Customização com tecido | Dicas para reformar móveis

customizacao-com-tecido

Quem nunca teve aquela ideia brilhante de substituir móveis que já não combinam mais com a casa? Normalmente, o primeiro passo é garimpar pela internet algumas inspirações, depois vem aquela vontade de comprar móveis novos. Porém, na maioria das vezes os móveis que você já possui, podem ser reaproveitados, ganhar cara nova e até outro ambiente para decorar. A customização com tecido pode salvar móveis com investimento muito menor, sem falar na originalidade, colorido e charme exclusivo que você pode dar para eles. Vem ver como reformá-los com tecido!

Como fazer customização com tecido em móveis

Pode parecer trabalhoso, mas na verdade o processo de customização com tecido é bem tranquilo e rápido, só depende do tamanho do móvel que você quer reformar. Não há muitos truques e nem detalhes para acertar, mas ficar de olho no tipo de tecido é importante para garantir melhor acabamento na madeira e permanência da cor do tecido, já que em madeiras escuras a cor pode modificar. Outra dica é dar atenção às bordas, para que o tecido não descole ou desfie.

Que tecido escolher?

Geralmente, os móveis que precisam de uma reforminha já são antigos, com madeira escura ou com imperfeições e, o que queremos é esconder tudo isso. Então, na hora de escolher o tecido para customização, verifique a espessura, cor e elastano. Ele precisa ser resistente, mas se for muito grosso pode ficar difícil de fixar a madeira. O mesmo acontece se o tecido for muito elástico, pois é preciso esticá-lo bem na hora de colar e ele pode acabar “escorregando”. Já a cor, se for muito clara pode acabar entregando a cor da madeira ao fundo.

customizacao-com-tecido-variados

Materiais para customização com tecido

  • Tecido – resistente
  • Lixa
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Pincel ou rolinho de esponja
  • Espátula ou régua
  • Verniz em spray, fosco e incolor

Passo a Passo

Antes de começar a desdobrar os tecidos ou qualquer outra coisa, faça uma boa limpeza no móvel. Isso influencia diretamente na fixação do tecido, na durabilidade da reforma e até nos acabamentos, que ficam muito melhores e mais bonitos. Retire toda a poeira que inevitavelmente acumula nos cantinhos, você pode usar um pincel pequeno para auxiliar e até alguns produtos para madeira. Espere secar e mãos à obra!

customizacao-com-tecido-colorido

1º passo: lixe toda a superfície onde o tecido será aplicado, principalmente se for móvel industrializado, pois eles costumam ser envernizados, dificultando a fixação da cola e do tecido.

2º passo: meça o tecido sobre a parte onde será colado e sempre deixe sobra de pelo menos um palmo para todas as bordas da superfície.

customizacao-com-tecido-comoda

3º passo: hora de aplicar a cola! Espalhe camadas generosas sobre a madeira de forma rápida e uniforme, assim você evita que a cola esteja pouco fresca quando colocar o tecido.

4º passo: vá colocando o tecido sobre a madeira com cuidado, esticando para que não formem bolhas ou outras imperfeições. A espátula ou régua podem ajudar nessa parte, enquanto você cola o tecido vá alisando a superfície com tecido.

customizacao-com-tecido-prateleira

5º passo: aplique cola e tecido nas laterais, só depois faça o contorno para que o tecido fique bem firme e preso à madeira. Finalize com pouca cola sobre o tecido que ficará escondido no móvel.

6º passo: acabamento! Depois de terminar as laterais o móvel está pronto e com visual bastante rústico. Mas você pode deixá-lo mais elegante usando o verniz em spray (fosco e incolor), ele dará brilho aumentando a durabilidade da customização com tecido.

Agora é só escolher o ambiente para decorar com o novo-velho móvel. Deixe as experiências da customização com tecido em móveis nos comentários, vamos adorar saber!

Fonte imagens: detalhesmagicos, tecidoadesivo, atitudesustentavel, espacoquatro.