5 erros da moda que você não pode cometer!

erros-moda

As tendências vem e vão, mas há erros da moda que são verdadeiros sacrilégios, independente da década. Que tal conhecer e repensar os seus looks do dia a dia?

A moda se reinventa e está sempre mostrando que as tendências são versáteis e o que hoje pode ser o hype do momento, amanhã pode ser o pior erro da história. E é natural que isso aconteça, pois novos materiais surgem e a tecnologia abre caminho para outros tipos de confecções. No entanto apesar de toda esta evolução, há erros da moda que são imperdoáveis em qualquer década – E para te provar isso, separamos uma listinha de recomendações para quem quer viver e praticar a moda sem qualquer culpa.

Entre os erros da moda, usar marcas falsificadas

Independente do setor em que atua, a empresa visa se consolidar pelo seu nome. E angariar reconhecimento do consumidor não é fácil – é preciso buscar a fidelização por meio de centenas de campanhas, investimento em produtos e serviços de qualidade, além de muita inovação, criatividade e exclusividade. Tudo isso é conquistado com o tempo e muitas vezes o investimento nisso é bem alto, o que é repassado, claro, para o consumidor. Não pelo simples lucro, mas por reconhecimento a todas as etapas do processo de confecção, bem como valorização do trabalho de todas as pessoas envolvidas.

moda-erros

Logo, ao optar pela compra de um produto falsificado, você está pulando uma grande etapa de todo o processo e contribuindo para o desenvolvimento de um mercado ilegal nem um pouco preocupado com a qualidade. É mais barato e acessível para a maioria da população? Com certeza. Mas será mesmo que vale a pena pagar por um produto no qual os criadores não estão sendo devidamente remunerados? É, no mínimo, injusto.

Pele de verdade

Sim, em pleno século XXI e com a tecnologia têxtil plenamente desenvolvida ainda há marcas e pessoas que insistem em produzir e consumir peças feitas com pele animal. Lá no passado, usar esta matéria-prima era compreensível porque o homem pré-histórico não contava com qualquer tipo de tecnologia alternativa para se vestir. Mas hoje não podemos usar isso como desculpa, né? Afinal, a pele sintética está aí para comprovar que evoluímos e que não precisamos optar por aquilo que nossos antepassados usavam. Um grande erro da moda.

erros-comuns-na-moda

Sutiã com alça transparente

Eles tiveram o seu auge nos anos 2000 e não teve mulher neste Brasil que não contasse com uma peça dessa no guarda-roupa. Nós vivemos na prática esta fase e de fato o sutiã com alça de silicone representou uma tecnologia muito inovadora para época, pois, até então, não existia um modo de usar a peça com vestidos e outras blusinhas de alcinha sem que ela aparecesse – o que sempre foi muito over.

erros-comuns-moda

Hoje, usar sutiã com alça transparente não é tão legal assim, pois existem maneiras mais eficientes de sustentar os seios ao usar peças que deixam o colo e os ombros bastante à mostra. Há modelos de sutiã sem alças, peças com costura invisível e mais. Até modelos de roupas com aquele tule nude podem quebrar o galho!

Calça de cintura baixíssima

A moda é cíclica e a gente sabe que muitas das tendências do passado voltam repaginadas em um futuro próximo. Foi o que aconteceu recentemente com a calça boca de sino e as pochetes. No entanto, a gente está torcendo para que a calça de cintura baixíssima fique trancada no fundo de um baú no qual a chave está em algum lugar desconhecido do oceano Atlântico. A peça fez muito sucesso nos anos 2000 e ela foi responsável por literalmente deformar o corpo feminino (quem viveu esta época pode confirmar tal sacrilégio nos comentários).

erros-da-moda

Leia também:
Quais são os tipos de calças mais comuns?

Exagerar nos acessórios

Só mesmo a Viúva Porcina tinha a licença poética de usar tantos acessórios em um look. E também porque isso aconteceu na década de 1980, pois se fosse hoje, não sabemos se seríamos capazes de perdoar tal atitude. Usar muitos acessórios ao mesmo tempo, além de exagero, pode passar uma impressão errada da sua personalidade, afinal, é tanta informação que para quem vê tudo do outro lado se sente confuso com tanta informação visual ao mesmo tempo.

erros-na-moda

É claro que usar um maxicolar ou maxibrinco de vez em quando não faz mal a ninguém. Muito pelo contrário, este tipo de peça está em alta e pode te deixar muito elegante. Mas que tal equilibrar isso? Dê protagonismo a um ou outro acessório maior e use outros acessórios menores para não ofuscar o brilho da peça principal.

Agora conta pra gente aqui quais erros da moda você já cometeu?

Imagens: Marie Claire – South Africa, balerca.blogspot.com, Pinterest, Estilo Pati, Caprichos Femininos, semsalto.com.br, Twitter.