Como fazer franzidos? Confira nosso tutorial!

fazer-franzidos

Peças franzidas dão um estilo mais romântico à peça, mas uma dúvida que paira na cabeça de milhares de modistas é como fazer. Parece ser algo tão complicado, não é? Mas, no post de hoje, desmistificaremos este fato e mostraremos que esta técnica é bem simples se feita da forma correta.

Como fazer franzidos?

Antes de tudo, é importante salientar que existem vários tipos de franzidos para dar efeito decorativo à peça. Há aqueles mais simples, que aparentemente só formam linhas no tecido, e também há os franzidos mais trabalhados e diferentes, que necessitam de um pouco mais de dedicação.

>> Leia também: Como fazer tecido plissado?

Franzido simples

Franzido simples é feito apenas em uma camada de tecido e vale ressaltar que o mesmo deve apresentar comprimento maior, pois, obviamente, ao fazer os franzidos, diminuiremos o tamanho do tecido consideravelmente porque vamos realizar pequenas dobrinhas.

– Para fazer é necessário separar o tecido e dobrar a borda em meio centímetro, depois, é preciso dobrar novamente. Com alfinetes, prenda estas dobrinhas, e, em seguida, costure em ponto reto. Ao terminar, passe e deixe o tecido bem lisinho.

– Por fim, faça duas fileiras na parte sem acabamento – uma com 1 cm e outra com 1,2 cm. Depois, puxe os fios para unir o tecido.

fazer-franzidos-simples

Franzido duplo

O franzido duplo é bastante indicado para tecidos que desfiam com mais facilidade.

– Corte o tecido com o dobro do comprimento que na verdade vai precisar, pois é preciso dobrá-lo, avesso com avesso. Após, prenda as bordas sem acabamento com alfinetes, insira as pregas e agrupe até se ajustarem.

fazer-franzidos-duplo

Franzido com parte superior

É um tipo de franzido usado como feito decorativo mais elaborado.

– Faça o mesmo processo de um franzido simples;

– Alinhe a parte superior;

– Insira duas fileiras de pontos franzidos;

– Puxe os pontos feitos para formar as pregas no tecido. Após, remova o alinhavo.

fazer-franzidos-na-parte-superior

Com o passo a passo fica muito mais simples fazer franzidos, né? Nossa dica principal é treinar um pouquinho, para que no tecido escolhido para costurar você não erre. Se já fez franzidos e tem um segredinho interessante sobre a técnica, não deixe de opinar nos comentários!

Fonte: Costura Passo a Passo (Publifolha)

Imagens: Just All My Hobbies e Costura Passo a Passo (Publifolha).