Como conservar roupas por mais tempo?

conservar-roupas-dicas

Mais do que seguir as informações nas etiquetas, estas dicas são um verdadeiro tutorial para você aumentar a durabilidade e conservar roupas. Confira!

Quem é que não gosta de renovar o guarda-roupa com aquelas compras dignas de programas de TV? Aposto que todo mundo, não é mesmo? O problema é que, cá entre nós, nenhum mero mortal sai fazendo compras sempre que tem vontade, geralmente utilizamos ao máximo nossas roupas até que as mesmas estejam pedindo pra sair.

Levando em consideração a atual crise no nosso país, e que as coisas (inclusive as roupas) estão a cada dia mais caras e descartáveis, resolvemos trazer dicas bastante relevantes para você aumentar a vida útil e conservar roupas. Vem conferir!

5 dicas para conservar roupas por mais tempo

Que as roupas estão a cada dia mais descartáveis está bem claro nos dias de hoje, já parou para pensar em quantas vezes você já ouviu a frase “No meu tempo as roupas duravam mais”? Sim, nós também já ouvimos muito disso, tanto que até já aderimos ao nosso vocabulário. Fato é que a culpa em si, nem sempre é só do processo de confecção. Existem algumas coisinhas simples que, ao fazer, você pode conservar roupas. Mas não é só isso, confira!

Preste atenção na etiqueta

Você pode até não ter notado, pois muitas pessoas quando compram uma roupa nova, mal chegam em casa e já cortam a etiqueta presente no interior das roupas. Fato é que, nada te impede de fazer isso, desde que você observe as informações presentes nela. A etiqueta não é somente um pedacinho de tecido que contém a marca e o tamanho da peça, ela geralmente vem carregada de dicas de modo de lavagem, indicação de melhores produtos e a descrição do tecido utilizado para conservação da roupa. Então, já sabe, nada de ir arrancando a etiqueta das peças de roupas sem ler primeiro. Ok?

como-conservar-roupas

Preço X Custo-benefício

Quem não gosta de uma liquidação? Duvido que você perca alguma por aí. Fato é que nem tudo que está barato e é bonito significa que é bom. Conhece aquele ditado que “quando a esmola é demais o santo desconfia”? Então, é mais ou menos assim. Não vá comprando as coisas só porque está barato, a não ser que você realmente não se importe se esta roupa começar a desbotar ou danificar o tecido logo na primeira lavagem. É claro que existem muitas roupas boas e baratas, mas lembre-se de garimpar bem e ver se de fato, o barato não vai sair caro.

dicas-para-conservar-roupas

Use produtos adequados

Mais importante do que o uso de produtos adequados, para conservar roupas por mais tempo é necessário saber dosar a quantidade destes produtos. Evite usar cloro exageradamente em roupas brancas, por exemplo. Dose a quantidade de sabão e amaciante que está utilizando em cada lavagem, certificando-se sempre de que todo produto saiu das roupas, pois isso, a longo prazo, danifica os tecidos.

dica-para-conservar-roupas

Lavar à mão, pode?

Em meio a correria do dia a dia parece impossível ter tempo para lavar roupas na mão, mas não se preocupe e nem precisa fazer isso. Pelo menos não com todas as roupas. Opte por esse tipo de lavagem somente para aquelas roupas que possuem tecidos delicados, como seda, por exemplo.  E evite centrifugar ou torcê-las, pois tecidos como a seda são facilmente danificados se não seguimos estas dicas. E a lavagem à mão, neste caso, ajuda a conservar a roupa por mais tempo.

conservar-roupas-dica

Passe as roupas

Toda roupa, após a secagem, deve ser passada. Tanto para manter o cheiro da lavagem, como para aumentar a durabilidade do tecido. Logicamente, para isso também é preciso seguir algumas dicas, como por exemplo, preferir passar somente com ferro à vapor.

Existem muitas outras dicas para preservar ao máximo as suas roupas, como não deixar elas expostas ao sol por muito tempo, guardá-las sempre limpas, entre outras. Conhece alguma outra dica fundamental para aumentar ainda mais a durabilidade das roupas? Conta pra gente nos comentários.

E não se esqueça que, para confeccionar lindas roupas você já pode contar com o Kit Corte de Ouro, afinal, uma roupa bonita e durável é também resultado de um trabalho bem feito durante a confecção!