Corte e Costura | Dicas básicas de acabamento

corte-costura

Gosta de costurar roupas? Se gosta, ou está no caminho para aprender, algumas dicas de costura são indispensáveis. Tendo noção sobre Corte e Costura e seguindo recomendações básicas você vai longe! Aqui trazemos para você algumas dicas para acabamento de costura.

Corte e Costura | Dicas básicas que você não pode perder

Para cada tipo de tecido, existe um acabamento diferente. Por isso é bem difícil encontrar as dicas exatas para o que você precisa. Pensando nisto, os conselhos práticos que vamos mostrar foram retirados de um manual de costura bem didático (confira a postagem até o final), e podem ser usados para qualquer tipo de acabamento de costura. Não esqueça que o acabamento sempre vai depender da peça. Se a peça é para ser usada sempre, logicamente o acabamento deve ser mais elaborado.

Dica para pregar botões

Para pregar botões você deve marcar com um alfinete a extremidade exterior da casa. Os botões com pé, necessitam de um espaço para a casa. Você pode colocar um fósforo atravessado no cimo do botão para passar a linha sobre o fósforo. Vá puxando, enrolando a linha por volta dos pontos por baixo do botão e finalizando.

corte-e-costura

Dica para fazer botões forrados

Os botões forrados são um charme! Corte um tecido no formato do botão, com o dobro do tamanho dele. Forre antes o botão com um material macio, depois costure em volta do tecido, prendendo bem a linha. Cubra a parte inferior do botão como desejar, para não ficar feio.

Dica para Ilhós

acabamento-de-costuraO ilhós dá um toque especial na roupa, bem delicado. Para colocar, é preciso um furador de tecido. Faça os buracos mantendo distância entre eles e costure toda a volta com ponto de alinhavo ou cadeia (em breve faremos uma postagem sobre pontos de costura, fique de olho no blog!). O ilhós é mais resistente do que botões, dificilmente caem da peça.

Dica para acabamento em Zigzag

Um acabamento rápido e bastante eficiente, que fica interessante visualmente. Para chegar nele, regule o ponto da máquina de costura em comprimento reduzido (em média 1,5mm). Vá costurando rente à borda da margem de costura. Pode ser usado em qualquer tecido, desde que o processo seja realizado com cuidado.

cortando-e-costurando

Dica para economizar no corte

Para economizar tecido é preciso colocar o molde exatamente sobre o tecido dobrado, evitando excessos. Qualquer parte com dobra no meio deve ser colocada na dobra do tecido. Além destas dicas básicas para economizar no corte, você pode optar pelo sistema mais perfeito e prático já criado até hoje para fazer roupas. As peças são feitas sob medidas, sem deixar sobrar ou faltar nadinha. Veja um pouco mais sobre ele a seguir!

Com o Corte de Ouro você economiza tempo e tecido!

O sistema de costura Lutterloh, mais conhecido como Corte de Ouro, foi criado para diminuir o tempo de costura de quem confeccionava roupas na Alemanha. Já em seguida, ficou conhecido no mundo todo e passou a facilitar o trabalho das costureiras profissionais e, principalmente, das iniciantes. O Corte permite que você obtenha moldes ajustados e ideais tirando só duas medidas do corpo (busto e quadril), seguindo a teoria de que o homem é a medida universal de todas as coisas (veja mais aqui).  O vídeo mostra como é fácil costurar com Corte de Ouro. Dá uma olhada nesta que é a melhor dica de Corte de Costura que você poderia encontrar!

Se interessou? Entre em contato com o Armarinhos Web para adquirir o seu kit de costura Corte de Ouro e ver muitas outras dicas de Corte de Costura. Se você mora em Curitiba, pode conhecer o produto pessoalmente. O escritório fica na Avenida Manoel Ribas, 985 – Sala 45.

apostila-de-costura

  • ANDREIA

    ISSO E REALMENTE UMA MARAVILHA QUERO ADQUIRIR ESSE METODO!