Mas, afinal, o que é alfaiataria?

alfaiataria-historia

Embora seja uma das profissões mais antigas que se tem conhecimento, muita gente ainda não sabe ao certo do que se trata a alfaiataria. Conheça aqui!

Se você assim como nós adora tudo que envolve o mundo da moda, com certeza já ouviu falar muito sobre diversos termos que nem sempre sabemos ao certo o que significa, não é mesmo? E nessas pesquisas todas, certamente você já ouviu falar sobre a alfaiataria. Mas, afinal, o que é e como surgiu este termo tão falado na costura? Acompanhe nossa publicação de hoje e fique por dentro de tudo!

Conhecendo a alfaiataria

A alfaiataria, como o nome já deixa claro, vem de alfaiate, que nada mais é do que o profissional que confecciona roupas, deste modo, subentede-se a alfaiataria como sendo o local de trabalho/ofício deste profissional. Algo como o ateliê nos dias de hoje, mas com o diferencial de que, antigamente, as alfaiatarias eram o lugar onde se produziam as roupas masculinas, que, por sinal, era um fator determinante para definir o status social destes homens.

Leia também:
Muitos motivos para comemorar o dia do alfaiate
5 erros da moda que você não pode cometer!

A alfaiataria surgiu ainda na Primeira Guerra Mundial e por muito tempo definia a confecção única e exclusivamente de roupas masculinas. Essas roupas, feitas sob medida e superelegantes eram peças personalizadas e únicas, ou seja, muito raramente se encontrariam peças iguais (comum nos dias de hoje). Tanto que, desde então, vem se transformando e evoluindo ao ponto que, aos poucos, foi compondo parte importante na moda.

o-que-e-alfaiataria

Antigamente, era comum homens procurarem por alfaiatarias para confeccionar ternos sob medida, mas não somente isso. A alfaiataria era a principal responsável pelos looks completos. Ou seja, da composição dos ternos com coletes e calças que, para a época, eram muito bem pensados, quando lembramos que não existia tudo o que existe hoje na confecção dessas peças de roupas.

origem-alfaiataria

Mas nem só de roupas sob medida para homens é feita a alfaiataria, já que aos poucos, ela foi ganhando espaço no cenário feminino, no qual trouxe roupas com mais personalidade e conceito para as mulheres modernas.

a Alfaiataria feminina

Como dissemos acima, a alfaiataria pertencia exclusivamente ao vestuário masculino, porém, as roupas que eram consideradas roupas de homens passaram, aos poucos, a integrar os guarda-roupas femininos, onde calças, blazers, os famosos terninhos e as demais peças com cortes retos, foram se popularizando e ganhando destaque para as mulheres independentes.

alfaiataria

Inicialmente elas utilizavam as peças como uniforme de trabalho, já que grande parte dos homens estava alistada nos campos de batalha e tiveram de ser substituídos por mulheres e, como em diversas profissões, as roupas femininas (como vestidos, por exemplo) não seriam peças adequadas ao trabalho e, dessa forma, as peças, até então consideradas masculinas, se popularizaram entre as mulheres, tornando a alfaiataria feminina comum.

Portanto, a alfaiataria tem papel fundamental não somente na moda como também no movimento feminista. Afinal, foi a partir daí que as mulheres começaram a usar a calça como símbolo da luta pelos direitos da mulher.

historia-alfaiataria

A alfaiataria na atualidade

Hoje essas roupas são peças elegantes e sociais, muito utilizadas em ocasiões mais sérias e formais e, mesmo com a revolução industrial ainda são amplamente buscadas nas alfaiatarias. E não é à toa que a alfaiataria representa uma parcela importante no mundo da moda, afinal, foi graças a ela que os tecidos evoluíram e as máquinas vem desempenhando um papel fundamental na confecção até os dias de hoje.

Engana-se quem pensa que com tanta tecnologia a alfaiataria está extinta nos dias de hoje. Afinal, os trajes finos e considerados de gala, dificilmente são buscados em lojas de departamento, mesmo que, nos dias de hoje, essas peças também sejam encontradas facilmente nestes segmentos.

É claro que, aos poucos, essa profissão vai ficando a cada dia mais rara, e talvez por isso a alfaiataria ainda  faz tanta questão de manter os padrões tradicionais lá do início da profissão representando técnicas refinadas de costura e, consequentemente, roupas totalmente personalizadas e sob medida, assim como nossos moldes do Corte de Ouro que trazem em cada traço um alinhamento perfeito a qualquer silhueta.

alfaiataria-o-que-e

Agora que você já sabe o que é alfaiataria, conta pra gente o que achou da profissão que deu origem à moda sob medida. Mesmo com a evolução industrial ainda é possível se destacar neste cenário? Você alfaiate, qual o segredo para se destacar nesta profissão? Conte pra gente nos comentários.

Imagens: Gabo Style, The Art of Manliness, Senszio, Juliani Alfaiataria, Men’s Market, Fabiana Scaranzi.