Afinal, o que é moda sem gênero?

moda-sem-genero

Felizmente o mundo da moda evoluiu a tal ponto que você pode vestir o que quiser. É a chamada moda sem gênero, você já ouviu falar? Conheça aqui!

Já pensou se o mundo fosse totalmente voltado para as pessoas e não especificamente para homens e mulheres? Pois no mundo da moda isso já é possível, graças a moda sem gênero.  Afinal, quem nunca deu aquela conferida básica no setor masculino e encontrou peças que ficariam lindíssimas em você, mas que por estar na sessão ao lado você se sentiu intimidada para experimentar?

moda-sem-genero-dicas

Se você também é daqueles que acha que não existe essa divisão de coisas destinadas a homens e mulheres vai amar conhecer esse movimento da moda que vem sendo muito bem aceita mundo a fora: bem-vindo a moda sem gênero. Confira!

Mas afinal, o que é a moda sem gênero?

Existem certas coisas que seguimos desde pequenos e nunca sequer questionamos por seguirmos tão no automático que muitas vezes nem nos damos conta. E isso também acontece na moda. Afinal, o que seria roupa de menino e de menina? Porque existe essa divisão? Foi o que muita gente – e até mesmo você – começou a se perguntar e encontrar boas respostas.

moda-sem-genero-o-que-e

Embora esse cenário já tenha sofrido algumas mudanças, como por exemplo, as calças que, por muitos anos acreditava-se que eram destinados somente aos homens, ainda há muito o que se fazer por ela e, pensando nisso surgiu a moda sem gênero.

Ainda que recente, a moda sem gênero vem trazendo à tona aquilo que por muitos anos buscamos na nossa sociedade que é a igualdade e a possibilidade de ser quem se é e transparecer isso, seja através da roupa ou da sua personalidade, afinal, uma coisa complementa a outra, não é mesmo?

Conhecida mundo a fora como Genderless, a moda sem gênero nada mais é que uma movimento no mundo da moda e que, ao contrário do que se pensa, não significa somente que mulheres podem vestir roupas masculinas e vice e versa, mas sim um conjunto de fatores levados em consideração já na linha de produção. Fazendo com que essas peças sejam feitas para que qualquer pessoa possa se vestir de maneira prática e confortável. Ou seja, não é que uma roupa masculina possa ser usada por uma mulher e sim como essas roupas podem ser produzidas para ambos os sexos, sem distinção.

roupa-sem-genero

Deste modo, acredita-se que não existam roupas para cada gênero e traz a reflexão de porquê por tanto tempo houve essa divisão entre eles, afinal, não devemos nos vestir como quisermos?

Qual é o público da moda sem gênero?

Muito se questiona sobre a moda sem gênero sem a já conhecida moda unissex, mas na verdade, uma coisa nada tem a ver com a outra. Pois, na moda unissex existe uma roupa pensada para uso de homens e mulheres, já no gênero livre não se pergunta quem irá vestir.

E engana-se você que pensa que a moda sem gênero veio para atender somente ao público gay, trans ou sem gênero. Afinal de contas, pelo menos na moda, essa distinção está ficando cada vez mais de lado e com isso o público em si tem ganhado a cada dia que passa mais personalidade ao se vestir. Ou seja, a moda sem gênero veio para quebrar paradigmas daquilo que ouvimos desde pequenos sobre o que é de menino e o que é de menina, fazendo com que homens e mulheres, independente da sua orientação sexual, possam usar a moda como forma de expressão, seja ela qual for.

Além disso, a moda sem gênero vai muito além das calças, camisetas e shorts que são facilmente utilizadas por qualquer pessoa e apresenta, neste novo conceito de se vestir, saias, vestidos, camisetas com costuras mais retas (que em outros tempos seriam apenas para homens), entre tantos outros modelos pensados justamente para todos.

roupas-sem-genero

Ah e vale ressaltar que, de nada adianta falar em moda sem gênero e encontrar essas roupas somente em um ou outro departamento da loja, afinal, pra que fazer distinção ao sexo com uma roupa que qualquer pessoa pode usar? Vale pensar.

Leia também:
E aí, já separou os moldes de roupas para o verão?
Você sabe o que é um guarda-roupa cápsula?

Novidade? Não, e sim NECESSIDADE

Para muitos a diversidade é vista apenas como pessoas que querem ser notadas, mas para o mundo da moda e costura ouvir a comunidade deixou de ser apenas atender a um grupo específico e ganhar clientes. Tanto que a moda sem gênero aponta para um mercado amplamente em expansão.

Nós sempre falamos aqui no Armarinhos Web que ficar antenado e fazer parte de tudo o que rola no mundo da moda, faz com que você se destaque e, dessa forma, ganhe representatividade no ramo e com a moda sem gênero não seria diferente.

o-que-e-moda-sem-genero

Além de otimizar a produção sem pensar em quem vai vestir determinada roupa, que tal pensar nas possibilidades e no conforto dos que poderão usá-la? É isso mesmo, a moda sem gênero pode ser o que faltava para você se destacar, pois embora muitos falem sobre ela, poucos realmente fazem jus ao que a moda sem gênero representa de verdade. Então, mais do que uma necessidade para os clientes, isso pode ser uma grande oportunidade de negócio para você também. Leia mais e se aprofunde nesta tendência que tem tudo para dar certo.

Agora conta pra gente o que você acha da moda sem gênero.  Acredita que é necessário roupas que nos representem de verdade? Nós vamos adorar saber.

Com informações de Diário de Pernambuco, PlataoPlomo, Trendr, Instituto By Brasil, Imperatriz Notícias.
Imagens: The Women’s Room, The Daily Beast, RenauxView, Vogue India.