Como usar o Corte de Ouro | Veja dicas curingas!

como-usar-corte-de-ouro

Como falamos aqui em nosso blog, o método Corte de Ouro é muito fácil de utilizar, porém, sempre surge uma dúvida ou outra mais que natural no processo de elaboração dos moldes de roupas. Mas não é por causa disso que você vai se desmotivar e largar o produto que comprou com tanto carinho e que sempre acreditou. Por isso, para auxiliar centenas de pessoas, decidimos elaborar esta postagem cheia de dicas para você saber como usar o Corte de Ouro. Esclarecendo questões que, por sinal, foram dúvidas de algumas clientes que nos contataram. Confira!

Eu não sei como usar o
Corte de Ouro! E agora?

Neste post vamos partir do princípio de que você já sabe do que trata o método, ok? Se você ainda não sabe como usar o Corte de Ouro de maneira básica, sugerimos que acompanhe este vídeo antes de tudo, para saber um pouco mais sobre o produto disponível para venda exclusivamente aqui em nosso site:

Pronto, depois de conferir este vídeo, fica bem mais fácil explicar alguns macetes básicos para você saber como usar o Corte de Ouro. Separamos os assuntos em tópicos, e se surgir qualquer dúvida, não deixe de perguntar nos comentários, logo abaixo do texto, tá?

Os segredinhos da fita métrica

Primeiro, vamos falar um pouquinho da fita métrica. Como explicado no vídeo, a fita métrica é especial. Para exemplificar, colocamos a nossa fita (amarela) do lado de uma normal (azul), utilizada para costurar:como-usar-o-corte-de-ouro-dicas

Perceba que a fita do Corte de Ouro possui uma escala métrica especial logo acima da numeração 9. Esta escala é essencial para fazer os moldes, porque só com ela você consegue fazer seus moldes apenas com uma ou duas medidas (dependendo do modelo de roupa).dica-de-como-usar-o-corte-de-ouro

Lembrando: a linha preta em mais destaque abaixo de cada número significa o ‘0,5’ de cada métrica, assim como em uma fita convencional. Você precisará utilizar muito quando as medidas do molde forem como no exemplo acima: 38.5 e 40.5.  Outro detalhe: você vai perceber que todas as numerações da escala são pares. Mas calma, é assim mesmo! Se a sua medida, por exemplo, for 97 e 117, automaticamente você passará para uma medida acima, ou seja, 98 e 118.
Temos que lembrar também que nossa fita métrica é vitalícia, ou seja, ao menor sinal de dano, a ArmarinhosWeb troca o produto para você gratuitamente!

Os símbolos básicos

Perceba nestes moldes que eles contêm, além das numerações, alguns símbolos como flechinhas, risquinhos e letras. Estes símbolos são bem importantes e é fundamental copiá-los para o molde para que na hora de costurar, você não se perca e acabe costurando as costas como se fosse a parte da frente, por exemplo.

Mas como vou saber o que significa cada símbolo? Simples. O Corte de Ouro vem com uma legenda com a explicação de todos os símbolos utilizados nas páginas do Corte de Ouro. Então, a qualquer sinal de dúvida, só dar uma coladinha nesta página.

A base de isopor ou borracha

Para desenhar o molde, sugerimos que você prepare uma base com isopor. O material é importante porque você terá que fixar o alfinete e girar a fita métrica, necessitando de mobilidade e firmeza ao mesmo tempo. Em uma mesa normal, isso não é possível, e mesmo se você tentar, a mesa pode ser danificada. Uma borracha (daquelas normais de escola) também quebram um galho na hora de fixar o alfinete.dicas-para-usar-o-corte-de-ouro

É preciso colar bem o molde!

Depois que você preparou sua base, você tem que colar o molde com a fita adesiva. É muito importante fixar bem o molde, porque ele não pode sair do lugar enquanto você está fazendo os pontos para ampliação, se caso ele mexa, nós sugerimos que comece novamente porque um pontinho errado pode resultar em um molde torto.

como-usar-o-corte-de-ouro Meu molde estragou ao descolar a fita. E agora?
Muito cuidado ao descolar a fita de seu molde menor. Estamos buscando melhorias no método, mas ainda não encontramos uma maneira interessante para que o papel não estrague. Se não quiser usar nossa fita adesiva que vem no kit, sem problemas, fique à vontade para fixar o molde no papel pardo com alfinetes ou uma fita adesiva menos aderente.

Ah, outra dica para você saber como usar o Corte de Ouro: mantenha o molde menor perto de você na hora de ligar os pontos. Afinal, as linhas precisam ser ligadas especificamente em cada ponto, e para nada dar errado, é muito importante olhar atentamente para o molde menor.

As mangas

usar-corte-de-ouro

Mangas e golas também precisam passar pela fita métrica na hora de desenhar o molde. Preste atenção que, ao contrário dos moldes maiores, a cruz onde você precisa fixar o alfinete fica do lado de fora (como no exemplo acima). Para mangas e golas utiliza-se a medida do busto!

Viu? Com estes macetes básicos fica muito mais fácil saber como usar o Corte de Ouro, não é mesmo? Não se esqueça que qualquer dúvida estamos à disposição para auxiliá-los! Não deixe de visitar nosso canal no YouTube também! 😉

  • maria aunor da fonseca mendonça

    tudo muito bem explicado,agradeço de coração ao atendimento
    que tive com o armarinhosweb,quem me atendeu foi a Jessica
    que com muito carinho ligou pra minha casa esclarecendo todas
    as duvidas que eu tinha até então, o método é realmente maravilhoso, hoje fiz uma blusa do modelo dos moldes e ficou
    linda, mais uma vez meu muito obrigadoooooooo!