Dia da Criatividade e sua importância na costura!

Dia 17 de novembro, é comemorado no Brasil o Dia da Criatividade. A criatividade está relacionada com a habilidade de criar e fazer tarefas com métodos diferentes do habitual e resolver problemas de forma rápida, fácil e muitas vezes, mais econômica. A criatividade está presente em tudo na nossa vida e graças a ela coisas incríveis podem ser criadas.

dia-da-criatividade

Para quem trabalha com costura, artesanato e outros tipos de trabalhos manuais, sabe o quanto a criatividade é importante no processo de criação das peças. Ideias diferentes e criativas fazem de um simples pedaço de pano, uma roupa, um objeto, um enfeite, ou qualquer outra peça.

Dia da Criatividade | Trabalho com Patchwork

Patchwork é o trabalho feito com retalhos de tecido que juntos e costurados de forma acolchoada, tornam-se roupas, peças de decoração e objetos de artesanato. O patchwork está presente em nossa história desde a Idade Média, contudo, de uns tempos pra cá ele ganhou mais espaço no mercado e nesse dia da criatividade não poderíamos esquecer dessa técnica criativa de “reciclar os restos de tecido.

dia-da-criatividade-patchwork

O patchwork além de acabar com o desperdício de tecidos jogados fora, deixa objetos e roupas velhas com cara de novos e objetos customizados com o patchwork deixam ambientes diferentes, além de ser uma forma de mudar a decoração de maneira criativa e diferenciada. Contudo, nem sempre temos a criatividade que gostaríamos de ter e por isso, segue algumas dicas de especialistas, que foram entrevistados no site de comportamento “Delas” da IG, para você trabalhar a sua!

Dia da Criatividade | Dicas

Primeiramente, é muito importante aceitar ideias de terceiros na realização de atividades. Muitas vezes, a partir daquela ideia você poderá aprimorar e criar algo incrível. Segundo Fabio Zugman, autor de diversos livros relacionados à administração como: Criatividade sem Segredos e Administração para Profissionais Liberais, assistir filmes e seriados de comédia também ajudam no processo de criatividade, já que, “é comum uma pessoa ter uma experiência boa num dia e, depois, ter uma grande ideia”.

O neurologista Leandro Tales recomenda também que as pessoas ouçam o seu sexto sentido, pois, “A intuição é função cerebral guiada por experiências nem sempre conscientes. Pessoas criativas exercitam, valorizam e expressam suas intuições. Com bom senso, dê vazão às sensações pouco ancoradas na lógica e na razão”.

dia-da-criatividade2

A prática de exercícios em longo prazo e o consumo de chocolate e café de maneira moderada, possuem relação com a produtividade e criatividade, além de darem energia para você pensar em novas ideias, contudo, é muito importante relaxar e pensar em outras coisas por algumas horas antes de voltar para as atividades, já que, a pressão em uma determinada atividade pode prejudicar o processo criativo.

Feliz dia da criatividade para todos os que acompanham o Armarinhos Web e que vocês continuem tendo sempre criatividade nos trabalhos manuais e continuem deixando a arte da costura e do artesanato cada vez mais forte! Para que vocês tenham sempre inspirações para os seus trabalhos, não deixem de assistir os vídeos do Ponto da Costura e acompanhar as postagens aqui no blog!