Dicas de corte e costura | Aprenda costurar com o cetim

dicas-de-corte-e-costura

Se você costura, provavelmente já deve teve contato com o cetim e sabe que ele exige alguns cuidados para ser manuseado. O tecido de cetim é delicado e normalmente utilizado para fazer roupas de festas ou peças mais sofisticadas, que normalmente são usadas em ocasiões importantes. Para te ajudar com a costura em cetim, temos algumas dicas de corte e costura fundamentais para esse tecido, confira!

Corte e costura em cetim

Para costurar cetim é preciso ter algumas habilidades ou no mínimo alguma experiência. Mas, com essas dicas de corte e costura, mesmo iniciantes poderão trabalhar com mais tranquilidade nesse tecido. Para começar, tenha em mente três itens superimportantes para manusear o cetim: corte, costura e tecido bem passado.

Como guardar o cetim

O tecido de cetim é muito fino, por isso, ele tende a amassar e fazer marcas pesadas difíceis de desfazer. Para evitar que isso aconteça, tome cuidado com o modo de guardar o cetim, ao invés de dobrá-lo, prefira armazenar em rolos, assim você mantém a qualidade do tecido diminui a necessidade de passá-lo.

dicas-de-corte-e-costura-guardar-cetim

Tesoura afiada própria para corte e costura

Facilmente o cetim é desfiado se for cortado sem cuidado ou com tesouras desalinhas e sem fio. Tenha certeza de que a tesoura foi afiada recentemente ou, para garantir, afie sempre que for trabalhar com cetim. As chances de desfiá-lo usando bom material para cortar é bem menor. É possível utilizar um cortador circular para facilitar.

dicas-de-corte-e-costura-cetim-tesoura

Dica de corte e costura: cetim em viés

Cetim em viés é mais fácil de manusear porque desfia bem menos que o cetim com acabamento comum. Iniciantes devem preferir o acabamento em viés, principalmente porque podem demorar mais para costurar e o tecido vai desfiando enquanto isso. Além disso, outra dica de corte e costura com cetim em viés, é que ele costuma ser mais leve e por isso, proporciona caimento melhor para a peça.

Alinhave antes de costurar

Ao alinhavar a mão, você previne o corte do tecido e ajuda a mantê-lo nas mesmas condições até chegar a costurar na máquina. Somente alfinetes não são suficientes para o cetim, já que o tecido é fino e liso, eles podem acabar escapando e você perde o molde para costurar.

Acabamento no tecido de cetim

Qualquer acabamento como o zig-zag pode resolver a finalização da costura em cetim. É importante fazer o acabamento para evitar fios soltos que, se puxados, estragam a peça toda em poucos instantes.

Dica para passar tecido de cetim

Geralmente, cetim tem caimento natural, mas se for preciso passá-lo, passe sempre pelo lado avesso da peça. Por ser muito delicado ele pode estragar com a temperatura muito alta do ferro.

dicas-de-corte-e-costura-passar-cetim

Teste de costura em cetim

Antes de costurar o tecido na máquina, faça testes com retalhos de cetim para ajustar o tamanho da agulha e linha. Prefira agulhas finas e linhas usadas para costurar lingerie, elas são mais delicadas e ficam perfeitas no cetim.

Aproveite para conferir a nossa loja virtual e continue navegando pelo blog para outras dicas de corte e costura.

Fonte imagens: misspinklemonade, tangibledaydreams.

apostila-de-costura

  • Angelo Rodrigo de Souza

    Adorei a dica. Obrigado.