Quais são as melhores faculdades de moda do Brasil?

melhores-faculdades-de-moda-do-brasil

Está pensando em entrar de cabeça no mundo fashion? Então veja a nossa lista das melhores faculdades de moda do Brasil para se aprimorar e aprender!

Quando um novo ano começa, a gente estabelece para si diferentes tipos de metas. Seja emagrecer alguns quilinhos ou mesmo iniciar um trabalho voluntário, uma coisa é certa: é preciso manter o foco para conseguir cumprir tudinho. Se o seu objetivo é fazer um curso, por exemplo, que tal conhecer as melhores faculdades de moda do Brasil? Afinal, nada melhor do que estudar em escolas de referência e que vão te preparar para o mercado de uma forma completa, não é mesmo?

As 10 melhores faculdades de moda do Brasil segundo o RUF 2016

Todo o ano surgem alguns tipos de ranking que definem quais são as melhores faculdades de moda do Brasil. Para fazer esta lista, nós nos baseamos no Ranking Universitário Folha 2016 (RUF). Esta seleção, feita pelo jornal Folha de São Paulo, é um dos mais criteriosos do país e não é à toa que muitos estudantes seguem este guia na hora de escolher o curso de moda de sua preferência.

1º – Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

A curso de design de moda da Universidade Anhembi Morumbi foi o único que obteve a primeira colocação entre todos os outros cursos da universidade avaliados no RUF 2016. Localizado na cidade de São Paulo, a UAM funciona de modo privado e a conquista do primeiro lugar se deve ao compromisso da instituição em oferecer uma infraestrutura ímpar para todos os estudantes. Além da biblioteca, os estudantes de moda contam como uma teciteca, que nada mais é que espaço com diversas amostras de tecidos, bem como outros materiais técnicos do mundo têxtil.

Duração do curso: 4 anos
Valor mensal aproximado: cerca de R$ 1.600,00
Site oficial do curso

2º – Universidade Federal do Ceará (UFC)

melhores-faculdades-de-moda-do-brasil-ufc

No segundo lugar do ranking de melhores faculdades de moda do Brasil está a Universidade Federal do Ceará. Fora do eixo Sul e Sudeste, o Nordeste também mostra que tem muito para oferecer para o mercado fashion. No curso de design de moda da instituição, o aluno aprende todas as bases para se tornar um profissional completo – seja nos setores de confecção (figurinista e estilista, por exemplo), consultoria e até mesmo docência. A UFC está localizada na capital, Fortaleza, e é pública.

Duração do curso: 4 anos
Valor mensal aproximado: faculdade pública
Site oficial do curso

3º – Universidade de São Paulo (USP)

melhores-faculdades-de-moda-do-brasil-usp

A Universidade de São Paulo é uma das instituições de maior prestígio do Brasil e não é à toa que todos os cursos da USP que foram avaliados pelo RUF obtiveram resultados de excelência – nenhum está abaixo da quarta colocação. O curso de moda, especificamente, contém uma grade curricular completa e ao longo dos oito semestres o estudante sai preparado para enfrentar os mais diferentes desafios do mercado.

Duração do curso: 4 anos
Valor mensal aproximado: faculdade pública
Site oficial do curso

4º – Centro Universitário Senac (SENACSP)

O centro universitário Senac São Paulo oferece dois tipos de graduação para quem quer se especializar em moda e ambos são ótimos para quem almeja uma carreira de sucesso no mundo fashion. Enquanto o primeiro foca no estilismo; o segundo curso de design de moda oferece habilitação em modelagem. Vale lembrar que quando o assunto é moda, o curso de graduação do Senac foi o mais bem avaliado de todos os cursos no ranking da Folha.

melhores-faculdades-de-moda-do-brasil-senac

Quanto estrutura, o espaço da instituição também conta com uma teciteca, salas de aula equipadas com máquinas de costura, além de uma modateca, um espaço para estudo e preservação da moda.

Duração do curso: 4 anos
Valor mensal aproximado: faculdade pública
Site oficial do curso

5º – Faculdade Santa Marcelina (FASM)

melhores-faculdades-de-moda-do-brasil-santa-marcelina

Com mais de 25 anos de atuação, o curso de Moda da FASM está na quinta colocação no ranking de melhores faculdades de moda do Brasil segundo o RUF. A principal intenção do curso é preparar o estudante para encarar o mercado da moda que está cada vez mais concorrido. Localizada na cidade de São Paulo, a FASM atua de forma privada e já formou nomes como Emanuelle Junqueira, Igor de Barros e Alexandre Herchcovitch.

Duração do curso: 4 anos
Valor mensal aproximado: cerca de R$ 2.300,00
Site oficial do curso

6º – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

melhores-faculdades-de-moda-do-brasil-uel

Representando a região sul no ranking de melhores faculdades de moda do Brasil temos a Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. Pública, a instituição obteve a sexta colocação no RUF e prepara o aluno para ser um bacharel em design de moda.

Duração do curso: 4 anos
Valor mensal aproximado: faculdade pública
Site oficial do curso

Aqui no post trouxemos uma pequena amostra do ranking de melhores faculdades de moda do Brasil em 2016 segundo o RUF. Se você quiser conferir toda a lista, basta clicar aqui. Agora conta pra gente se você está programando começar uma faculdade ou está terminando seu curso de moda. Queremos saber tudo!

Imagens: USP Imagens, Moda sem Crise, Fashion Choolusa, Agência Uel de Notícias.