então, faça o seu cronograma, tenha uma agenda e procure ter foco para não desapontar quem mais confiou em você. Deixe o seu ateliê organizado e busque otimizar processos para não se complicar!

inovar-costura-e-modelagem

Agora que você sabe como inovar na modelagem e costura, está na hora de colocar tudo em prática. Ah, e se você tem algum segredinho, conte aqui nos comentários!

Imagens: Seamtress Atelie, Tirelli Costumi, stocksy.com.