6 pontos para doar roupas usadas pelo Brasil

doar-roupa-usadaQue tal fazer o bem e doar roupas usadas? Nós separamos locais espalhados pelo Brasil que realizam o recolhimento e fazem o inverno de muitas pessoas muito melhor!

Toda semana a roupa é a nossa principal pauta, porém, hoje vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mostrar o que é tendência e fazer com que você deixe o seu guarda-roupa lotado de peças, nós temos um bom motivo para você separar uma caixa e colocar nela todas as roupas que não servem mais para você. Que tal fazer o bem e procurar pontos para doar roupas usados e fazer o inverno de quem precisa muito mais feliz, hein?

Afinal, com o inverno chegando, muitas instituições fazem todo tipo de divulgação para conscientizar a população sobre a importância em ajudar pessoas que nem mesmo um armário possuem. Então, neste post, nós separamos seis pontos para doar roupas usados espalhados pelo Brasil – inclusive, tem até quem busque as peças aí na sua casa. Se o que faltava eram motivos para fazer o bem, agora não falta mais!

como-doar-roupas-usadasDoar roupas usadas para igrejas

Com certeza há uma igreja perto da sua casa e talvez ela seja um dos pontos para doar roupas usadas mais comum entre todos que citaremos aqui. Sempre fazendo campanhas para ajudar, as igrejas recolhem o maior número de peças neste período para realizar bazares beneficentes ou mesmo ser a ponte entre quem doa e a pessoa que mais precisa.

Fundação social da Prefeitura

Toda prefeitura possui um setor específico que recolhe doações não só no inverno, mas o ano todo. Agora, muito provavelmente, várias deles realizam campanhas na TV e em locais públicos, pois este é o momento que eles mais precisam de ajuda. Então, acesse o site da prefeitura da sua cidade para saber mais informações. A Fundação de Ação Social de Curitiba (PR), por exemplo, recolhe doações diretamente na sua casa.

campanha-do-agasalho

Campanha do Agasalho da Prefeitura de Curitiba.

Instituições de ensino

Escolas públicas, privadas e até mesmo universidades fazem campanhas de inverno para recolher doações de roupas usadas. No entanto, não são todas que fazem e por isso, você deve entrar em contato com as instituições localizadas perto de você para saber se eles realizam o recolhimento.

Leia também:
Jovens criam máquina de costura para deficientes e podem vencer competição
Design de moda para cadeirantes está cada vez mais acessível

Cabides Solidários

O Cabide Solidário é uma ação que começou pela internet e que está se espalhando por várias regiões do país e do mundo. A ideia é bem simples: plaquinhas com cabides de roupas são colocados em locais estratégicos e de grande movimentação. Quem precisa, pega a peça e quem quer doar, basta deixar a roupa no cabide e pronto. Infelizmente, ainda não existe um site que faça um mapeamento dos cabides solidários mais próximos, no entanto, como a ideia é muito simples, qualquer pessoa pode se juntar e fazer com que o projeto aconteça em qualquer lugar do Brasil.

roupas-usadas-doar

Cruz Vermelha Brasileira

A Cruz Vermelha Brasileira é um movimento sem fins lucrativos totalmente independente do Estado e instituições religiosas que faz parte Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. De caráter totalmente humanitário, ela busca agir de forma neutra e respeitando qualquer tipo de credo e cultura. No Brasil, a Cruz Vermelha busca por doações o ano todo e agora, durante o inverno, ela promove a Campanha do Agasalho em várias regiões do país, inclusive realizando parcerias com mercados.

doar-roupas-usadas

Campanhas de grandes empresas privadas

Não só empresas vinculadas ao governo realizam campanhas para doações de roupas usadas, mas empresas privadas também criam diversas ações nesta época do ano. Redes de televisão, mercados e até mesmo bancos, cada um a sua maneira, servem como ponto para doar roupas usadas. Basta pesquisar por quais iniciativas ficam mais próximas a você.

Pronto, agora que você já conhece alguns pontos para doar roupas usadas, está na hora de fazer a sua parte. Separe as roupinhas que você não usa mais (só aquelas que estão em bom estado, tá?) e pesquise pelo local de recolhimento mais próximo de você.

Ah, se você conhece outros pontos de doações de roupas, deixe nos comentários para que possamos aumentar ainda mais a nossa lista!