Feliz dia do Alfaiate!

Alfaiate é uma profissão que está a séculos presente em nosso cotidiano. Os profissionais responsáveis por fazer roupas sob medida, com o caimento perfeito para cada cliente e um serviço exclusivo – já que, as roupas são feitas uma a uma a mão – infelizmente perderam um pouco o seu espaço devido à concorrência com roupas feitas nas fábricas.  Contudo, nada abala a importância e o valor histórico que esses profissionais possuem, por isso, hoje, 06 de setembro, comemoramos o dia do Alfaiate!

dia-do-alfaiate-armarinhos-web

A profissão surgiu por volta do século XII, e começou a ganhar importância no período Renascentista, onde havia a preocupação com o desenho do corpo humano e por isso, as roupas passaram a ser ajustadas e mais elaboradas. Com o surgimento dos alfaiates surgiu a moda e tudo que conhecemos atualmente.

O dia do Alfaiate é uma data muito especial, já que, esses profissionais possuem muito cuidado e dedicação na confecção das peças, preocupam-se em fazer os ajustes corretamente para que a roupa sirva “como uma luva” no cliente e possuem o dom de deixar a peça com o ajuste e corte impecáveis fazendo com que seja uma roupa exclusiva. A dedicação no trabalho fez com que esses artistas conseguissem clientes fiéis e marcassem a história da civilização moderna.

Alfaiates em Curitiba | Veja o que encontramos

dia-do-alfaiate-livro

Em Curitiba a importância dada para os alfaiates é tão grande que em 2010 foi feito o livro Alfaiatarias em Curitiba” com apoio da Fundação Cultural da cidade e do Sindicato dos Alfaiates do Paraná e pouco tempo depois com base no livro, foi feito o documentário O corte do alfaiate” que registram a sabedoria, as técnicas e os valores que os profissionais da cidade guardam. Vale a pena assistir para comemorar o dia do alfaiate e entender mais sobre essa profissão! Essas obras foram a forma que alguns professores encontraram para registrar um trabalho tão especial.

dia-do-alfaiate-florentino

Andando pelo centro de Curitiba encontramos a Alfaiataria do senhor Florentino Alves que trabalha há 40 anos no mesmo local. Ao conversar por certo tempo com ele, notamos o amor que ele sente à profissão. Segundo seu Florentino, “A tecnologia fez com que surgisse a concorrência, mas facilitou o trabalho dos alfaiates, já que agora possui ferramentas melhores.” Além disso, “Concorrência há em todas as áreas, para manter-se firme na profissão você deve estar sempre se atualizando.”.

Apesar da concorrência das roupas prontas, seu Florentino garante que sempre tem serviço. Apesar da queda da procura para a confecção de ternos, há sempre clientes procurando por ajustes e reparos. A divulgação das alfaiatarias costuma ser feita boca a boca e mesmo assim, traz muitos clientes. Devido a isso, seu Florentino é muito conhecido na região.

E o futuro dos alfaiates?

dia-do-alfaiate-florentino2

Quem deseja entrar na área consegue espaço, mas, terá que estar sempre atualizado e procurando por novas técnicas e ferramentas. Como não existe muitos cursos específicos para a área, o ideal é aprender com os profissionais mais antigos. Ser alfaiate além de uma profissão é uma arte. Tudo que for fazer deve ser com muito cuidado, atenção e principalmente amor. Alfaiate além de um profissional torna-se amigo de seus clientes e essa relação é duradoura. Nós da Armarinhos Web desejamos um Feliz Dia do Alfaiate para todos aqueles que possuem o dom da costura sob medida e que acima de tudo são as lendas da nossa história.