5 respostas sobre a fita métrica do Corte de Ouro

fita-metrica-principalA premissa do sistema Corte de Ouro é clara: apenas com o uso de duas medidas, você consegue desenhar moldes de roupas de forma totalmente simples e fazer modelos de roupas para as mais diferentes ocasiões. Como isto é possível? Simples, a fita métrica do Corte de Ouro é especial, exclusiva e o material foi matematicamente pensado para facilitar a vida de todas as modelistas de plantão. Isto mesmo, nós dissemos matematicamente pensado para proporcionar a melhor modelagem. Onde está o segredo? A gente te conta!

Como funciona a fita
métrica do Corte de Ouro?

A fita métrica Corte de Ouro é semelhante a uma fita métrica de costura convencional, mas quando você olha de perto, percebe algumas diferenças bem relevantes. A primeira delas, e a mais visível, é a escala presa logo no início da fita. Em formato rígido e com perfurações ao longo de todo o material, esta parte da fita é o que garante que você faça moldes de roupas apenas com duas medidas, a do busto e a do quadril.

fita-metrica-diferenteBasicamente, o método Corte de Ouro funciona por ampliação baseada na proporção áurea e, logo, a fita métrica só trará resultados se usada juntamente com os moldes de roupas exclusivos da marca Lutterloh. Esta é a principal diferença do método para os outros comercializados aqui no Brasil e no mundo. Com o alfinete (que vem no kit especial), você encaixa o material da perfuração da fita métrica e prende ambos os objetos na cruz contida em cada molde. Você perceberá que a fita métrica terá total versatilidade para começar a desenhar os modelos, independente se são calças, blusas, coletes ou vestidos de festa. Todas as modelagens são feitas da mesma forma.

Uma dica: veja o vídeo no qual demonstramos na prática o que dissemos:

 

O que são as perfurações da escala?

Se você viu o vídeo, notou que a escala da fita métrica do Corte de Ouro possui perfurações e o objetivo destes pequenos buraquinhos é simples: permitir que o alfinete encaixe na fita métrica e, claro, na numeração de busto ou quadril delimitadas por você.

fita-metrica-corte-de-ouroIh, a perfuração acabou quebrando com o uso intenso? Não tem problema, visto que aqui na Armarinhos Web você pode trocar a sua fita métrica gratuitamente. Isso mesmo, a garantia da fita métrica do Corte de Ouro é vitalícia!

Por que há números vermelhos
e pretos alternados?

Os números vermelhos e pretos alternados em toda a escala da fita métrica possuem um objetivo simples: facilitar a visualização do modista. As cores de nada alteram  a forma de fazer todas as modelagens.

Por que há somente números pares?

fita-metrica-de-costuraOutra dúvida que paira na cabeça de todos os clientes que compram o Corte de Ouro são as medidas da fita métrica, que apresentam somente números pares. E se a medida do meu busto ou quadril for ímpar, o que devo fazer? Calma, não seu desespere! Vamos explicar: já pensou o quão imensa ia ficar a escala da fita métrica com todos os números? Você poderia se perder, não? Então, na escala métrica do Corte de Ouro, recomendamos aumentar um centímetro caso a sua medida não corresponda à escala. Por exemplo, se você possui 91 de busto, faça a ampliação para 92, assim, você pode tirar este centímetro, caso necessário, na hora de cortar o tecido.

A versão plus size da fita métrica
funciona da mesma forma?

A escala da fita métrica da versão plus size do kit Corte de Ouro funciona da mesma forma que a fita métrica tradicional mencionada há pouco, com perfurações e cores diferenciadas. Porém, o material privilegia, claro, os tamanhos maiores: do manequim 52 ao 64. Vale ressaltar que esta fita métrica especial só pode ser usada nos moldes de roupas plus size. Usá-la na versão tradicional ou nos cadernos suplementares não dará certo.

E aí? Esclarecemos muitas dúvidas sobre a fita métrica do Corte de Ouro, mas queremos muito que você deixe  sua opinião nos comentários sobre o nosso método advindo da Alemanha e que tem muitos anos de tradição!

Quer comprar nosso kit? Acesse nossa loja virtual!

  • maria oselita

    eu comprei esse material nunca consegui modelar nem uma roupa.. por exemplo como modelar um vestido que tem muitas peças?

  • MARLUCI MATTOS SILVA ALVES

    Bom dia, eu comprei o kit em 2014 e a fita veio a quebrar e eu continuei usando por mais tempo até agora, não da mais para ser usada porque os números em vermelho estão apagados eu tentei fazer a troca e não consegui nada só á fita velha de volta. depois de quase dois meses, agora o que eu faço com o kit sem afita.