Na crise, costura delivery é a saída para completar renda

costureira-delivery-dicas

Você já ouviu falar em costura delivery? Serviço profissional está se tornando uma alternativa para quem precisa de uma graninha a mais no bolso. Veja tudo!

Mesmo em lados opostos, patrões e colaboradores concordam que a situação econômica do país não está nada boa. A crise está fazendo muitas empresas fecharem e funcionários perderem seus empregos do dia para noite. Em meio a esta crise sem previsão para acabar, quem consegue sobreviver são aqueles que tem força de vontade e criatividade para inovar e complementar a renda. Como? Você pode usar suas habilidades para começar um ofício novo e até mesmo investir em um mercado que está a todo vapor, como, por exemplo, a costura delivery. Você já ouviu falar?

Mas, afinal, o que é costura delivery?

A costura delivery nada mais é que uma forma de prestar serviço para pessoas que precisam de ajustes em peças de roupas e não tem a mínima noção de como fazer isso. A costureira vai até a casa da cliente, faz os reparos solicitados porque possui todas as ferramentas em mãos e vai embora assim que termina o serviço. É como se a costureira tivesse um ateliê portátil no qual o principal beneficiado é o cliente, que não precisa sair de casa para fazer qualquer coisa.

costura-delivery-A iniciativa está dando tão certo que várias costureiras pelo Brasil passaram a oferecer este tipo de serviço e reacenderam um mercado esquecido pela praticidade do consumo. Afinal, se antigamente uma de nossas roupas rasgava ou tinha um ponto rompido íamos à loja e comprávamos algo novo para substituir sem pestanejar, hoje em dia pensamos duas vezes antes de comprar qualquer coisa e preferimos ajustar e economizar.

A ideia de costura delivery é ótima, né? Mas você pode se perguntar: como entrar neste mercado e conquistar clientes fiéis neste modelo de negócio? O mais importante é ter conhecimento com o que você está trabalhando, sabendo lidar com imprevistos, ter noções básicas sobre costura e manuseio de uma máquina, além, claro, de estar por dentro dos pequenos reparos manuais. Vale ressaltar também a importância de criar diferenciais a fim de se tornar um profissional único no mercado, como ser pontual, realizar promoções e ótimo atendimento.

costureira-delivery-dicas

Leia também:
10 tendências da moda 2017 pra ficar de olho e copiar

Tudo o que você precisa para ser uma costureira delivery

De certa forma, você não precisa ter um ateliê, já que você trabalhará de forma itinerante, mas alguns itens são essenciais para quem quer entrar de cabeça neste ramos de atividade.

Transporte:
a premissa de um delivery é o atendimento rápido. Portanto, é preciso estar onde o cliente solicitou em pouco tempo, já que muitas vezes o reparo precisa ser feito de imediato. Para isso, é recomendável ter um meio de transporte próprio como um carro, moto ou mesmo uma bicicleta com um espaço suficiente para seus itens de trabalho.

Máquina portátil: será a sua principal ferramenta de trabalho, portanto, invista em um equipamento prático, leve e, sobretudo, que seja fácil de transportar de um lado para o outro. Atualmente, já existem máquinas supereficientes e portáteis, inclusive, esta aí embaixo, vem com maleta e tudo!

costureira-delivery-brasileira

Maleta com acessórios: na costura delivery é imprescindível ter uma caixinha com todos os materiais necessários para os seus reparos. Além das linhas e agulhas, tenha em mãos tesoura, pedaços de tecido, botões e outros aviamentos fundamentais para o seu serviço. Ah, e não se esqueça de deixá-la sempre organizada para não faltar nada naqueles momentos em que você mais precisa.

Organização dos pedidos: não é porque você não tem um ateliê físico que você vai deixar a organização de lado, né? Mesmo se dedicando à costura delivery, você precisa deixar seus pedidos e requisições de serviço sempre à mão, inclusive fazer um balanço periódico do que gasta e recebe, a fim de evitar gastos desnecessários e prejuízos. Faça das planilhas as suas melhores amigas e jamais deixe de lado um bom bloquinho de anotações.

Telefone e outros meios de contato: é, sem dúvida, um dos itens mais importantes da lista de quem quer se dedicar à costura delivery, afinal, como seus clientes vão conseguir entrar em contato com você se não disponibilizar meios para isso? E neste caso use todas as tecnologias a seu favor: crie uma página no Facebook para fazer divulgações, use o WhatsApp para troca de mensagens rápidas e, claro, disponibilize um telefone.

costureira-delivery

Tabela de valores: não confie em sua memória ou achismos para definir os reais valores do seu serviço, pois cada tarefa que realiza exige tempo e material, e tudo isso tem um custo. Coloque tudo na ponta do lápis e crie uma tabela com valores justos no qual seus clientes vão acessar e pesquisar o quanto vão investir em seu serviço. Segundo o site M de Mulher, quem se dedica à costura delivery pode ter uma renda mensal de até R$ 1.500, cobrando cerca de R$ 75 a diária.

Agora conta pra gente, vai? Você ficou superinteressado nesta tal de costura delivery, né? Se você já oferece este serviço ou conhece alguém que já possui clientes fiéis neste ramo, deixe sua contribuição aqui nos comentários sobre toda esta experiência que é uma novidade neste mercado em crise.

Imagens: The Maker’s Atelier, Hoppingo, Singer Brasil, Sew4Home, Webinicia, Milamak Máquinas e Equipamentos.