5 razões para você montar ateliê de costura

atelie-de-costura-destaque

Não deixe a crise te abalar! Monte o seu próprio ateliê de costura e prove para si mesmo que você pode ser dono do próprio negócio. Veja dicas aqui!

Se você acompanha nosso blog já percebeu que estamos dando aquele empurrão que faltava para você começar no ramo da costura e modelagem. A crise que se alastra por diferentes setores pode ser encarada como uma oportunidade e uma forma de se sobressair e ganhar uma renda extra. Pensando nisso, nós elencamos aqui bons motivos para você montar o seu próprio ateliê de costura e fazer deste momento difícil o seu principal aliado.

Ateliê de costura é uma oportunidade em meio a crise

O desemprego está em alta e se você está trabalhando, pelo menos conhece alguém que está passando por este momento difícil. De fato, a crise pegou muita gente de surpresa e quem passa por esta situação precisa encontrar uma maneira de garantir renda, mesmo não estando em um trabalho formal. É aí que entra a oportunidade de montar ateliê de costura. Já pensou em se destacar em um ofício novo ou mesmo encarar o que era apenas um hobby como profissão?

O mercado está em alta

atelie-costura

Quando partimos para um novo desafio e queremos montar o próprio negócio, temos que entender as necessidades do mercado. Afinal, de nada adiantar montar um plano empresarial para um segmento que não há qualquer tipo de procura, não é mesmo? Mas eis que temos uma boa notícia: o mercado de costura e modelagem está super em alta, isto porque, com a crise, muitas pessoas estão preferindo customizar e ajustar roupas usadas a comprar peças novas que custariam muito mais que o conserto. Dados de empresas  que atuam no setor já perceberam que a demanda aumentou e muito nos últimos tempos – cerca de 30% só no ano passado.

Baixo investimento para profissionalização

atelie-de-costura-montar

Aí você pode se perguntar: como vou entrar neste ramo se não entendo nada de costura e muito menos do que é necessário para montar um ateliê? Comparada com outras profissões, costurar exige pouco investimento. Tudo o que você precisa é ter uma boa máquina de costura, um espacinho de trabalho e um pouquinho de técnica adquirida por meio de tutoriais, workshops e cursos. E vale pesquisar, pois muitos dos cursos oferecidos por aí tem custo baixíssimos, quando não são gratuitos! Fora o YouTube, que se tornou o principal site para quem quer aprender algo novo (já listamos ótimos canais aqui, lembra?)

Procure também o Sebrae de sua região, pois eles sempre organizam cursos, palestras e dão todo apoio aos pequenos empreendedores que estão dando os primeiros passos. Eles ensinam até a montar um plano de negócios para organizar sua empresa burocraticamente. Dá só uma olhada aqui!

Melhores equipamentos / tecnologias

Com o passar do tempo, a tecnologia avança e quem ganha é a gente que pode contar com produtos e máquinas muito mais modernos quando comparado aquilo que nossas vovós usavam. São produtos digitais, que costuram e bordam sozinhas e que acumulam funções que vão além de simplesmente costurar. É caro? Até pode ser. Mas as facilidades para pagamento estão aí para te dar aquela força inicial, no qual o lucro ainda não é uma realidade.

 atelie-de-costura

Ah, não podemos nos esquecer do Corte de Ouro na hora de montar ateliê de costura. Método de modelagem no qual você amplia moldes de roupas com apenas duas medidas e sem qualquer necessidade de curso. Sim, basta comprar o kit e sair desenhando os mais variados modelos sem nenhuma cerimônia. Seu único investimento será para a compra do produto disponível aqui em nosso site. Também vale ver o vídeo para ver como tudo funciona:

Leia também:
Como ampliar molde de roupa com o Corte de Ouro?
6 aplicativos de costura para Android fáceis de baixar

Poucas pessoas no ramo

Muita gente acha que costura é uma profissão ultrapassada e de fato, o interesse pelo ofício diminuiu muito nos últimos anos – o que fez com que este tipo de profissional se tornasse raro. Com a demanda cada vez mais alta, ganha pontos quem oferecer o melhor serviço e com aquela pitada de originalidade. Ao montar o ateliê de costura, crie empatia e faça do cliente o seu melhor amigo, fazendo com que ele se sinta em casa. Crie promoções, meio de fidelização e o que mais a sua criatividade permitir. Até um cafezinho e um espacinho para as clientes se acomodarem fazem toda a diferença.

montar-atelie-de-costura

Convencido de que montar ateliê de costura pode ser o que você precisa para sair da crise? Agora conte aqui nos comentários o que você achou das nossas dicas. Queremos saber tudo!

Imagens: Leroy Merlin, Money.cnn.com, Lehrlings Portal.