Como sair da crise costurando? A gente tem bons segredinhos

como-sair-da-crise-costurando

Não sabe como sair da crise? Separamos boas dicas que vão fazer de você um profissional de sucesso e, ainda por cima, fazendo aquilo que gosta. Confira!

Não é de hoje que a crise assombra a economia brasileira. Desemprego, empresas de anos de mercado fechando as portas e pessoas tentando sobreviver de modo autônomo vendendo seus produtos e serviços. É, e você provavelmente está lendo este post porque quer saber como sair da crise fazendo aquilo que mais gosta: costurar.

Por isso, aqui no blog, separamos cinco dicas que vão te ajudar a superar este momento e dar a volta por cima. Tudo é muito simples de aplicar e sua força de vontade é o principal segredo para o seu sucesso. Confira, e se tiver alguma dica, compartilhe tudo nos comentários. Pois, assim como você, tem muita gente passando pela mesma situação.

Para sair da crise, trace metas

como-sair-da-crise-costura

De nada adianta chorar pelo leite derramado. Muito provavelmente você sabe que está passando por um momento difícil, as contas vencem e não sobra dinheiro nem pra um cafezinho. Logo, o que vale aqui é separar um tempo e refletir sobre esta situação, e pensar em alternativas para sair da crise – e você faz isso traçando metas. Anote em um papel onde você quer chegar daqui a um mês, um ano e assim por diante. Afinal, uma pessoa com objetivos tem muito mais chances de chegar longe.

Leia também:
Corte de Ouro auxilia pessoas a saírem da crise
Como inovar na costura e modelagem? Conheça os truques!

Fique de olho na concorrência

Quem disse que não existe concorrência na costura e modelagem? Se antes o mercado era feito de apenas alguns profissionais, hoje a situação é bem diferente. Com a crise, muita gente migrou para esta área, e o que se vê é um segmento muito mais amplo e cheio de possibilidades. Muitos profissionais inventam técnicas novas, aprimoram o que até então era aquele ‘feijão com arroz’ e dão passos rumo a singularidade.

como-sair-da-crise-dicas

E é neste momento em que você não pode ficar para trás. É preciso se aprimorar tanto quanto estes profissionais, para continuar a atrair clientes e fidelizar os que já existem. Investir em boas matérias-primas e no seu próprio conhecimento são boas alternativas de ocupar o mesmo espaço daqueles profissionais que realizam a modelagem e costura de excelência.

Economize e controle os gastos

O momento não é de esbanjar dinheiro, aliás, nunca foi. Mesmo em períodos que a situação econômica lhe rende bons frutos, é preciso sempre pensar na situação de caixa, economizando para não passar sufoco em tempos de crise. Pensando no agora, o que você faz para controlar os seus gastos dentro do ateliê?  Tem tudo anotadinho em uma planilha? Ou você nem sabe a quantas anda o fluxo de caixa?

como-sair-da-crise-com-a-costura

Se a resposta é não, tá na hora de mudar isso! Procure saber o dinheiro que entra e sai, seguindo a premissa de que o que sai, precisa ser menos do que aquilo que entra, do contrário, você não está tendo lucros. E até aquele gasto com pequenos aviamentos precisa ser contabilizado, viu? Uma dica: se você não entende nada deste assunto, há muitos conteúdos na internet que te ajudam: textos para fazer um bom plano de negócios e até vídeos para entender o fluxo de caixa.

Aproveite oportunidades

Na crise, existem aqueles que choram e outros que vendem lenços, aí vai de você escolher a sua posição no mercado. É claro que nós esperamos que você seja aquela pessoa que aproveita as oportunidades e que enxerga nos momentos difíceis um período especial para o próprio crescimento. Como fazer isso? Use a criatividade, pense fora da caixa e crie diferenciais, pois, assim, sair da crise será apenas um detalhe.

Dê o seu melhor sempre

Como você quer sair da crise fazendo mais do mesmo? Não, se você pensa assim, está na hora de mudar de ideia. Como em qualquer outra profissão, é preciso se jogar de cabeça e dar o seu melhor. Estude o que há de novo nas últimas tendências de moda, costura e modelagem; ofereça um ótimo atendimento e trate cada cliente como se fosse único; e o mais importante: faça tudo com amor. Parece clichê, mas isso faz toda a diferença para você sair da crise fazendo aquilo que gosta.

como-sair-da-crise

Agora conta aqui nos comentários qual é o seu segredinho para deixar a crise de lado fazendo aquilo que gosta? Queremos saber tudo!

Ah, vale lembrar que o Armarinhos Web, mais do que te dar o peixe, te ensina a pescar. Em nossa loja virtual, vendemos um método de modelagem exclusivo no qual você utiliza apenas duas medidas para fazer a ampliação dos moldes. Parece mentira, né? Mas você pode conferir mais informações e comprar online aqui.