Você sabe o que é um guarda-roupa cápsula?

guarda-roupa-capsula Esta é a premissa do guarda-roupa cápsula: mais do que comprar roupas sem parar, é importante saber o que, de fato, é o suficiente para o dia a dia. Saiba mais!

Já passou da época em que repetir roupa era feio e considerada uma gafe por aí, tanto que ao longo do tempo, diversos famosos têm se mostrado despreocupados com isso e vivem muito bem com um guarda-roupa praticamente vazio. Mas não são só os famosos que estão adotando essa nova tendência da moda mais minimalista, prova disso é o guarda-roupa cápsula, você já ouviu falar? Conheça agora esta nova tendência da moda que tem feito valer a frase “viver mais com menos”.

Entendendo o guarda-roupa cápsula

A ideia do guarda-roupa cápsula parece recente para você? Pode até parecer, mas na década de 80 a estilista americana Donna Karan já havia levantado esta questão do consumo excessivo de roupas, selecionando uma linha com apenas sete peças de roupas para a mulher trabalhar. Comprovando assim, que é possível combinar essas peças entre si, com apetrechos da moda que correspondem aos mais diversos compromissos diários.

o que-e-guarda-roupa-capsulaSabemos que, para muitos, colecionar roupas e comprar somente pelo ‘prazer de ter’ vale muito, não é mesmo? Porém, na tendência do guarda-roupa cápsula, quantidade não é sinônimo de qualidade. Para tanto, os adeptos deste novo modo de consumir a moda, acreditam que não é preciso acumular tantas roupas para o dia a dia e vivem com poucas peças-chave que combinam com tudo.

Literalmente, eles utilizam o máximo possível dessa pequena quantidade de roupas disponíveis em casa, para aí então renovar o guarda-roupa cápsula, novamente com pouquíssimas peças. Isso inclui também acessórios e apetrechos para dar aquela incrementada no look.

Famosos como Mark Zuckerberg (que costuma aparecer com roupas básicas que se resume praticamente a calça jeans e camiseta lisa sem estampa), aderiram ao guarda-roupa cápsula para simplificar o dia a dia e perder menos tempo pensando no que vestir. Não que isso não seja importante, mas, concordamos que isso deveria ao menos ser a menor das nossas preocupações.

armario-capsula-markMas não é só o CEO do Facebook que pensa assim, Steve Jobs também era visto sempre utilizando camisa preta de gola alta e até mesmo o ex-presidente americano Barack Obama também tem suas artimanhas usando sempre ternos azuis ou cinzas. Alguém notou que eles sempre estão praticamente com o mesmo figurino?

Por aqui, Tiago Iorc deixa sempre claro por onde passa que só tem algumas regatas (preta, cinza e branca), uma jaqueta de couro e calças pretas. E, não desmerecendo quem trabalha com moda, o cantor diz que não liga para isso e costuma usar as roupas até estragarem, para, só então, comprar peças novas.

armario-capsulaE o objetivo do guarda-roupa cápsula é realmente isso. Não havendo necessidade, as roupas que você possui dão conta do recado. A ideia que, além de tudo, é ecologicamente correta, cai muito bem nos dias de hoje que, em época de crise, o importante mesmo é ponderar os gastos e valorizar ao máximo o que se tem.

Como selecionar suas roupas para o guarda-roupa cápsula

A ideia de aderir ao guarda-roupa cápsula traz a impressão de que, quando for se vestir, vai sempre faltar alguma coisa, mas isso não é verdade, já que o melhor começo para a seleção das roupas é adicionar peças básicas, que combinem entre si e, principalmente, aquelas que você mais gosta. Feito isso, dificilmente você se sentirá mal com o que estiver vestindo e é verdade que muitos elogios poderão rolar.

montar-guarda-roupa-capsulaAlém disso, considere o clima da região onde você mora para o período em que seu guarda-roupa cápsula deverá ser utilizado sem alterações, assim, você não precisará ficar mudando as peças escolhidas durante este tempo. É legal também escolher algumas roupas que você não costuma usar muito, pois é possível que você ache combinações lindas que nem sonhava.

Logicamente, roupas íntimas e pijamas, por exemplo, não precisam ser tão limitadas, por isso, tenha em mente qual a validade deste guarda-roupa cápsula que você está montando e, o bom senso basta para saber quanto dessas roupas você precisará para o período desejado.

Prós e contras do guarda-roupa cápsula

Embora a primeira impressão seja de que a teoria na prática é outra, ao se adaptar ao guarda-roupa cápsula você perceberá o quanto ele, além de prático, é ótimo e otimiza muito a sua rotina. Listamos abaixo alguns prós e contras deste que não é só considerado uma tendência da moda, mas também um estilo de vida.

Prós:

  • Facilidade para se vestir diariamente: com o armário cápsula suas opções na hora de se vestir serão menores e, com isso, praticamente todos os dias seu look já estará definido.
  • Menos gastos: já que a ideia principal do guarda-roupa cápsula é sobreviver com pouca roupa, mas com o essencial, de nada adianta gastar com roupas que você não usará neste primeiro momento. É claro que uma exceção ou outra pode acontecer, mas não é o ideal.
  • Guarda-roupa compacto: somente cerca de 40 peças, dividas entre sapatos, roupas e acessórios.
  • Sempre bem vestida: todas as roupas que você selecionar serão suas aliadas e, muito provavelmente, as que você mais gosta. Diminuindo, inclusive o risco de errar.

Contras:

  • Clima: embora pareça fácil de decidir a partir da estação atual ao montar seu guarda-roupa, sabemos o quão instável é o clima de algumas regiões. Saiba reconhecer o clima da sua cidade, senão a ideia pode não ir para frente.
  • Viagem/evento: surgiu um evento de última hora e você, para esta ocasião, considera não ter o que vestir? É o guarda-roupa cápsula nem sempre está preparado para isso.
  • Variação ou mudança de peso: Sim, dependendo do período, nosso corpo pode passar por algumas transformações. Caso você não tenha uma carta na manga ou não consiga ajustar suas roupas, você terá de começar tudo outra vez.

De quanto em quanto tempo renovo o guarda-roupa cápsula?

A princípio, a ideia é utilizar ao máximo todas as roupas escolhidas para compor o guarda-roupa cápsula ou, definitivamente, até que você enjoe das peças escolhidas, mas a manutenção em si, se dará mais pela sua vontade do que até mesmo sobre as condições das roupas que, se bem cuidadas, podem dobrar a vida útil. Mas, mesmo as mais cuidadas acabam se desgastando com o tempo, então vale considerar todas as possibilidades ao renovar o guarda-roupa.

armario-capsula-dicasO que realmente importa é a reflexão sobre o consumismo exacerbado e definir o seu estilo, pois todas as roupas escolhidas para o guarda-roupa cápsula, certamente falam muito de você e refletem tudo aquilo que te representa como pessoa. Além disso, consumir com consciência, evita frustrações e, principalmente, o desperdício.

O que você achou do guarda-roupa cápsula? Conseguiria se manter apenas poucas peças e itens da moda em seu armário? Conta aqui pra gente nos comentários! :)

Com informações de BBC, Metropoles.
Imagens: Our Body Book, Homens que se Cuidam, FAST at UCLA, Camile Carvalho e YouTube.