Máquinas de costura | Qual é a melhor para você?

Se você ainda não sabe qual máquina de costura escolher, é porque costura em casa, acertei? É bastante comum encontrar costureiras com dúvidas sobre as máquinas, principalmente aquelas que estão começando a entrar no mundo da confecção de roupas. Em meio a tantas opções de modelos de máquinas de costura, fica realmente difícil encontrar a ideal. Mas, calma, você entrou na postagem correta. Aqui você tira algumas dúvidas sobre máquinas de costura e encontra algumas dicas para costurar em casa.

maquinas-de-costura

maquina-de-costura

Em 1829 elas eram assim.

Ah, as máquinas de costura! É quase indescritível o quanto este objeto facilitou a vida das costureiras, lá em 1829, quando um alfaiate francês teve a brilhante ideia de fabricá-las. É claro que os trabalhadores da época não gostaram muito, pois a máquina dava centenas de pontos por minuto, enquanto manualmente o processo era bem mais lento, o que acarretou no desemprego de muita gente. Mas, voltando às máquinas para costurar, desde então o equipamento é estudado e melhorado. Hoje o mercado conta com opções diversas, para todos os tipos de produção. Já falamos um pouquinho sobre alguns tipos de máquinas de costura, mas a postagem de hoje é voltada para quem costura em casa. Vamos lá?

Qual é a melhor máquina de costura para quem costura em casa?

tipos-de-maquinas-de-costuraCosturar em casa não é exclusividade de gente mais velha, não! A costura funciona até mesmo como terapia. Além de desenhar peças exclusivas, é ótimo para aliviar aquela tensão do dia-a-dia. Para isso, o primeiro passo é comprar uma máquina de costura. Quem tem alta confecção já sabe qual máquina industrial escolher, já aqueles que costuram em casa, podem ficar na dúvida.

Sim, são diversos os tipos de máquinas para costurar, mas para você que tem seu ateliê em casa, com produção pequena ou média, existem três opções de máquinas para considerar: as domésticas, as portáteis e a máquina Overlock. Dê uma olhada na descrição básica de cada uma. A marca é você que escolhe, de acordo com suas necessidades financeiras. As imagens são apenas ilustrativas.

As máquinas domésticas são aquelas convencionais, sem muitos acessórios. Recomendamos esta para quem faz costuras caseiras e rápidas. Ou seja, dar aquele pontinho aqui ou ali, fazer aquela barra, ou ajuste simples.

maquinas-de-costura-domestica

As máquinas portáteis são as mais leves e compactas do mercado, fáceis de serem transportadas. Para quem não tem um espaço próprio para costurar e está sempre precisando transportar o equipamento. A produção se assemelha a do tipo anterior, com o diferencial de ser mais flexível. Repare na foto como ela parece menor, apesar de um pouco mais alta.

maquinas-para-costurar

Já as máquinas Overlock são para costura por fora do tecido, ideais para acabamentos. Estas já servem para pessoas que confeccionam roupas completas. Existe o modelo industrial de Overlock para produções grandes, e a Overlock para costurar em casa. Pela imagem dá pra notar que este equipamento é mais elaborado e com mais detalhes. Se você precisa de agilidade, esta é a melhor dica.

maquina-overlock

Depois da Máquina, pense nos Moldes

costurar-em-casaAgora que você já sabe qual máquina escolher (espero ter ajudado!), é preciso pensar nos moldes de roupas. Aonde você vai procurá-los? Aproveito este texto para dar uma dica de corte e costura essencial. O sistema mais fácil para desenhar roupas é o Corte de Ouro, que necessita de apenas duas medidas do corpo para roupas perfeitas em qualquer manequim. Com os números de busto e quadril e uma fita métrica diferente, a mágica acontece. Vale a pena assistir o vídeo a seguir, de 5 minutinhos, para entender melhor o processo e confeccionar roupas da maneira mais prática já inventada até hoje.

Incrível, né? Este processo facilita consideravelmente a confecção de roupas e é ideal para aqueles que estão aprendendo a costurar, ou querem confeccionar roupas de maneira rápida para vender. Seja qual for o seu objetivo, se pensou em costura, o Corte de Ouro não deve ser dispensado! Para comprar ou se informar melhor sobre o kit, entre em contato aqui no site do Armarinhos WEB, ou telefone (41) 3039-6618. Se preferir mandar um email, o endereço é: contato@armarinhosweb.com.br

Se você achou que a postagem não esclareceu suas dúvidas sobre máquinas de costura, fique a vontade para dar a sua sugestão nos comentários. A gente vai adorar! :)

  • Edina Amorim

    Gostaria muito de saber se os cadernos são em português. Desde já obrigada. Edina