Costurar Roupas próprias é o que está na Moda

costurar-roupas-proprias

costurar-roupas

É com esta a frase que o Tumbrl do site de moda Toda Pink elucidou uma linda imagem. Quem concorda? Muitas garotas! O contexto fashion vem reunindo milhares de jovens apaixonadas por moda e pela arte da costura. E com o advento da internet, estas descobridoras do ofício começaram a publicar cada vez mais conteúdos, tutoriais e dicas. A blogosfera do vestuário está em alta, e não é para menos, são vários blogs e páginas envolvendo costura que fica até complicado escolher entre eles. É o que você confere hoje aqui no blog: porque customizar e costurar roupas próprias é legal?

Muitas vezes indo contra a indústria têxtil e os padrões da moda, as garotas que costuram formam um grupo distinto. Estas, diferenciam-se das garotas que somente gostam de moda e dão dicas sobre vestuário. Elas costuram e estão na web mostrando para todos que costurar é uma arte, é divertido, e também muito fácil. A maioria também fala de moda, fotografia, design e beleza mas as dicas de costura não podem faltar. Desde como fazer um molde de roupas até a customização de peças, as jovens costureiras dão show quando o assunto é costura. E tudo de um jeito leve e descontraído. E o melhor? Lindo de se ver.

Conversamos com duas jovens costureiras, que tal conferir?

Dois exemplos de quem curte costurar roupas

costurar-roupas-

costurar-roupas-cherry

“Para mim, a costura é uma espécie de arte”, Bárbara Bet Kohls.

O The Cherry Tale é o blog da Barbara Kohls, ela já é amiga aqui do blog Armarinhos e temos que admitir que o projeto dela é fantástico! Ela ama costurar roupas próprias e ensina o passo a passo de como ela faz. No blog, tem de tudo um pouco para quem curte artesanato, DIY, costura e muito mais. A Bárbara mostrou o que pensa aqui pra nós! Dá uma lidinha:

  • Costura para você é:

Uma forma barata e prazerosa de criar minhas próprias roupas do jeitinho que eu quero.

  • Porque costurar as próprias roupas?

Sempre fui apaixonada por moda e percebi que poderia criar minhas peças sem ter que esperar as tendências aparecerem nas vitrines. Assim, tenho roupas exclusivas e que seguem e valorizam meu estilo!

  • Qual é a dica para quem quer começar a costurar também?

No começo, a costura pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não desista na primeira dificuldade! Muita gente me pergunta sobre locais para fazer cursos e eu, apesar de conhecer bons cursos online, recomendo sempre aqueles presenciais mesmo, nos quais você aprende as técnicas de costura na prática.

  • Da onde vem a paixão por costura?

Para mim, a costura é uma espécie de arte. Assim como o pintor precisa de uma ideia para passar pro quadro, quem costura também precisa de uma inspiração para criar as peças. Todo o trabalho de pesquisa e montagem das roupas me encanta e é por isso que eu procuro aprender cada vez mais sobre o mundo da costura, juntamente com o da moda.

  • Da onde nasceu a ideia do blog?

Eu sempre quis ter um cantinho só meu em que eu pudesse falar de moda, tendências e dividir inspirações com outras garotas. Além disso, sempre gostei de fazer minhas próprias coisas, como roupas e acessórios, e foi a partir do blog que descobri que poderia compartilhar essa paixão e criatividade.

  • Outras coisas que curte:

Visitar outros blogs, ler, escrever, conhecer bandas novas, viajar, fotografar, aprender sobre moda e muito mais!

costurar-roupas-customizar

costurar-roupas-elisa

“Costurar para mim é uma forma de terapia: uma peça que só existe na minha cabeça se transforma em um objeto real e palpável, não é mágico isso?”. Elisa Dantas.

Quem pensa que costurar é chato, engana-se. A Costureirinha está aí para provar! Ela tem blog e também cultiva as outras redes sociais da web. O mais legal: tem até uma lojinha virtual onde ela vende as roupas que costura. Uma coisa linda de acompanhar e o que prova que costurar roupas próprias e fazer desta arte uma fonte de renda pode ser algo saudável, divertido e ir além das suas expectativas. A Costureirinha é a personagem e projeto da nossa amiga Elisa que contou tudinho sobre a arte da costura, que tal?

  • Costura para você é:

Costurar para mim é uma forma de terapia: uma peça que só existe na minha cabeça se transforma em um objeto real e palpável, não é mágico isso? Mais gostoso ainda quando vejo alguém usando uma roupa que eu fiz, traz realização e muita alegria.

  • Porque costurar as próprias roupas?

Eu adoro presentear, então termino por fazer peças para amigas, familiares e até mesmo para decoração da casa.Tenho algumas peças que fiz para mim e é bem legal usá-las, pois vira e mexe me perguntam onde comprei tal peça e responder “fui eu que fiz” é bem bacana.Costurar as próprias roupas é uma super vantagem, principalmente se você, como eu, não tem um corpo “padrão modelo” e sempre tem que mandar ajustar as peças compradas prontas. É econômico e faz com que você não tenha uma peça igual a ninguém, única e com a sua cara!

  • Qual é a dica para quem quer começar a costurar também?

Minha dica é efetivamente começar! Não espere muito, costurar é muito gostoso e hoje em dia encontrar informações, cursos e dicas é muito mais fácil. A costura traz tranquilidade, realização e estimula a criatividade. Sem contar que dá para fazer presentes únicos e se você se dedicar, até ganhar um troquinho!

  • Da onde vem a paixão por costura?

Minha paixão pela costura vem desde a infância, observando minhas avós costurando e bordando. Desde pequena fazia roupas para as bonecas, mas quando cresci essa paixão foi deixada de lado por conta dos estudos e trabalho. Quando me mudei para São Paulo (sou brasiliense) resolvi fazer aulas em meu tempo livre e foi maravilhoso! A cada evolução eu vibrava! Daí vieram só alegrias: fiz mais cursos, novas amigas apaixonadas pelas costurices e me especializei como modelista. Trabalhei em fábricas, abri meu próprio ateliê de roupas sob medida.

  • Da onde nasceu a ideia da costureirinha?

A Costureirinha surgiu da ideia de unir minhas principais paixões: a escrita e a costura. Quando li o livro “Balzac e a Costureirinha Chinesa” tive na personagem principal a inspiração que faltava para criar minha linha de roupas e me dedicar a divulgar o conhecimento da costura que adquiri em minha experiência.Se a costura trouxe tantas coisas positivas para mim, que dirá para as outras pessoas? A partir daí elaborei postagens e várias novidades que virão por aí para ajudar a disseminar esse “bichinho da costura”, que faz tão bem pra quem é mordido por ele!

  • Outras coisas que curte:

O artesanal me encanta. Minha casa tem móveis reaproveitados de pallets e caixas de feira, o ateliê de costura tem utensílios de organização feitos de sobras de madeira e muito mais.Também adoro ler, escrever no meu blog e o ronron dos meus gatos, que me acompanham madrugada afora nas aventuras na máquina de costura.

Nossos dois exemplos de garotas que costuram mostram o quanto a costura pode ser relevante e o diferencial de alguém não é mesmo? Gostou? Ajude a divulgar, compartilhe!

  • Julia

    Você é MUITO linda e gostei do seu blog!!Parabéns!

  • Laryssa Machado

    Adorei o post,
    até porque eu também costuro algumas peça para mim. Sou iniciante e ainda não fiz um curso, mas quero me aperfeiçoar.

    http://lary-di-lua.blogspot.com.br/

    • Larissa

      Oi Laryssa, que bom, fico feliz :)