Quer montar uma loja de roupas online? Veja dicas!

loja-online-de-roupaInspiradas por algumas de nossas clientes que compram nossos produtos e decidem montar um negócio fazendo suas próprias peças, hoje nossa postagem está mais que especial. Isto porque trouxemos aqui em nosso cantinho quem entende do assunto e já tem uma loja de roupas online. Isto mesmo! Se você está pensando em ser uma empreendedora e não sabe por onde começar, nós podemos te passar algumas dicas por meio das histórias das duas convidadas de hoje: uma é a Fernanda Vasconcelos, que é proprietária do Brechó Stella e a outra é a Lívia Schurr, proprietária da Cherry Pie. As duas têm bastante bagagem quando o assunto é moda e elas contam todos os seus segredos nesta entrevista que fizemos. Acompanhe!

Quero montar minha própria
loja online de roupas. O que faço?

A principal dica do ArmarinhosWeb para você que quer montar um negócio com certeza é ter paixão por aquilo que faz, não esquecendo, é claro, da dedicação e compromisso com o seu pequeno negócio e com seus clientes. Porém, várias burocracias envolvem o processo de montar uma loja online de roupas, como variados tipos de legalizações e a própria organização do espaço para produzir e receber a clientela.  Para te inspirar, mostraremos boas histórias e esperamos que, brevemente, esta entrevista seja um degrauzinho do seu sucesso.

A Cherry Pie

lojas-de-roupas-virtual

Imagens do último editorial lançado pela loja (crédito: Mariana Marques)

A Cherry Pie é uma loja mega fofa que este mês fará 4 aninhos de existência (parabéns!!!). Sua principal característica é trazer a moda vintage à tona e valorizar o retrô de uma forma única e que privilegia mulheres de todos os tipos de corpo. Ela foi idealizada, a princípio, apenas com a loja física por Lívia Schurr, e somente no ano passado foi montada a loja virtual como é conhecida hoje.

O mais legal e que valoriza bastante a loja Cherry Pie é que as roupas comercializadas  são quase todas artesanais, sendo tudo realizado internamente. A principal vantagem é que as roupas se tornam praticamente únicas, já que elas não costumam repetir a produção assim que as peças se esgotam. Como a moda é vintage, não há como ter outra inspiração a não ser os modelos das décadas de 40, 50 e 60, porém, no processo de criação, as peças recebem ares contemporâneos com as ideias que surgem no processo de produção. “Amamos os poás, mas achamos importante também oferecer opções de modelos e estampas que tenham as referências vintage, mas que tenham uma cara mais atual. Acho que esse é nosso principal ponto forte, desenvolver peças com uma forte referência vintage, mas que sejam atuais, confortáveis e principalmente que valorizem as formas naturais das mulheres”, conta Lívia.

lojas-de-roupas-online

Imagem da página inicial da Cherry Pie

A Lívia também falou que antes apenas algumas vendas eram feitas pela internet, mais precisamente pelo próprio blog da loja. No entanto, o negócio cresceu e Lívia viu uma oportunidade de melhorar. No momento, é a loja física que rende mais, e isto é claramente explicado pelo tempo de loja online. Mas isto não é motivo para Lívia não investir no mundo virtual. “Acredito que seja possível viver de uma loja virtual sim, mas isso requer um investimento mais específico, principalmente em comunicação, que é bem diferente da comunicação na qual investimos na loja física”.

Mas não vá pensando que tudo são flores quando se monta uma loja de roupas online. A Lívia nos contou que, apesar da pouca estrada no mundo cibernético, alguns imprevistos sempre acontecem. “Atualmente, nosso principal problema é a manutenção da contagem de estoque. Como temos apenas um estoque tanto para a loja física quanto para a virtual, às vezes fica difícil manter o estoque virtual perfeitamente atualizado. Outros pontos em que estamos focando no momento é a qualidade das fotos e novos canais de divulgação”.

loja-roupas-online

Olha a Lívia aí dando entrevista para o Estadão PME (veja a matéria sobre empreendedorismo aqui)

Atualmente, a Cherry Pie não conta com uma equipe especifica que administre somente a loja virtual. Lívia sabe que precisa desenvolver métodos específicos para o público online e à medida que o negócio cresça, será imprescindível estar com os olhos mais atentos ao negócio virtual.

*Dica da Lívia para montar uma loja virtual*

loja-virtual-de-roupas-montar“Acho que as dicas para quem quer montar uma loja virtual de roupas são as mesmas para quem quer montar qualquer negócio: conhecer muito bem o seu público, saber o que ele quer e qual a melhor maneira de atingi-lo. Em relação à loja virtual em si, é importante ser o mais objetivo e direto possível, tanto no design quanto nas informações no seu e-commerce. Pesquisar em outras páginas de comércio eletrônico também pode ajudar muito, principalmente se elas forem do mesmo segmento. Problemas surgirão, mas o importante é tirar deles lições e ideias de como melhorar sua loja!”.

O brechó Stella

montar-uma-loja-de-roupas-online

Outra proposta diferente para você que quer montar uma loja de roupas online são os brechós. Para te ajudar, nós damos o exemplo da proprietária do Brechó Stella, a Fernanda Vasconcelos. A Fernanda convive com a moda desde pequena e sempre se inspirou nas avós quando o assunto era elegância. Porém, foi pela passagem por Milão que a Fer descobriu os brechós com preciosidades e de objetos muito bem conservados. Já no Brasil, ela juntou as inspirações do exterior com a vontade de dar outro destino às peças que não usava mais.

Assim nasceu o Brechó Stella, loja virtual rentável para a Fernanda e que tem como princípio prezar pela qualidade dos looks. “Tomo muito cuidado na seleção das peças que vendo, não quero sair vendendo qualquer coisa. Gosto que esteja tudo bem novinho e que sejam peças que acho bacana e que vão fazer as mulheres bonitas e, por consequência, mais felizes! Não vou vender um monte de coisas horrendas e de má qualidade só para ter uma escala maior”.

Nós perguntamos qual é o segredinho do Brechó Stella para se destacar no mercado online, mas, obviamente, Fernanda não vai nos contar quais as cartas que ela possui na manga! Mas algo bem importante ela nos disse e que sempre repetimos aqui: é fundamental se dedicar e fazer tudo com o maior carinho, sempre.

loja-de-roupas-virtual

Imagem: Anna Fischer

A Fernanda administra a maior parte do Brechó Stella, principalmente em questões relacionadas à seleção das peças. Na equipe, há dois fotógrafos, uma consultora de negócios (isso é sempre muito importante), muitas fornecedoras e uma assistente para auxiliar nas tarefas cotidianas. Ao contrário da Cherry Pie que já possui uma loja física,  a Fernanda não quer trazer o Brechó Stella para o mundo offline.

loja-online-de-roupas

Imagem da página inicial do Brechó Stella

Dentre os principais problemas do dia a dia, a Fernanda nos disse que o processo de venda é razoavelmente longo, sendo necessário responder todos os clientes, pensar nas embalagens e planilhas de vendas e muito mais.  Além de ser muito importante estar antenada na moda.

*Dica da Fernanda para montar uma loja virtual*

“Minha dica é acreditar no que está fazendo, gostar do que está fazendo e se empenhar! Tem muito trabalho, mas vale a pena!”

Então meninas, inspiração não falta para que você monte uma loja de roupas online, não? Assim que a ideia fluir, seja com o Corte de Ouro ou com qualquer outra iniciativa, não deixe de mandar seu exemplo de sucesso e empreendedorismo pra gente! Ficaremos muito felizes em saber!