Design de moda para cadeirantes está cada vez mais acessível

moda-para-cadeirante

Com modelagens e tecidos especiais, o design de moda para cadeirantes prova que o cenário fashion pode ser superinclusivo. Veja o que há de novo no mercado!

Qual é a principal função da moda? Muitos vão dizer – e até mesmo você pode pensar – que é nos deixar mais bonitos e confortáveis. Por isso, na hora de comprar ou fazer uma peça de roupa, nós prezamos por estas qualidades, inclusive, se as peças são mais simples de vestir e se moldam ao corpo, é muito mais bacana, né?

Mas, pensa bem: se pra gente é um tanto quanto complicado encontrar roupas interessantes, imagine para pessoas com deficiência, que possuem limitações e mais dificuldades em encontrar peças que necessariamente precisam ser funcionais. Assim, surge o design de moda para cadeirantes, você já ouviu falar?

design-de-moda-para-cadeirantes

A gente já ouviu falar sobre design de moda inclusiva e volta e meia adoramos postar aqui no blog notícias sobre este tipo de costura e modelagem. Por isso, no post de hoje, resolvemos listar por aqui duas marcas têxteis que se dedicam, criam e fomentam um verdadeiro mercado focado nas necessidades de pessoas com deficiência. Você vai se impressionar com todos as novidades que já existem e que deixam a vida destas pessoas muito melhor!

O design de moda para cadeirantes by Izzy Camilleri

Izzy Camilleri é uma estilista canadense que tem mais de 30 de experiência no mercado da moda, no entanto, foi há cerca de 15 anos que ela começou a se dedicar a criação de roupas adaptáveis e inclusivas. Pioneira, Izzy buscou referências e conversou com cadeirantes para entender quais eram as necessidades deles e, aos poucos, a estilista foi criando peças diferenciadas e os pedidos não pararam de aumentar.

design-de-moda-cadeirantes

Até Izzy lançar a IZ Collection, em 2009, o processo de aprendizagem foi constante. Ela sabia que precisava criar roupas altamente confortáveis e que não machucassem o cliente. Por isso, as roupas de sua coleção possuem, por exemplo, fechamento com velcros, medidas diferenciadas na parte de trás, além de costuras e modelagens que facilitam o caimento e conforto para cadeirantes.

design-de-moda-para-cadeirante

design-de-moda-pra-cadeirantes

Hoje, a IZ Collection possui uma loja online, atrai clientes de todo o mundo e ainda destina 10% de cada venda para instituições que se dedicam a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência. Outra iniciativa bem legal foi dar protagonismo aos modelos cadeirantes que desfilam e realizam editoriais da marca a cada nova coleção lançada.

Moda inclusiva no Brasil

Quando o assunto é design de moda para cadeirantes, o Brasil também tem motivos para se orgulhar. Lançada em 2013, a Lado B Moda Inclusiva também segue a mesma proposta da IZ Collection: facilitar o dia a dia de pessoas com necessidades especiais, incluindo nesta conta muito estilo, claro. A marca foi uma idealização da fisioterapeuta paulista Dariene Rodrigues que ouvia muito de seus pacientes sobre as dificuldades em se adaptar as vestimentas convencionais.

moda-para-cadeirantes

Assim como Izzy, Dariene procurou entender as necessidades de seus pacientes e tantas outras pessoas com deficiência com dificuldades em encontrar peças mais adequadas. A equipe da Lado B Moda Inclusiva também procura oferecer produtos de qualidade produzidas com matérias-primas de excelência – o que justifica que as peças especiais sejam comercializadas um pouquinho mais caro.

Leia também:
Jovens criam máquina de costura para deficientes e podem vencer competição

De qualquer forma, ambas as ideias de design de moda para cadeirantes são incríveis, né? Ainda mais quando sabemos que, segundo o senso do IBGE, cerca 6,2% da população do Brasil tem algum tipo de deficiência, portanto, existe sim um público consumidor que precisa de mais atenção – e o cenário fashion está fazendo a sua parte.

Agora conta pra gente aqui nos comentários o que você acha das iniciativas! Se você conhece alguma outra marca que realiza este trabalho de moda inclusiva não deixe de nos indicar e ajudar quem precisa, ok?

Imagens: Metro, Lado B Moda Inclusiva, Design Culture, Izzy Camilleri.
Com informações de Globo.com, Fashionista, Economia Uol, Design Culture.