Fique por dentro da história do patchwork

historia-do-patchwork

Quem trabalha com costura, normalmente acaba se envolvendo com algum tipo de arte e artesanato e não há dúvidas sobre as peças lindas que podem ser feitas a partir do tecido. Com muita criatividade e dedicação, algumas profissionais da costura se arriscam nesse universo e aderem à técnica do patchwork. Mas você sabe como tudo isso começou? Hoje nós contamos um pouco sobre a história do patchwork. Acompanhe.

História do patchwork | Como
tudo começou?

A técnica de patchwork é feita a partir do trabalho com retalhos de tecido. Consiste em unir tiras de tecidos coloridos e formar combinações de cores e desenhos. A técnica pode ser feita na máquina de costura ou a mão e a origem da palavra patchwork é inglesa. Patch são retalhos de tecido e Work trabalho, ou seja, trabalho com retalhos de tecido.

patchwork-orige

A origem do patchwork é muito antiga. Há evidências de que os trabalhos começaram a ser feitos a cerca de 3.400 a.C. pela antiga civilização egípcia. Durante o século XVI, roupas de retalhos de tecido eram utilizadas por soldados como proteção embaixo das armaduras de ferro. A técnica se espalhou por muitos países da Europa como Itália e Inglaterra.

Mais tarde, imigrantes ingleses trouxeram a técnica de patchwork para América. Nessa época, as mulheres não tinham muitos direitos e passavam a maior parte do tempo em suas casas, dedicando-se ao lar e a trabalhos manuais. Elas só poderiam sair de suas casas em duas situações: para ir à igreja ou as reuniões de quilteiras. As mulheres eram conhecidas como quilting bees. Os quilts são as famosas colchas que surgiram a partir da técnica de patchwork.

 patchwork-historia

O patchwork foi incorporado ao universo da costura, e virou sinônimo de interação social das mulheres. Como era comum passarem muito tempo nos trabalhos manuais, a técnica de juntar retalhos de tecido foi aperfeiçoada e surgiram inúmeros desenhos e padrões.

Além de ter um imenso significado para as mulheres da época, o patchwork representa a tradição familiar, visto que passava de uma geração para outra. Nessa época, era comum que as meninas desde muito cedo, aprendessem a costurar.

A máquina de costura foi inventada no ano de 1846, juntamente com o advento da primeira revolução industrial. Nesse contexto histórico, muitas mulheres passaram a trabalhar fora. Foi um período de esquecimento do patchwork e de sua história.

 origem-do-patchwork

No entanto, a história do patchwork, retorna com tudo na década de 70 juntamente com o movimento hippie, que trouxe o artesanato como principal característica nas roupas.

Atualmente a história do patchwork é atribuída aos Estados Unidos, pois foi lá o seu maior desenvolvimento e aperfeiçoamento. Além disso, no país é possível encontrar diversos museus, festivais e cursos destinados à técnica.

historia-patchwork

No Brasil, a princípio, a técnica era empregada por escravos. Mas a partir dos anos 80 o patchwork foi incorporado por costureiras e artesãs que passaram a ensinar a técnica em ateliês.

A procura por esse trabalho manual é grande, visto os inúmeros benefícios que ele pode proporcionar. Além de contribuir para uma renda extra, o patchwork tem seu lado terapêutico. E aí, vai ficar de fora? Comece seus trabalhos desde já ou conte pra gente a sua experiência com a técnica!

Fonte: Atelier Juju Teteia