Moldes de vestidos antigos Corte de Ouro | Como tudo iniciou?

moldes-de-vestidos-antigos-corte-de-ouroLembra que há um tempo falamos aqui em nosso blog sobre um livro de costura bem interessante e diferente de tudo o que você já viu? Pois bem, dando continuidade às nossas postagens curiosas sobre itens e demais objetos históricos, vamos falar de um livro bem importante que conta com um pouco da história do sistema de modelagem que vendemos aqui no site. Trata-se do manual de moldes de vestidos antigos do Corte de Ouro. Você sabia que o método tem muita tradição  quando o assunto é moldes de roupas? Não? Então esta é uma boa oportunidade para conhecer o produto desde sua origem.

Os moldes de vestidos
antigos contam história!

O sistema Corte de Ouro é um método de modelagem no qual você utiliza apenas duas medidas do corpo para realizar os desenhos. Apesar de inovador, o método não é nada recente. O sistema é tradicionalíssimo e existe desde 1935. Sim, gente, o método já tem mais de sete décadas de existência e este ‘ancião’ ainda consegue surpreender muita gente pelo seu sistema simples e muito fácil, que otimiza a produção de qualquer ateliê.

moldes-de-vestidos-antigos

Este livro de moldes de vestidos antigos chegou até nós por meio do neto da senhora que inventou este método. Ele esteve aqui no Brasil no ano passado e deixou esta verdadeira relíquia com a gente. Já citamos o material em algumas postagens, mais nunca falamos sobre os modelitos encontrados nele. Pode acreditar, são bem diferentes dos modelos atuais, afinal, a moda muda e o Corte de Ouro está sempre por dentro das tendências.

A primeira coisa que a gente repara quando analisa este livro de moldes de vestidos antigos dentre outros modelos, é a capa –  bem diferente do manual atual. Quando folhemos a publicação percebemos muitos textos –  todos eles em alemão. Nós aqui não conhecemos o idioma muito bem, mas achamos de primeira a legenda dos moldes de roupas.

moldes-vestidos-antigos

Nas páginas posteriores, temos algumas dicas de costura, a explicação teórica de como o método é feito, e o melhor: há desenhos (sim, desenhos) de como a fita métrica do método Corte de Ouro funciona. Para quem ainda não conhece, o método segue padrões especiais e os materiais utilizados são exclusivos, ou seja, não há como dar um ‘jeitinho’ em casa, pois sem os moldes de roupa padrões e os materiais especiais você não consegue elaborar os desenhos. moldes-antigos-de-vestidos

molde-de-vestido-antigo

O livro de moldes de vestidos antigos vem com muitas opções para as mulheres da época. De vez em quando, até nos deparamos com alguns modelos como este nos dias atuais, usados por mulheres que apreciam a moda vintage.  A maioria dos desenhos está em preto e branco, mas há também algumas opções coloridas.

moldes-de-vestidos

moldes-de-roupas-antigas

Neste livro, há também moldes masculinos e infantis.

moldes-vestidos

Os moldes de vestidos antigos são encontrados na segunda metade do livro – numerados sequencialmente – diferentemente dos modelos do livro atual, onde cada molde é encontrado na parte de trás do modelo. Por falar nisso, que tal dar uma olhadinha na versão mais recente do método em nossa loja virtual? O produto está disponível para compra aqui.

Há, ainda, o videozinho com todas as informações de como o método atual funciona. Vale a pena conferir!

E você, o que achou deste livro de moldes de vestidos antigos? Conte pra gente nos comentários!

  • Maria Elza

    Eu comprei, o método corte de ouro, só que eu quero saber como fazer a medida em pessoas que tem mais cintura do que quadril, parece ser fácil,mas estou com dificuldade que até me desanima. vocês poderiam ter mais vídeos ensinando outros outro modelo do livro. pois até agora só vejo este vídeo.

  • Cristina Latarullo

    Eu também estou com dificuldades. A medida abaixo do pontilhado (que não tem a medida no molde) que seria a do quabril não se encaixa na no busto, subindo até o decote. A linha fica torta, no que seria a dobra do tecido. E a pences? Como traçar?

    • Armarinhos Web

      Olá Cristina,

      Pedimos a gentileza do envio de suas dúvidas e número do molde em nosso email: contato@armarinhosweb.com.br
      Através de nosso email poderemos lhe contactar e sanar suas dúvidas.

      Estamos à sua disposição.

      Abraços

  • Agda Viana

    Minha irmã tem o livro original. Em 1967 ela foi professora e uma das primeiras divulgadoras deste método em Santa Catarina. Depois ela continuou o trabalho aqui no Rio de Janeiro. Até hoje ela usa o mesmo livro, fazendo ela própria as modificações.