Máquinas de costura para deficientes visuais

O Armarinhos Web preocupa-se em sempre trazer novidades e mostrar ferramentas que facilitam as atividades de quem trabalha com a costura. Hoje especialmente, iremos falar sobre as máquinas de costura para deficientes visuais. Confira!

maquinas-de-costura-para-deficientes-visuais-um

Foto: Chris Keane/The New York Times

Pessoas que possuem deficiências físicas e/ou mentais têm mais dificuldades para encontrar empregos e se profissionalizar. Para mudar essa realidade, há projetos de máquinas de costura feitas especialmente para pessoas com deficiências visuais e a partir disso, muitos empregos surgem na área têxtil.

Máquinas de costura | SENAI Rio de Janeiro

O CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) do SENAI do Rio de Janeiro desenvolveu máquinas de costura para deficientes visuais. O aparelho é bem simples, mas colabora para que qualquer pessoa com deficiência visual consiga costurar e assim, se profissionalizar. Assista o vídeo!

Como se pode ver no vídeo, os pontos de controle evitam acidentes e o trilho serve como guia para que a costura fique reta e bem feita. São medidas simples que fazem toda a diferença na vida de algumas pessoas.

Empregos na área têxtil

Pensando na inclusão social, uma fábrica nos Estados Unidos é operada totalmente por pessoas com deficiências visuais. A fábrica está localizada na Carolina do Norte e muitos de seus funcionários entraram na empresa sem ter nenhum tipo de experiência com a área têxtil. Na fábrica eles recebem treinamento e equipamentos projetados para as suas necessidades. Essa é uma forma de profissionalizar e dar oportunidades.

Em entrevista para o The New York Times, Yura, que é cliente da empresa, afirma: “Não dá para dizer se a pessoa que fez esta camiseta era cega ou não. No fim do dia, é um produto como qualquer outro.”.

São ações como essa que ajudam na profissionalização de pessoas portadoras de deficiências. Se você conhece uma pessoa que tenha deficiência visual e queira aprender a costurar, se informe sobre esses projetos e sobre as máquinas de costura do SENAI do Rio de Janeiro!