[PRA VISITAR] Museu da Moda de Canela (RS)

museu-da-moda-destaque Ponto turístico obrigatório para quem ama o mundo fashion, o museu da moda de Canela é um local incrível para visitar e ficar por dentro de muita história.

A estrutura é imponente e logo de cara o visitante se depara com um grande letreiro que resume anos e mais anos de história contada por meio de diferentes peças de roupa. O Museu da Moda localizado na cidade de Canela, Rio Grande do Sul, é ponto obrigatório para aqueles que amam o mundo fashion e não abrem mão de saber tudo  sobre as influências de um simples peça de roupa em diferentes momentos socioculturais do mundo.

museu-da-moda-rio-grande-do-sul

museu-da-moda-brasil

O Museu da Moda de Canela é enorme. Nos mais de 2.500 m², o visitante tem acesso a um acervo incrível que conta a história e as mudanças no vestuário feminino ao longo de 4.000 mil anos. Em resumo, a intenção do local é fazer com que a gente perceba o quanto a moda influencia no modo de viver de um povo e de que uma simples peça de roupa pode dar pistas sobre uma civilização inteira.

Um museu da moda diferente de tudo!

Criado pela estilista gaúcha Milka Wolff, o Museu da Moda de Canela permite que o visitante faça uma verdadeira viagem no tempo por meio de peças confeccionadas com qualidade e que seguem à risca a modelagem, tingimento e costura de suas respectivas épocas. Vale lembrar que além das réplicas fiéis feitas com muito estudo e pesquisa, o Museu da Moda conta com outras peças e utensílios advindos de outros países.

museu-da-moda-rs

As visitas ao Museu da Moda de Canela são guiadas. Assim, você compreende melhor todo o acervo do local!

Só pelas imagens que ilustram este post você tem uma ideia do acabamento e dos detalhes pensados para que cada peça de roupa retratasse uma época. De fato, é um local que você respira história por todos os cantos e os espaços com telas computadorizadas ajudam o visitante a compreender a importância de uma peça de roupa na sociedade.

Leia também:
Museu da máquina de costura está em SC. Conheça!

De início, o visitante embarca em uma viagem até a antiguidade, mais precisamente 2000 a.C no qual o grande protagonista da moda eram os vestidos confeccionados artesanalmente; mais adiante, percebemos que a invenção da máquina de costura em 1709 d.C possibilitou o desenvolvimento de peças de roupas com mais qualidade e que agora poderiam ser fabricadas de forma muito mais rápida.

museu-de-moda

museu-da-moda-no-brasil

Da antiguidade às últimas novidades do século XXI, o Museu da Moda é um prato cheio de boas histórias.

Atualmente, além das peças de roupas que nos dão um panorama sobre a história da moda ao longo do tempo, o Museu da Moda conta com algumas exposições especiais que deixam o local ainda mais rico e cheio de história. A exemplo, está o espaço dedicado aos diferentes figurinos da princesa Diana. Elegantérrima e dona de um guarda-roupa luxuoso, Lady Dai teve diferentes vestidos ao longo de sua vida e muitos deles, foram replicados fielmente e seguem a mesma modelagem das roupas originais.

museu-da-moda-canela

Espaço conta com uma exposição permanente com algumas peças que a princesa Diana usou durante sua vida. As réplicas são fiéis aos modelos originais.

Outra exposição do Museu da Moda é a ‘Divas do Cinema’, que como o próprio nome sugere, faz uma compilação de modelitos usados pelas celebridades da sétima arte. Com certeza você vai se identificar com as peças de roupas desta seção, porque eles ficaram mundialmente conhecidos e ditaram moda durante toda uma época. Looks de Audrey Hepburn, Julia Roberts e Marilyn Monroe são alguns dos ícones homenageados pelo museu.

Já a exposição Carrossel das Puppens busca trazer uma versão divertida de diferentes peças de roupas criadas por estilistas consagrados da história da moda mundial. As bonecas de pano são vestidas com modelos de Kenzo e Gucci, por exemplo, e fazem com que o visitante perceba que tão importante quanto as criações, existe um verdadeiro artista por trás – o grande responsável pela disseminação de um conceito ou funcionalidade têxtil.

No Museu da Moda de Canela você pode conferir ainda um acervo que conta a trajetória de Milka Wolff e sua contribuição para o cenário fashion nacional, comprar lembrancinhas do local e ainda tirar fotos personalizadas ao lado de peças de roupas inusitadas. Ah, também tem um amplo espaço para alimentação no local caso bata aquela fominha. :)

Serviço | Museu da Moda de Canela

Endereço: Av. Ernani Kroeff Fleck, 1810 – Canela – RS – Brasil
Horário de atendimento: De domingo a terça, das 10h às 18h. Quinta, das 10h às 18h. Sextas e Sábados, das 10h às 19h. O Museu não abre nas quartas-feiras.

Preços: Menores de seis anos não pagam ingresso. Estudantes e pessoas maiores de 60 anos R$ 17,50. Adultos R$ 35,00 (preços podem sofrer alteração, então consulte o site oficial). Mais informações no site oficial do museu.

Imagens: Divulgação Museu da Moda de Canela.