5 dicas para costurar com segurança e evitar acidentes

padrao-destaque-armarinhosSe você seguir as nossas dicas para costurar com segurança, nem mesmo seu dedinho será espetado na hora de usar a máquina e os acessórios. Confira tudo!

No início do mês passado uma costureira foi notícia nos principais veículos de comunicação da cidade de Maringá (PR). A profissional trabalhava normalmente em seu ateliê quando foi surpreendida pela agulha da máquina de costura, que ficou empalada em sua mão. Hoje, ela já está estável, mas na ocasião os bombeiros tiveram que ser acionados para cortar parte da agulha e levá-la ao hospital para realizar um procedimento cirúrgico.

Sim, acidentes de costura acontecem, mas eles não precisam ser comuns. Tá certo que vez ou outra uma agulha espeta o dedinho e dói pra caramba, mas quanto menos isso acontecer melhor, né? Por isso, o post de hoje é um verdadeiro serviço de utilidade pública pra todo mundo que é do ramo. Compilamos recomendações comuns e outras normas técnicas para que você, costureira, trabalhe da forma certa e consiga costurar com segurança e bem-estar. Confira!

Para costurar com segurança, atente a ergonomia

Você sabia que o esforço repetitivo somado àquela tradicional posição sentada durante o trabalho comprometem a circulação do sangue, causando dores e até inflamações nas articulações? Para evitar estes problemas, é muito importante preparar o ambiente para que ele seja o mais confortável possível durante o trabalho e é assim que surge um termo cada vez mais comum nas pequenas e grandes empresas: a ergonomia.

costureira-segurançaLeia também:
6 aplicativos de costura para Android fáceis de baixar

A ergonomia nada mais é que um conjunto de normas que melhoram o ambiente de trabalho e garantem o bem-estar do funcionário. Para cada tipo de ofício, existem recomendações específicas e para o ateliê não é diferente. Muitas vezes a costureira, por realizar um trabalho autônomo, não dá atenção a este detalhe, mas eles são muito importantes. A cadeira de trabalho, por exemplo, precisa ser confortável o suficiente, compatível com a sua estatura e especialistas recomendam que ela seja giratória a fim de que você se esforce menos e sua coluna não sofra com o excesso de movimentos.

ergonomia-costureira

Um ambiente de trabalho adequado

Juntamente com a ergonomia, quase que correlacionado, temos a adequação do ambiente de trabalho para costurar com segurança. Ou seja, mais do que ter móveis funcionais, é extremamente importante que o ambiente como um todo esteja preparado para receber você e toda a sua disposição para trabalhar. Eis alguns itens extremamente importantes para analisar e deixar o seu ateliê seguro e funcional:

Iluminação: é extremamente importante e quase um fator de segurança dentro do ateliê, afinal de contas, você, como costureira, precisa de atenção fundamental e a luz e a sua melhor amiga durante todo o trabalho – não contar com ela pode até causar um acidente grave.
Ventilação: quanto tempo em média você passa dentro do seu ateliê? Aposto que muitas e muitas horas, né? Então, se possível, tente fazer com que o cômodo receba algum tipo de ventilação e luz do sol. Caso contrário, um ventilador ou mesmo um ar-condicionado são boas opções para trabalhar melhor e evitar a fadiga.
Cantinho do lanche: se possível, prepare um espacinho para ter pelo menos algumas bolachinhas, café e água dentro do seu ateliê, afinal, a gente sabe o quanto a costura e modelagem dão trabalho e para não faltar energia uma pausa pro lanche é fundamental.

Manuseio correto dos equipamentos

costurar-com-segurancaPara não acontecer com você aquilo que aconteceu com a nossa querida costureira de Maringá que falamos no começo do post, é fundamental que você conheça a sua máquina de costura como a palma de sua mão, lendo todo o manual, conhecendo suas particularidades e funcionalidades. Outro ponto importante é realizar uma manutenção periódica e ainda regular a máquina conforme as instruções da marca.

Cuidados com você

A gente já falou bastante sobre a importância do espaço de trabalho e como costurar com segurança, mas a gente não pode deixar de mencionar os cuidados que você precisa ter com você mesma durante o período em que está trabalhando. Por exemplo: prenda os cabelos para que eles  não fiquem caindo sobre os olhos, isso pode causar acidentes; o mesmo vale para roupas de manga comprida e até mesmo acessórios e bijuterias.

seguranca-na-costuraAo menor sinal de desgaste ou vista cansada não hesite em parar. A fadiga, além de prejudicar o seu rendimento e criatividade durante o trabalho, pode comprometer a sua segurança, já que está cansada e sem energia. Portanto, pare e retome as atividades assim que estiver e se sentir pronta para mais uma jornada!

A importância do alongamento

O alongamento nada mais é que exercícios físicos que têm o poder de aumentar a flexibilidade e seu desempenho durante as atividades. Antes de começar ou quando o cansaço bater, levante-se e faça movimentos que façam o seu sangue circular; respirando e fazendo com que o corpo saia da mesma posição. Aqui neste vídeo tem uma série de movimentos bem legais que podem te ajudar.

Viu só? Com dicas simples você consegue costurar com segurança e ainda trabalhar melhor. Se você tem algum segredinho para otimizar o seu espaço de trabalho, conte pra gente nos comentários!

Imagens: Hudson Calasans, The Huffington Post, Shutterstock, Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – Artigo Aqui.