Dicas para preservar materiais de corte e costura

corte-e-costura

Seja costureira por profissão ou por hobby, todas fazem por amor a costura, não é mesmo? E é por isso que o cuidado com os objetos de trabalho do ateliê merecem dedicação e carinho. Para te ajudar a conservar melhor os materiais de corte costura, trouxemos algumas dicas básicas, que vão melhorar o trabalho e prevenir os objetos, afinal, não custa nada cuidar bem dos materiais.

Cuidados com os materiais de corte e costura

A base de tudo para conservar os materiais de corte e costura, está na maneira de organizá-los. Tenha espaços próprios para cada tipo de objeto, não misture e evite bagunça. Muitos materiais acabam danificando ou se perdendo entre os vários utensílios que são usados para corte e costura. Caixas organizadoras, potinhos, cestas, gavetas, etc são sempre muito bem vindos.

Armazenamento de tecidos

Os tecidos devem ser guardados em lugares fechados. Assim você evita contato com poeira, água, luz, e qualquer outra coisa que faça o tecido perder a cor ou qualidade. Ambientes fechados também previnem o material de corte e costura de insetos que correm o tecido. Não deixe-os diretamente próximos a paredes, eles podem mofar absorvendo umidade.

Tesouras de corte e costura

Para começar, é importante separar uma tesoura apenas para cortar tecido. Prefira os materiais presos por parafuso, então você pode controlar melhor o corte, apertando-o afrouxando-o.

corte-e-costura-tesoura

Atenção para alfinetes e agulhas

Como são materiais muito pequenos, perder alfinetes e agulhas é muito fácil. A dica é espetar os materiais de corte e costura que estão em uso frequente em uma almofada porta-agulha. Para que eles não enferrujem, você pode espetá-los no sabão em barra. Mas separe um local para deixar todos esses pequenos objetos juntos.

corte-e-costura-alfinetes

Linhas de costura

Assim como os tecidos, as linhas desbotam e mofam, então elas precisam estar sempre guardadas em locais fechados, evitando contado com sol e sujeira. Tome muito cuidado ao passá-las pela máquina, caso contrário, o próprio funcionamento da máquina estará em risco, devido a engrenagem que pode acabar presa pelas linhas.

A máquina de costurar

É importante ler o manual da máquina e ficar atenta as condições de manutenção. Mas para todos os casos, é fundamental que ela fique sempre limpa, inclusive por dentro. Então sempre que puder, retire a poeira acumulada dentro do equipamento e limpe por fora diariamente. Não esqueça de lubrificar as engrenagens usando óleo específico.

As chances de aumentar a vida dos materiais de corte e costura são bem maiores quando tomamos algumas medidas simples como essa. Cuide do seu material e visite a nossa loja virtual para adquirir novos utensílios de corte e costura.

Fonte imagens: commons.wikimedia, thatssewnina.

apostila-de-costura