Como montar um armarinho? Veja algumas dicas!

como-montar-um-armarinho

Um armarinho se caracteriza por oferecer produtos para costura, dentre outras miudezas necessárias para o processo de confecção e artesanato. Se você está pensando em entrar neste ramo, é preciso se dedicar e oferecer o melhor para os modistas da região.  Por isso, nós, que levamos a palavra ‘armarinho’ até no nome do nosso site, resolvemos dar algumas dicas para você saber como montar um armarinho com o apoio de alguns documentos disponibilizados pelo Sebrae – órgão importante e que promove muitos projetos de empreendedorismo.  

Quero saber como montar
um armarinho. E agora?

Separamos abaixo 6 passos essenciais para você saber como montar um armarinho. As dicas são básicas, mas servem como um bom começo para se aperfeiçoar:

 – Atente para as burocracias típicas

Burocracias podem ser demoradas e um pouco chatinhas, porém, é muito importante você saber que elas são fundamentais para o desenvolvimento do negócio, principalmente no começo, quando é necessário organizar tudo. Cadastro de pessoa jurídica, controle de gastos, orçamentos, impostos, contas e listagem de produtos que serão vendidos são apenas alguns itens de toda a gestão burocrática. Se você é leigo no assunto, vale a pena procurar o auxilio de uma pessoa especialista.

– Organização é tudo!

Um armarinho é feito de miudezas. Portanto, a atenção é redobrada para que os produtos não se percam ou se misturem facilmente. Utilize caixas transparentes, de papelão, deixe à mão do cliente e com preço bem claro para evitar confusões típicas na hora da venda. Ah, o estoque também merece atenção: os materiais armazenados precisam estar em um local adequado longe de umidade ou qualquer outro elemento externo que possa prejudicar a integridade original do produto.

como-montar-armarinho

– Procure entender cada produto que vende

Não basta apenas saber como montar um armarinho, é preciso entender  um pouco dos produtos vendidos neste tipo de estabelecimento. Se você já tem intimidade com costura e modelagem isto já é um grande passo, mas se é um ramo novo para você, é fundamental conhecer cada item (como usar, o que fazer e alternativas de substituição, por exemplo). Isso passa confiança ao cliente e ganha pontos cruciais para a venda.

– Armarinho é um negócio

Por mais que a afirmação deste título seja óbvia, vamos explicar: criar um comércio no bairro significa alimentar o mercado, fazer a economia girar. Portanto, tenha em mente que você precisa agir como os demais que estão neste nicho: elaborar promoções, partir para o ramo atacadista, observar o que a concorrência está fazendo e criar um cartão fidelidade são bons exemplos dessa ‘intimidade’ criada com cada cliente.

montar-armarinho

– Faça o que gosta e o cliente perceberá isto

Saber como montar um armarinho exige dedicação, prazer. Tenha zelo com aquilo que é de sua propriedade, trate bem os funcionários que atuarão com você e, principalmente, atenda cada cliente que entra na loja como se fosse o único, seja para comprar um pedaço de fita de cetim ou metros e metros de tecido.

– Novas possibilidades com a internet

Montar um armarinho exige um pouquinho de contato com a tecnologia. Que tal montar um site para expandir seus negócios e levar seus produtos para pessoas que estão bem longe de você? Muito legal, né? Nós somos um bom exemplo de como uma loja virtual pode funcionar muito bem. Mas como o tema é muito amplo, pertinente e um pouco diferente do que tratamos até aqui (já que falamos de estabelecimentos físicos), criaremos uma postagem em breve sobre o tema.

quero-montar-um-armarinho

Esperamos que você tenha se empolgado com as nossas dicas para saber como montar um armarinho. Se você quer saber mais e se aprofundar na montagem de um negócio próprio, sugerimos que procure um curso básico de administração ou gestão. O investimento vale a pena!  Abaixo, separamos alguns documentos bem interessantes que foram utilizados como base para fazer este texto. Vale a pena dar uma olhadinha em cada um para saber mais! :)

~~~~> Sebrae – Ponto de Partida para o início do negócio

~~~~> Comece Certo Sebrae –  Loja de Armarinhos

~~~~> Armarinho Sebrae ES