Quem são os melhores estilistas do Brasil?

melhores-estilistas-brasil

Descubra mais sobre as criações de nomes que marcaram o cenário da moda nacional. A lista de melhores estilistas do Brasil está completa. Confira!

Desde que o mundo é mundo o ser humano respira moda, e isto é muito por conta da necessidade. Hoje em dia, apesar de ainda precisarmos nos vestir, principalmente porque nosso corpo não consegue regular a própria temperatura, o cenário fashion ganhou vida própria e o que se vê é um verdadeiro mercado dentro do segmento. Surgiram os tecidos tecnológicos, o design têxtil e, principalmente, os criadores por trás de tudo isso: os melhores estilistas no mercado.

Recentemente, a gente falou aqui no blog sobre os melhores estilistas do mundo, mas, claro, sentimos necessidade de valorizar a nossa terrinha e fazer uma lista com o que consideramos ser os melhores estilistas do Brasil. Nos baseamos em nomes que possuem credibilidade no mercado, criações e valorização profissional pela mídia especializada. Provavelmente, se você gosta de moda, vai reconhecer alguns dos rostos que estão na lista. Confira!

Alexandre Herchcovitch, um dos melhores estilistas do Brasil

melhores-estilistas-do-brasil-alexandre

Desde pequeno o paulistano Alexandre Herchcovitch teve contato com o mundo da costura e a grande responsável por isso foi sua própria mãe, que, na época, possuía um ateliê. Ela lhe ensinou os princípios básicos do ofício, e apenas com 16 anos ele já confeccionava vestidos – precocidade não só observada durante a infância, mas também na vida profissional do estilista. Principalmente nos primeiros 10 anos de carreira, Herchcovitch marcou seu nome na história da moda nacional e levou seu nome para além dos quatro cantos do Brasil: fez uma marca própria, desfilou suas coleções por passarelas internacionais e criou parcerias com marcas que lhe renderam muita visibilidade no mercado.

melhor-estilista-brasil

Além de tudo isso, Alexandre Herchcovitch consegue separar um espaço na agenda para ser jurado em programas de reality show e, inclusive, apresentar seu próprio programa, o Corre e Costura, que já falamos aqui. A título de curiosidade, em 2016, Alexandre Herchcovitch vendeu sua marca para um grande conglomerado de moda nacional e agora não pode mais lançar coleções com o seu nome. Estranho, né? A polêmica caiu com estranheza no segmento e o próprio estilista não comenta muito o assunto. Mas isso não significa que Herchcovitch se aposentou. Ele continua com outros projetos e criações que fazem dele um ícone vivo fashion que está na lista de melhores estilistas do Brasil.

Leia também:
Quem são os melhores estilistas do mundo?
Mas, afinal, o que é costura Sashiko?

Martha Medeiros

melhores-estilistas-do-brasil-martha

Martha Medeiros é uma prova viva de que a moda pode passar bem longe do Rio-São Paulo. Natural do estado de Alagoas a estilista aprendeu a importância de uma peça de roupa com sua avó, que fazia questão de dizer que roupas de boneca tinham que ser iguais a de humanos – com bainha, bolso e excelente costura. Mas engana-se quem pensa que o mundo de Martha foi feito apenas de linhas e agulhas. Antes disso, ela estudou direito e trabalhou como bancária até estudar costura no Senac e criar a sua primeira loja em Maceió e desde essa época a estilista amava trabalhar com rendas – hoje sua principal característica.

melhor-estilista-do-brasil

O diferencial da Martha está em trabalhar com qualidade e exclusividade. Na pequena fábrica a equipe cria cerca de 20 peças que, quando prontas, viajam o Brasil e o mundo. Atualmente, várias famosas vestem suas roupas que custam o valor desta exclusividade que tem como matéria-prima o trabalho de rendeiras brasileiras.

Pedro Lourenço

melhores-estilistas-do-brasil-pedro

Filho de referências no mundo fashion, Pedro Lourenço seguiu os passos da mãe e do pai, Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, e assinou a sua primeira coleção quando tinha apenas 12 anos de idade. Precoce, Pedro já nasceu em meio a loucura das passarelas e desfiles de moda, fez nome no principal evento da cena, o São Paulo Fashion Week. No entanto, aos 16 anos ele decidiu estudar fora e só retornou em 2014, fazendo sua reestreia nacionalmente. Durante o ano de 2016, o estilista focou seu trabalho na Europa, assumindo a direção criativa da marca italiana La Perla.

melhores-estilistas

Ricardo Almeida

melhores-estilistas-do-brasil-ricardo-almeida

Ricardo Almeida, há 30 anos, é referência na moda masculina e já teve a oportunidade de vestir políticos, atores e outros nomes famosos da mídia. Assim como os outros nomes desta lista de melhores estilistas do Brasil, Ricardo Almeida começou muito cedo, aos 14 anos, cuidando da loja de roupas de cama da família. Mas não foi isso que o fez se apaixonar pelo mundo da moda e costura. Ao 19, saiu da empresa da família para se dedicar ao ramo do motociclismo e só na década de 1990 passou a desenhar ternos. Hoje, o profissional possui um império criado em parceria com diversas lojas que comercializam suas coleções, o que faz a demanda de produção crescer dia a dia.

melhores-estilistas-do-brasil

Gloria Coelho

melhores-estilistas-do-brasil-ranking

A matriarca da família de estilistas também marca presença por aqui. A mãe de Pedro Lourenço fez seu nome no mundo da moda ao lançar a G, sua primeira grife, ainda na década de 1970. 20 anos depois, já consolidada, a mineira Gloria Coelho sentiu a necessidade de criar algo para o público jovem e lançou a Carlota Joakina. A estilista estudou moda em Paris, fez seu nome no Brasil todo e hoje possui lojas pelo Brasil e ainda exporta suas peças para outros países.

melhor-estilista

Gostou da nossa lista de melhores estilistas do Brasil? Se achou que faltou algum nome de referência, deixe sua opinião nos comentários e contribua para que nosso conteúdo fique muito mais completo!

Com informações de Donna, Glamurama, Revista Marie Claire.
Imagens: Lunelli, Revista Donna, Martha Medeiros, Por A mais B, Fashion Frisson  Ego, Veja, GQ, Dell Anno, Lilian Pacce.