Como organizar o guarda-roupa sem neuras? A gente ensina!

como-organizar-o-guarda-roupa-destaqueQue tal reservar este comecinho de ano para aprender como organizar o guarda-roupa e desapegar de vez daquilo que você não usa mais? Veja tudo no post!

Todos sabemos que organizar o guarda-roupa não é tarefa fácil e quando for começar, você tem que ter, no mínimo, disposição. Mas para tornar essa tarefa um pouco mais simples e descomplicada, existem algumas dicas que devem ser seguidas e que facilitarão bastante todo o processo de organização. Que tal se desapegar de vez daquilo que você não usa mais e otimizar todos os cantinhos do mobiliário. A gente tem dicas infalíveis pra você que quer começar o ano com o guarda-roupa organizado. Confira!

Aprendendo de vez a como organizar o guarda-roupa

Antes de aprender como organizar o guarda-roupa, é importante ter algumas coisas em mente:

1 – Separe um dia inteiro para organizar o guarda-roupa, porque, por mais simples que pareça, você vai descobrir que tem muito mais roupas do que imagina.

2 – Toda boa organizada começa por uma bela limpeza. Que tal separar um paninho e produto de limpeza de sua preferência (e que não agrida o mobiliário)? Você vai precisar muito deles!

3 – Caixas ou sacos serão seus grandes aliados. Tenha em casa para facilitar assim que começar a organizar o guarda-roupa.

4 – Prepare seu psicológico para fazer uma verdadeira varredura pelo guarda-roupa. Já pensou em fazer alguma doação? Se não tinha pensado nisso, vale a pena pensar!

Por onde começar?

como-organizar-guarda-roupaPara começar, o ideal é que você desocupe todo o seu guarda-roupa, retirando cuidadosamente cada peça (se elas estiverem dobradas e limpas, é óbvio) de modo que elas continuem dobradas. Se você já mantém o seu guarda-roupa em ordem, isso não será um problema. Coloque esses montinhos de roupas em cima da cama ou algum espaço amplo e limpo onde você poderá mantê-las ali enquanto higieniza o seu guarda roupa.
Feito isso, faça a limpeza da superfície com um pano úmido e depois, se preferir, finalize com um lustra móveis, pois eles dão brilho, protegem o móvel e ainda deixam um cheirinho agradável.

Lembre-se de sempre começar a limpar a parte superior do seu guarda-roupa. Por exemplo, se o seu guarda roupa for dividido em nichos, comece por eles, nunca pelas gavetas e/ou nichos da parte de baixo. Já que ao limpar as de cima após ter limpado embaixo a sujeira poderá cair novamente nos espaços limpos e você deverá repetir todo o processo. Melhor evitar, não é mesmo?

Outra dica para organizar o guarda-roupa é retirar as gavetas e divisórias (caso elas sejam removíveis) para uma melhor limpeza, pois você pode não ter notado, mas a parte debaixo de suas gavetas muitas vezes criam bolor e isso vai passando para as suas roupas ao longo dos dias.

Como separar as roupas que não quero mais?

Antes de retornar as roupas para o guarda-roupa limpinho, é necessário fazer uma limpa para guardar somente aquilo que você realmente utiliza. Ou seja, roupas que não te servem mais ou aquelas que estão naquele cantinho perdido dentro do armário, não estão esquecidas à toa. Confessa vai, você já não usa mais e nem tinha dado falta dela até o momento, não é mesmo? Nós temos a mania de ir acumulando coisas que não usamos e este é o momento de fazer diferente. Lembre-se: aquilo que não te serve pode servir muito bem para outra pessoa!

Como dobrar e guardar as roupas?

A maneira como você irá dispor suas roupas no guarda-roupa depende muito de você mesmo e do espaço que possui. Algumas pessoas preferem dobrar a roupa e fazer pequenos rolinhos para organizar o guarda-roupa como geralmente fazemos para arrumar uma mala para viagem. Dessa maneira poupamos espaço, principalmente se você guarda camisetas em gavetas, mas não necessariamente precisamos dobrá-las assim.

organizar-o-guarda-roupaA distribuição em si também varia de pessoa para pessoa. Tem quem goste de organizar o guarda-roupa por cores, por tamanho, entre várias outras possibilidades. Mas não existe uma maneira certa ou errada, desde que a disposição delas fique bem prática, levando em consideração as roupas que você usa com mais frequência ou deseja usar.

Roupas no cabide

como-organizar-o-guarda-roupaUm jeito prático de deixar o guarda-roupa organizado é utilizar os cabides. Além de deixar os casacos, blusas e calças arrumadinhas, eles evitam que estas peças amassem. Logicamente existem roupas que se deformam ao ficar no cabide, por isso, o ideal são os cabides com pontas arredondadas, que remetem ao nosso corpo. É claro que utilizar cabides para organizar o guarda-roupa é somente mais uma dica e pode ser dispensada caso você não queira utilizá-lo.

Organizar o guarda roupa de acordo com a estação

Uma das melhoras dicas de como organizar o guarda-roupa é seguir a estação do ano. Sim, isso mesmo! Já que isso evita que você revire tudo procurando aquela blusinha que quer usar numa tarde de sol ou aquele casaquinho para sair à noite. Assim, no verão e primavera que são estações mais fresquinhas, você pode deixar as blusinhas de manga curta e casaquinhos leves de maneira que seja mais fácil de localizá-los no guarda-roupa. Já no inverno e outono, deixar as blusas, blusas de lã e casacos em evidência, por exemplo.

organizar-guarda-roupaCalçados no guarda-roupa, pode?

É claro que pode. Desde que isso não deixe a organização do guarda-roupa de lado. Você pode colocá-los em um nicho que sobrou, se seu armário tiver gavetas na parte de baixo que não estejam utilizadas poderá aproveitar o espaço para organizar os calçados no guarda-roupa. A quem goste de deixar os tênis em um lado, sapatilhas e sapatos do outro.

como-organizar-o-guarda-roupa-dicasComo manter a organização do guarda roupa?

Não tem segredo, porém, o tempo é nosso maior inimigo. Geralmente não temos o tempo suficiente que precisaríamos para fazer as coisas com calma no nosso dia a dia. Por isso, deixar as roupas que você mais gosta e mais usa por cima é sempre a melhor maneira de manter o seu guarda-roupa arrumado. E sempre que for guardar as roupas recém lavadas não custa nada dobrar direitinho e colocar no lugar.

E você, o que faz para manter a organização do guarda-roupa? Conta pra gente nos comentários!

Imagens: Broadway Fashion, Unilar, Organize Assim, Enfim Casada, Morar Kallas, Como Organizar, Dicas Importantes.