Costura criativa é feita na própria mão. Conheça os trabalhos!

Dois artistas decidiram inovar e criaram trabalhos inspirados na costura criativa, porém, a arte de ambos é feita na própria mão. (*imagens podem ser fortes para algumas pessoas).
arte-na-mao

Até que ponto um artista pode chegar para manifestar a sua arte? Com certeza você já se deparou com iniciativas bem interessantes, mas nada se compara com o que mostraremos neste post. Dois artistas, com propostas diferentes na teoria, mas bem parecidas na prática, inovaram ao se apoderar da costura criativa. Porém, a ‘confecção’ com linhas e agulhas é feita na pele, mais precisamente nas mãos. Isto mesmo, nada de tecidos ou técnicas de modelagem, tudo é feito com detalhes nas palmas das mãos. Veja imagens dos trabalhos!

A costura criativa de David Catá

costura

David Catá é um artista espanhol de 25 anos. No site oficial, você encontra muito dos seus trabalhos, mas um chamou muita atenção de toda a mídia nacional e internacional. A obra ‘’A Flor de Piel’’ retrata os entes queridos do artista na mão do próprio Catá, tudo costurado apenas com linhas e agulhas. Sim, ao invés de partir para uma simples pintura ou escultura, o artista fez novo e bastante peculiar. Uma costura criativa e bem diferente.

costura-bizarra-na-mao

costura-criativa

costura-criativa-na-mao

costura-diferente-na-mao

costura-na-mao

Perceba pelas imagens que o trabalho dessa costura criativa é minucioso, e a agulha passa pela camada mais fina da pele. Ao ser entrevistado pelo site The Huffington Post, Catá afirmou que o seu trabalho é resultado de um estudo profundo e que tem um significado muito importante para ele.  “[…] os retratos são costurados na palma da mão, porque isso representa a ligação que tenho com essas pessoas, como eles deixam a sua impressão sobre mim depois de sua passagem através minha vida.”

E nesta costura criativa, não foram poucos os retratos familiares ‘confeccionados’ na própria mão de Catá, tampouco, foram economizadas linhas e agulhas. A imensa quantidade de pontos de costura enriquece o trabalho do artista e nos deixa ainda mais impressionados quando vemos os resultados posteriores à retirada dos pontos das mãos. A pele sangra e fica com pequenas feridas que devem doer bastante.

A costura criativa de Eliza Bennet

costurar-arte

Se o trabalho de costura criativa de Catá teve um viés mais familiar, a obra da artista inglesa Eliza Bennet possui um caráter mais politizado. No projeto “A Woman’s Work Is Never Done”, a artista costurou a própria mão para retratar os efeitos do trabalho duro nas mãos femininas, desafiando àqueles que acreditam que os trabalhos realizados pelas mulheres é fácil e pouco desgastante.

costurar-linha-na-mao

costurar-mao

costurar-na-mao

Este tipo de costura criativa, assim como o trabalho anterior, deixa grandes marcas nas mãos. Perceba a quantidade de pontos de costura e o trabalho que deve ter dado para a criação desse projeto. Os fios seguem pelas linhas da mão, resultando em um trabalho incrivelmente intenso.

E você, faria algo parecido com o trabalho dos artistas ou prefere fazer costura criativa no tecido mesmo? Conte pra gente!

Fonte: Bored Panda, The Huffington Post