Costura invisível | A tecnologia a serviço da moda!

costura-invisivel-como-fazer

Quem tem um ateliê de costura ou está prestes a iniciar um negócio no ramo da confecção, sabe que ter alguns segredinhos na manga é essencial para elaborar aquela peça que sua cliente quer com acabamento exclusivo e diferente. Assim, se você não recorrer aos conselhos da mãe ou da vovó, as publicações especializadas e até mesmo a internet são bons caminhos para você se informar com qualidade. O nosso blog, por exemplo, é um bom endereço para você se manter informada sobre o mundo da moda e saber de todos os segredinhos básicos para elaborar peças. Assim, na postagem de hoje, falaremos um pouco sobre a costura invisível. Você já ouviu falar nesta técnica? Saiba mais agora e não deixe de passar as suas dicas caso conheça o método!

Costura invisível? Como assim?

costura-invisivel

Depois que você elabora o molde de roupas (não deixe de contar com o Corte de Ouro!) é muito importante ter bons materiais para colocar a mão na massa: ótimos tecidos, máquinas de costura de qualidade e demais acessórios necessários para qualquer ateliê. Porém, para dar o acabamento ideal existe um segredinho básico que se você já está no ramo já conhece: é a tal da costura invisível (blind stitch), ou também chamado de ponto invisível, que dá mais qualidade a peça. Afinal, quem nunca vestiu uma roupa e odiou o resultado somente pela costura torta ou muito aparente, o que esteticamente, fica estranho?

Assim, para fazer a costura invisível existem três formas: utilizando a maneira artesanal, que consiste na criação de pequenos pontos feitos com agulha na parte contrária da peça; também já existem as máquinas de costura especiais somente para a criação deste ponto; e também tem o método utilizado por grandes indústrias de confecção que utilizam o corte a laser para criar a peça.

Quando a costura invisível é a mão, é necessário você ter mais habilidade com as agulhas e linhas. Várias blogueiras possuem tutorias para você elaborar a peça com absoluto acabamento. Aqui, nós separamos um vídeo que explica rapidamente este tipo de costura. Confira o passo a passo ativando a legenda para o português (cc), caso não esteja. Também existem as máquinas de costura invisível, porém, fique atenta as especificações para saber se a função é aquela que você precisa.

Como falamos, as indústrias também entraram com tudo neste ramo de costura invisível ou melhor, as empresas desenvolvem roupas com corte a laser que não possuem qualquer tipo de costura. São camisetas, regatas, shorts e lingeries que não possuem costura visível ou qualuqer tipo de costura. É claro que elas custam um pouco mais, mas a qualidade costuma ser excelente.

fazer-costura-invisivel

Portanto, deste post tiramos uma lição, além de ter um molde perfeito, é muito importante pensar no acabamento e também na customização da peça. Por mais que no primeiro momento sua costura invisível não fique como nos tutorias, não se preocupe, a prática é a melhor amiga da perfeição! Fica a dica! :)