5 problemas e 5 soluções para sua máquina de costura

problemas-com-a-maquina-de-costura

Como uma boa costureira, você precisa superar e entender os problemas da sua máquina de costura para confeccionar melhor. Veja algumas soluções aqui!

A máquina de costura é a principal ferramenta de um ateliê e é indispensável tanto para profissionais quanto para quem está começando. Cada vez mais modernas, elas auxiliam em diferentes trabalhos e, por vezes, basta programar e acertar as configurações para fazer com que a máquina trabalhe sozinha. No entanto, por mais tecnológicas que pareçam, elas passam por alguns probleminhas – o que é extremamente natural. Mas será que você sabe entender estes imprevistos, superá-los e continuar trabalhando como se nada tivesse acontecido?

Aqui, separamos cinco problemas comuns em máquinas de costura e que são facilmente resolvidos com alguns segredinhos básicos. Muito provavelmente as costureiras mais experientes vão saber tudo e até podem dar uma contribuição extra nos comentários, mas a intenção aqui é ajudar quem está começando e que, por ventura, esteja enfrentando algum tipo de problema com a sua máquina de coser.

Leia também:
Jovens criam máquina de costura para deficientes e podem vencer competição

O tecido enruga na máquina de costura?

problemas-na-maquina-de-costura

Você fez o molde, separou o melhor tecido e preparou a máquina de costura para iniciar o trabalho prático. Do nada, o equipamento começa a ‘engolir’ o tecido e ele fica todo enrugado, fazendo com que você precise reiniciar tudo.

O que pode causar isso e como resolver? Existem inúmeros fatores que podem causar este problema, como, por exemplo, linhas de má qualidade que enroscam pelo caminho, pontos largos ou então a pressão do pé calcador que pode estar muito alta.

A agulha quebra?

problemas-com-a-maquina-de-costura

Você já contabilizou quantas agulhas quebrou durante os seus trabalhos? Está aí outro problema que tira o sono das costureiras de plantão e que, claro, tem uma solução, ou melhor, algumas soluções. Primeiramente, a agulha pode estar torta ou não tão afiada, necessitando a substituição (sugere-se trocar a agulha a cada 12 horas de uso); a linha pode não estar correndo bem e é necessário repassá-la desde o começo; você pode estar usando a agulha errada para o tecido costurado ou, então, a agulha pode não estar bem presa no suporte da máquina.

A tensão do fio está correta?

problemas-com-maquina-de-costura

Tecnicamente, a tensão do fio nada mais é que a capacidade da sua máquina de costura puxar o fio e fazer os pontos no tecido. Um equipamento com uma tensão desregulada pode fazer com que o fio arrebente e, consequentemente, faça com que seja necessário recomeçar os pontos. Para corrigir este problema, basta configurar o indicador corretamente, diminuindo a tensão – normalmente ele está localizado na parte esquerda da máquina, bem na frente.

A linha embola?

problema-com-a-maquina-de-costura

Este é um problema que acontece até mesmo com costureiras mais experientes. Você está lá, trabalhando, e, de repente, a linha embola de tal forma que você quase desiste de continuar. E este emaranhado de fios pode acontecer por muitos motivos: a linha pode estar acabando; a bobina pode não estar encaixada corretamente ou mesmo com a tensão bem regulada e a máquina lubrificada.

A máquina de costura faz um barulho estranho?

foot sewing machine with needle and thread in the background spools with colored threads

É natural que a máquina de costura faça barulho – com tanta tecnologia, ainda não inventaram um equipamento totalmente silencioso. Mas, se você trata a sua máquina de costura como um filho, sabe quando o barulho dela não é natural, de fábrica. Para estes casos, também existem algumas soluções: a agulha pode estar torta ou danificada ou não ser a ideal pro tipo de tecido costurado; a máquina também precisa estar limpa, lubrificada e com a manutenção em dia.

Evite problemas na sua máquina de costura

A gente sabe que você cuida muito bem da sua máquina de costura, porém, problemas acontecem e você precisa estar atenta e por dentro de todos os segredinhos para tirar qualquer empecilho de letra. No entanto, a manutenção preventiva é algo essencial para evitar que determinados problemas ocorram:

Limpe sua máquina de costura periodicamente e de forma minuciosa, dando atenção a cada cantinho.

– De forma alguma, use óleo de cozinha para lubrificar a sua máquina de costura. O equipamento precisa de lubrificação periódica, no entanto, o produto utilizado precisa ser específico para este fim.

– Use peças de substituição bem como bobinas e agulhas adequadas para sua máquina.

– Não deixe de consultar o manual, bem como entender como sua máquina funciona para manuseá-la corretamente.

Agora conte aqui pra gente qual o seu segredinho quando a máquina de costura dá algum problema! :)

Imagens: The Spruce, Pinterest, Coats Industrial, Patria da Costura, Noodlehead.
Com informações de Pedaço de Sonho, Coat Industrial, Corte Costura Aulas, Agulha de Ouro Ateliê, DIY Tutorial, e-how, Super Zíper.