Costura francesa | Você sabe o que é?

costura-francesa

Que a França é referência quando o assunto é confecção todo mundo sabe, afinal, é de lá que conhecemos o termo Alta Costura e sua característica básica de tecidos de qualidade e pontos totalmente bem feitos. Por falar nisso, nossa postagem de hoje está mais que especial, isto porque ensinaremos você um pouco da costura francesa. Método para costurar muito utilizado para peças elegantes e também roupas dupla-face. Saiba mais!

A costura francesa na confecção

A costura francesa, também chamada de costura embutida, é um método muito utilizado para a confecção de peças nas quais a linha não pode aparecer. Ela é distinta da costura invisível, porque o método para fazê-la é diferente desde o início: além de se usar uma linha da cor de tecido (não precisa ser transparente), os macetes para fazer os pontos são completamente diferentes e com mais qualidade. Outra característica dessa peça é o lado avesso, que também merece tratamento, ficando tão bom quanto a parte que realmente aparece.

como-fazer-costura-francesa

A costura francesa é utilizada também para peças dupla-face, ou seja, que podem ser usadas dos dois lados.

Como fazer costura francesa?

Para fazer a costura francesa é preciso ter máquina de costura, fio e tecidos, logicamente, e um ferro de passar. É preciso unir os tecidos da peça, unido o avesso de cada uma pro lado de dentro. Em seguida, deve-se costurar o tecido normalmente e,  após, deve-se cortar o tecido deixando apenas meio centímetro do tecido depois da costura. Abra a costura feita e passe o ferro para dar melhor acabamento. Vire e repita o processo de costura do lado de fora.

costura-francesa-fazer

Na costura francesa é preciso unir e costurar as duas partes do tecido e deixar o lado do avesso para dentro.

costura-francesa-como-fazer

Aprenda a fazer esta nécessaire com costura francesa aqui!

O mais importante é praticar a costura francesa em pedaços de tecido. Depois de algumas tentativas bem sucedidas, basta aplicar o método na peça de sua escolha. Esta dica também serve para regular a máquina e deixá-la bem certinha quando começar a costurar. O programa Sabor da Vida tem dicas bem legais também, vale a pena conferir. O assunto começa aos 9 minutos e 20 segundos.

Fonte das imagens: Olx, Sew for Home e informações de Sabor da Vida.

apostila-de-costura