Museu Angelo Spricigo oferece aulas gratuitas de costura

museu-angelo-spricigo-aulas-de-costura

A primeira turma do curso gratuito de costura do museu Angelo Spricigo conta com seis alunos. Saiba mais informações e quando abre novas turmas!

Há um tempo falamos aqui no blog sobre o museu Angelo Spricigo, lembra? Atualmente, o local conta com mais de 1.600 máquinas de costura e preserva através do tempo, muita história sobre a confecção e a tecnologia de uma das principais ferramentas de quem faz roupas. O museu fica em Concórdia (SC) e agora, além de disponibilizar muita informação para todo o público, oferece aulas de costura. Isso mesmo, e a novidade está agradando em cheio quem deseja aprender um novo ofício.

Costura básica no museu Angelo Spricigo

Desde a sua inauguração, em 2013, o museu é administrado por Valdecir Giotto, neto de Angelo Spricigo. Aos poucos, o acervo do museu só aumentou – muito por conta de doações e apoio de outras instituições – o que possibilitou realizar o primeiro curso de costura em parceria com a Singer, que doou seis máquinas de costura, e a Universidade do Contestado, que vai oferecer a certificação no fim do curso. Sim, o museu agora oferece aulas de costura para a comunidade local – tudo de forma gratuita!

museu-angelo-spricigo

Leia também:
6 roupas da Paolla Oliveira by Corte de Ouro
O que é corte evasê?

O objetivo do museu Angelo Spricigo é fazer com que o trabalho com costura atinja mais e mais pessoas e seja uma possibilidade de aprendizado para quem nunca teve contato com a técnica básica. As aulas são ministradas no espaço Eni Spricigo Giotto – sala anexa ao museu – e neste primeiro momento são seis alunos que se reúnem todas às quintas-feiras. O curso básico de costura tem duração de 30 horas e a previsão é de que os participantes concluam o aprendizado em novembro – quando uma nova turma será formada.

museu-angelo-spricigo-valdecir-giotto

Atualmente, o curso de costura do museu Angelo Spricigo tem apenas uma turma e as aulas começaram no último dia 20 de julho. Todos os alunos, além de conquistarem a certificação, ainda vão aprender os conceitos básicos e avançados com profissionais experientes do mercado. Para confirmar disponibilidade de vagas e ou necessidade de mais informações, entre em contato pelo telefone (49) 3444-0492.

Sobre o Museu Angelo Spricigo

O museu da máquina de costura de Concórdia foi inaugurado em 2013 e leva o nome de um habitante muito popular na cidade. Angelo Spricigo tem 102 anos (foto) e até hoje faz do museu a sua segunda casa. Ele tem orgulho e preserva com carinho as mais de 1600 máquinas de costura do acervo montado anexo a sua residência, que conta, inclusive, com uma pequena oficina para a manutenção dos equipamentos, organizada e muito usada por ele todos os dias.

museu-de-maquina-de-costura-angelo-spricigo

A paixão de Angelo Spricigo pelas máquinas de costura começou depois do falecimento de sua esposa. Na ocasião em que visitamos ele (falamos tudo neste post aqui), o senhor Spricigo nos contou que a iniciativa era uma forma dele se entreter e ao mesmo tempo aprender um ofício novo.

museu-angelo-spricigo-sc

Aos poucos, muita gente começou a pedir consertos e até mesmo doar peças que não usavam mais. De repente, Angelo se viu com muitos equipamentos e o que restou foi organizar o acervo – já que muitas das peças são raras e bem diferentes. Tem modelos importados, portáteis e até mesmo a primeira máquina usada pela esposa de Angelo Spricigo e que deu origem a toda esta história.

Então, se você estiver em Concórdia ou até mesmo em outro estado e quer conhecer o trabalho de Angelo Spricigo e seu neto, visite ou mesmo faça o curso de costura oferecido gratuitamente pelo local.  O museu Angelo Spricigo fica na Rua Romano Anselmo Fontana, nº 346, esquina com a Rua do Comércio –  Concórdia (SC).

Com informações e imagens de Rádio Rural.