6 itens que não podem faltar no ateliê de costura

montar-atelie-de-costura

O ateliê de costura é um local prático onde você encontra tudo para realizar seus trabalhos. Leia nosso checklist e veja se não está faltando nada por aí!

O ateliê de costura é o refúgio de qualquer profissional do ramo. Seja o espaço pequeno, médio ou grande, uma coisa é certa: o ateliê é um cômodo que inspira e que transborda criatividade. Mas para que as criações saiam do papel, é muito importante que este ambiente seja o mais funcional possível. Estamos falando dos materiais essenciais que não podem faltar neste espaço, que vão muito além das linhas e agulhas. Será que você está por dentro do nosso checklist? Veja tudo!

O principal item de um ateliê de costura: a máquina

Ok, não queremos começar de modo tão clichê, mas a máquina de costura não pode faltar em nosso checklist, pois ela é um item primordial deste espaço. Não ter o equipamento, significa não costurar de modo profissional ou mesmo quer dizer que você não tem pretensões de realizar trabalhos profissionalmente, afinal, é somente com uma máquina de costura que você consegue dar pontos perfeitos.

atelier-de-costura

Se você está começando, inicie com uma máquina mais simples, para entender como funciona o equipamento e como você se adequa a ela. Agora, se você já é uma profissional, que tal investir em uma máquina de costura moderna, que te ajuda a confeccionar de modo mais rápido e de forma inteligente? Hoje, fique você sabendo, existem muitas opções, inclusive digitais!

Ter um Corte de Ouro em mãos vale MUITO a pena!

A modelagem, para algumas pessoas, é a tarefa mais complicada de todo o processo de confecção – e não é para menos, os moldes tradicionais acabam sendo um tanto complicados e quem está dando os primeiros passos no mundo da costura acaba se perdendo e não sabe muito bem por onde começar. No entanto, se você tiver um o kit Corte de Ouro no seu ateliê de costura, nunca mais você terá este tipo de problema.

comprar-corte-de-ouroO kit Corte de Ouro nada mais é que um método de modelagem, no qual você amplia moldes de roupas somente com duas medidas: busto e quadril. O material é tão prático que já se passaram 80 anos desde a invenção do produto e ainda não existe nada igual no mercado que possibilite tanta facilidade. Aqui neste post você tem um tutorial bem prático de como o produto funciona. Vale a pena ver!

Mesa de trabalho e cadeiras

atelie-costura

Para tornar o ateliê de costura superfuncional, é preciso ter uma boa mesa de trabalho, além de uma cadeira ergonômica. Bons mobiliários garantem a qualidade dos seus trabalhos e não deixam que você sinta dores e nem tenha problemas a médio prazo pela má postura. Uma mesa grande, inclusive, ajuda você a fazer todos os seus moldes de roupas e uma cadeira confortável é ótima enquanto você está usando sua máquina de costura.

Caixas organizadoras

Nada mais over do que ter um ateliê de costura desorganizado, não é mesmo? Por isso, as caixas organizadoras são ótimas para você deixar tudo no lugar. Tenha modelos grandes, médios e pequenos para guardar desde tecido até os pequenos aviamentos. Se possível, o ideal é que estes organizadores sejam transparentes para facilitar o acesso quando precisar!

atelie-de-costura

Bloco de anotações/agenda

Assim como as caixas organizadoras dão um jeito no seu ateliê de costura, o bloco de anotações organiza a sua rotina. Então, não tenha vergonha (e nem preguiça!) de anotar tudo! Desde todos os pedidos das suas clientes até aquela novidade que você viu em um programa de TV e quer aplicar em seus trabalhos.

atelie-de-costura

Ferro e tábua de passar

Parece algo superdesnecessário, mas só parece. O ferro e a tábua de passar são muito importantes em um ateliê de costura, principalmente naqueles momentos em que você precisa passar a costura para que a peça fique com um acabamento mais profissional. Depois de terminar a peça de roupas, muitas costureiras, inclusive, finalizam o trabalho passando a peça de roupa, para entregar algo impecável à cliente, como se tivesse saído de uma loja.

acessorios-do-atelie-de-costura

Gostou?
De modo geral, esta é uma pequena amostra de itens que não podem faltar no seu ateliê de costura. Agora, conte aqui nos comentários o que não pode faltar no seu cantinho. Vamos adorar saber! Só não vale colocar os materiais básicos como linhas, botões, tesouras e outros aviamentos, porque isso todo mundo tem! 😉