História da máquina de costura | Quem inventou?

historia-da-maquina-de-costuraA habilidade de costurar vem de muito tempo atrás. Estima-se que essa prática está presente desde, pelo menos, 30 mil anos atrás! Porém a invenção da máquina de costura foi patenteada apenas no ano de 1790, pelo inglês Thomas Saint. Foi a primeira máquina de costura da história e fazia trabalhos em couro. Mas a historia da máquina de costura teve outros protagonistas.

História da máquina de costura | Barthélemy Thimonnier

invencao-da-maquina-de-costuraApesar de não ser quem inventou a máquina de costura, o alfaiate francês Barthélemy Thimonnier, tem um papel importante na história. Isso porque ele criou um modelo melhorado e mais eficiente que o de Saint, em 1830. Porém, as melhorias dele não foram muito bem vistas por artesãos da época. Por ameaçar o trabalho manual e, consecutivamente, causar falta de trabalho para muita gente, suas máquinas e sua oficina foram destruídas.

Mesmo com a origem da máquina de costura, o trabalho artesanal não ficou obsoleto, ao contrário do que se pensava. As novas máquinas de costura apenas trouxeram mais praticidade e rapidez pra indústria. E nos dias atuais, os aparelhos ganharam novas funções, habilidades e facilidades. Além disso, qualquer pessoa, hoje, pode fazer roupas lindas de maneira independente!

apostila-de-costura