7 coisas para saber antes de iniciar no corte e costura

corte-e-costura-destaque

O mundo da costura realmente é mágico e vamos combinar que quando ficamos hipnotizados pela diversidade de tecidos, linhas e agulhas, a única saída é se render aos encantos e deixar a criatividade livre, leve e solta para fazer o que quiser. No entanto, para aqueles e aquelas que estão começando no corte e costura, fizemos uma lista com recados básicos que servem como verdadeiros avisos dessa nova vida que você decidiu levar. Preparados? Então, vamos lá!

No Corte e Costura, o início nem sempre é fácil

A estilista Carolina Herrera pode até ser o seu exemplo, sua musa master, no entanto, vale lembrar que não é manuseando duas vezes a agulha e muito menos sabendo o conceito de corte e costura que você está no auge. O início é duro, tem muitas técnicas para se aprender e as inspirações e truques são infinitos. Então, nada de drama! É preciso ir a luta e treinar o máximo possível para chegar o mais próximo possível da perfeição.

Para quem deseja abrir o próprio ateliê de corte e costura, também fica a dica: atente a legislação, a economia de mercado e a quantas anda a necessidade de seu público no consumo de roupas sob medida. Analise a concorrência e administre bem o dinheiro que ganha para manter e ampliar seu negócio!

Você precisa ser persistente

corte-e-costura-inspiracao

Seja para montar um negócio próprio ou finalizar aquela roupa PO-DE-RO-SA, a paciência e persistência devem reinar absoluta dentro de você. Não, isso não é psicologia de botequim, não! Costureiras, estilistas e designers que cultivam estas virtudes vão longe e não costumam desistir na primeira linha arrebentada. A criação de qualquer peça leva tempo e, só quem já está no ramo há muito tempo sabe a gratificação que é ver um projeto pronto, com a dedicação presente em casa detalhe. Isso vale ouro!

A prática leva a perfeição

corte-e-costura-armarinhos

Tente, tente, tente! Experimente técnicas novas, teste a mescla de cores, crie um estilo próprio, e o essencial: não tenha medo de errar. Somente colocando a mão na massa, ou melhor, no tecido, você consegue se aprimorar e se destacar mediante a tantos outros profissionais que existem no mercado de corte e costura.

Seu dedo será picado, mais cedo ou mais tarde

corte-e-costura-dicas

Ah, mas existe o dedal! Está tranquilo! Não, negativo. Por mais que esta pecinha resolva boa parte dos nossos problemas na hora de costurar, saiba que vez ou outra será inevitável o encontro dos seus dedos não só com a pontinha da agulha ou alfinete, mas com outros materiais cortantes, elásticos, apertados e mais. Costureira também sofre, viu?

A cliente pode te chatear, mas você não pode se abalar

corte-e-costura-humor

Se você fizer do corte e costura um negócio, o ateliê será a sua segunda casa, quando não a primeira. Lá, além de armazenar e desenvolver as suas criações, você receberá clientes. E aí há todo tipo de pessoa que você precisa aprender a lidar da melhor forma possível, aprendendo a receber elogios e críticas do mesmo modo e sendo o máximo profissional.

Sua máquina, sua arma

corte-e-costura-dica

Sim, ela, a imponente máquina de costura sempre está lá para todos os momentos, sendo a sua parceira poderosa na elaboração de diversos tipos de roupas, itens de artesanato e mais. Por isso, conserve-a, realize uma manutenção periódica e utilize bons acessórios. Caso apareçam modelos mais techs e eficientes no mercado, estude a possibilidade de trocar aquela antiguinha por uma mais nova, que otimize a produção e confeccione com muito mais qualidade.

Estudar é uma rotina

corte-e-costura-ideias

Quer entrar no ramo de corte e costura e já começou aquele cursinho básico com dicas curingas? Ótimo, agora, promete pra gente, vai, depois que terminar este você vai iniciar outro após outro, lendo livros, correndo atrás de inspirações para nunca parar no tempo. Só com conhecimento você consegue se destacar e dar o melhor de si em cada criação. À medida que o estudo avança, você perceberá que as linhas e agulhas que antes tentavam te dominar, agora dançam conforme a sua música.

Calma, sua estrela vai brilhar!

corte-e-costura

Lembra que no começo falamos da Carolina Herrera, né? Sim, ela, como qualquer outro estilista, começou como todo mundo, no entanto, foi o fato dela gostar muito do que faz aliado ao seu profissionalismo que a tornou o que é hoje, uma referência da moda internacional. Talvez, você não chegue a brilhar em uma passarela famosa ou tenha uma peça exposta em grandes vitrines pelo mundo, mas é lógico que a gente torce pelo seu sucesso. O importante é fazer a diferença e buscar pela qualidade e pela sua identidade em qualquer criação. Aí o mundo do corte de costura é todo seu! :)

Imagens: GifBin, Tumblr, Como me Sinto Quando, Books Keep me Sane.

  • http://nenhum Bárbara Silva

    Gostei muito dessas dicas.dicas assim fazem agente sempre querer vencer mais e mais.parabéns!

    • Rose Coiffeur

      Adorei as dicas,parabéns !!!! e obrigada

      • Armarinhos Web

        Eba! Que bom que gostou Rose! Volte sempre tá? Beijos!

    • Armarinhos Web

      Oi Bárbara, isso mesmo! Estamos aí pra compartilhar o que há de bom :) Um beijo querida!